Com aulas voltadas para o Encceja Ensino Fundamental e Médio, o preparatório PRO Encceja já tem data marcada para as próximas lives. Na terça (16) e quinta-feira (18) serão realizadas as lives do Ensino Fundamental, das18h30 às 20h30.

Já, a revisão para o Encceja Ensino Médio será no domingo (21), das 8h às 11h, com transmissão pelo Facebook/YouTube do Canal Educação.

Na terça serão ministradas aulas de Biologia, com o professor Tércio Câmara; Matemática, com Raphaell Marques; Física, com o professor Caio Breno; e de Química, com Paulo Sérgio.

Já na quinta-feira, as aulas são de História, com a professora Keury Campelo; Geografia, com o professor Adriano Bandeira; Linguagens, com Webston Silva; e Redação, com Francisco Rufino.

No domingo, o professor Tércio Câmara volta com a disciplina de Biologia; Matemática será com Wagner Filho; Física com o professor Élisson Araújo e Química com Felipe Rosal.

Os conteúdos serão ministrados em 25 minutos, com mais 5 minutos de complementação de aula para tirar dúvidas. Durante a transmissão, terá a apresentação dos quadros “Ler para Escrever Melhor”, com sorteio de livros entre os alunos que estão assistindo a live; e “Bora ver Filme”, com sugestões de filmes. A gravação das aulas ficará disponível nas plataformas do Canal Educação.

A primeira etapa do preparatório compreende os meses de fevereiro a abril e tem o foco na aplicação nacional. O PRO Encceja Nível Médio fará um total de 11 domingos, com lives de 3h de duração, todas transmitidas pelo Facebook/YouTube do Canal Educação. Os encontros serão até o dia 18 de abril, data da última live.

Já na segunda etapa, que vai de abril a junho e tem foco na aplicação estadual, serão realizadas 22 lives, todas transmitidas pelo Facebook/YouTube do Canal Educação. As lives serão realizadas aos domingos, de 8h às 11h.

Prova do Encceja

Independente do objetivo, seja para certificado do Ensino Fundamental ou Médio, a prova do Encceja conta com 120 questões, todas são de múltipla escolha, ou seja, com alternativas. A prova é dividida em quatro cadernos com 30 questões em cada. Para ser aprovado, o estudante precisa conquistar 100 pontos, dos 200, em cada caderno.

O participante também precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, que tem notas de 0 a 10. Para ser aprovado, é necessário uma nota mínima de 5 pontos na redação. O estudante é aprovado quando obtém um mínimo de 100 pontos em cada caderno e 5 pontos na redação. Assim, obterá o certificado de Ensino Fundamental ou Médio.

Se ele for reprovado em um dos cadernos, receberá o certificado de proficiência referente às áreas em que foi aprovado, mas deverá fazer ainda o complemento no ano seguinte para ter o crtificado de conclusão.

A prova do Encceja será aplicada em um único dia, em uma data definida pelo Inep, órgão responsável pela realização do exame. Apesar de ser feito em apenas um dia, o exame é dividido em dois períodos: de manhã, com 4h de duração, e de tarde, com 5h de duração devido à redação.