O Pré-Enem Live, programa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que tem o objetivo de promover alternativas, além do Ensino Médio Regular, para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais do Piauí que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), completa no próximo domingo 20 edições com muito a comemorar. Desde abril de 2020, foram cerca de 82 mil visualizações nas 19 edições transmitidas pela internet.

Em 2020, as aulas com conteúdos preparatórios para o Enem ocorrem, exclusivamente, de forma on-line, obedecendo às recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Para acompanhar as aulas, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibiliza todo o conteúdo de forma digitalizada no site da Seduc, hotsite do Pré-Enem e pelo WhatsApp.

O coordenador estadual do preparatório, professor Wellington Soares, revela que 34 professores do Pré-Enem Seduc/Canal Educação e voluntários convidados compuseram a equipe que ministrou aulas durante esses cinco meses.

“Apresentamos a cada domingo um programa bem diversificado, com quadros que traduzem a linguagem e o perfil do público que vai fazer o Enem e que entende quem precisa estudar. Disponibilizamos durante todo o programa momentos de interação em que os estudantes têm condições de dialogar com a equipe do estúdio e a coordenação, conversar com os professores colocando suas mensagens e tirar suas dúvidas”, observa o coordenador.

Ligado nas revisões desde a primeira live, Felipe Rocha, aluno do 3º ano do Ceti Professor Balduino Barbosa de Deus, avalia positivamente o novo formato das revisões do Pré-Enem Seduc.

“Esse formato totalmente inovador é excelente e tem me ajudado muito a manter o ritmo de estudos para o Enem. Estava com grande expectativa para a aula de Geografia desse domingo e foi muito proveitosa. Vou me esforçar bastante, continuar assistindo as revisões e, durante a semana, permanecerei com as atividades das aulas remotas porque quero ser aprovado para o curso de Jornalismo”, contou o estudante.

Viviane Carvalhedo, diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, enfatiza que o cenário de pandemia trouxe inúmeros desafios, tirou o “chão da escola” de professores e estudantes, mas trouxe também oportunidades para realizar adaptações no programa. Uma coisa a pandemia não conseguiu fazer, tirar do estudante piauiense e de todos os que fazem a Seduc e as escolas a vontade de vencer.

“Estamos trabalhando firmes, mesmo em tempos de pandemia para continuar apoiando nossos estudantes e alcançar as marcas de estado com a maior taxa de presença na realização do Enem, aumento das aprovações dos nossos estudantes nas  instituições públicas e privadas de ensino superior, ampliação no número de estudantes com notas acima de 900 pontos na redação. Isso torna a frente de inclusão universitária do estado do Piauí cada vez mais forte, contribui para o aumento na taxa de escolarização e consequentemente no desenvolvimento do estado”, observa a diretora.

Para se ter um comparativo do sucesso de audiência do novo formato, de 2015 a 2019 cerca de 151 mil estudantes participaram das revisões presenciais do Pré-Enem Seduc. Só nas 19 edições on-line de 2020 foi ultrapassada 50% dessa marca.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, ressalta a importância de manter uma rotina de estudos mesmo em casa, pois o estudante já venceu mais da metade da caminhada na busca por uma vaga no ensino superior.

“É importante manter uma rotina de estudos e a Seduc continua acompanhando os alunos e dando condições para que eles permaneçam estudando. Colocamos na ativa esse novo formato de revisões e assim seguiremos todos os domingos até a prova que será em 2021. Em casa sim, sem aula não, pois a educação não pode parar”, enfatiza o gestor.

Pré-Enem Live

Revisões realizadas semanalmente via mediação tecnológica, transmitidas pela TV Antares, Facebook e YouTube do Canal Educação. São ofertadas quatro disciplinas por revisão, com abordagem de conteúdo e resolução de questões. Durante o programa acontecem outros quadros:

Bora Papear?  – Momento de interação como os alunos, onde o professor responde perguntas e dá muitas dicas.

Bora ver filme? – Na ocasião, o professor Wellington Soares dá dicas de filmes para que o aluno assista no decorrer da semana.

Projeto “Ler para escrever melhor” – nesse espaço há o sorteio de livros de autores piauienses entre aqueles alunos que interagem no intervalo de uma aula e outra respondendo perguntas. Lançado no dia 7 de junho de 2020 durante a 7ª edição do Pré-Enem Live, já foram sorteados 140 livros.

“No Pré-Enem Live introduzimos também um quadro com a sugestão de um livro por mês, entre abril e outubro, dos autores brasileiros, e assim nosso alunado conseguirá ler sete livros superando a média nacional. Com esse projeto incentivamos a leitura de grandes obras e eles passam a ter a melhor compreensão em outras disciplinas ampliando a capacidade de interpretação”, pontua o professor Wellington Soares.

Bora Louvar? – Nesse quadro são exaltados o trabalho de artistas, escritores, atores, figuras públicas que fazem a diferença, tanto em âmbito global como regional.

 

Programas da Seduc para preparar seus alunos para o Enem

Revisões presenciais em Teresina: geralmente são cinco, atendendo às quatro gerências regionais da capital: 4ª GRE, 19ª GRE, 20ª GRE e 21ª GRE. Reunindo em média 3.500 alunos por evento. O aluno recebe material didático impresso e lanche. (Essa ação está suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus).

Corujão da Vitória: Mega revisão realizada em Teresina para mais de 5 mil alunos. Começando às 20h e terminando às 6h do dia seguinte, onde são abordadas todas as disciplinas cobradas no Enem, sorteio de brindes e apresentações culturais. O aluno recebe material didático impresso e lanche durante o evento. (Ação prevista para ocorrer em janeiro de 2021, dependendo do desenrolar da pandemia do novo coronavírus).

Pré-Enem Itinerante: A equipe do Pré-Enem Seduc se desloca até as cidades sedes das GREs para realizar uma mega revisão. Ao todo são 17 revisões, uma em cada gerência regional. Atendendo em média 500 alunos por evento. Algumas vezes superando 1.000 alunos, como frequentemente acontece na 10ª GRE – Floriano. O aluno recebe material didático impresso e lanche. (Ação suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus)

Passe Livre Enem: A ação visa garantir o acesso dos alunos às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última edição (2019), 5.763 estudantes foram beneficiados com os cartões entregues nas escolas da rede, com quatro passagens cada, para os alunos da terceiro ano do Ensino Médio até a data do exame.

Dia E: Recepção aos alunos nos principais locais de aplicação da prova com entrega de kit contendo água mineral, chocolate, balas.