Mais uma boa ideia surge das escolas públicas do Piauí objetivando facilitar o processo educacional no período de pandemia. O projeto Professor Zé, um robô que responde automaticamente às necessidades de estudantes, foi uma ferramenta idealizada e posta em prática pelo professor João Denys, da disciplina História, do CETI José Pereira da Silva, localizado no Parque Brasil II; e da Unidade Escolar Conselheiro Saraiva, povoado Boa Hora, ambas em Teresina.

Segundo o professor João, a ideia, a princípio, era desenvolver um robô via aplicativo Whatsapp para facilitar a vida dos alunos da disciplina de História, mas, após uma conversa com a diretora Amparo, o projeto se expandiu.

“Criamos um projeto que abrangesse o alunado, mas a comunidade vem sendo beneficiada. O Professor Zé é um robô autoresponder, que dá o direcionamento para o assunto de interesse do estudante. Como se fosse um mentor que orienta a quem deseja estudar”, revela o professor.

Foram cinco meses de estudo e trabalho para se chegar até o menu atual que traz opções como: Preparatório Enem Canal Educação 2020 / Pré Enem Seduc, Matrículas, Dica de Filme, Dica de Leitura, Estúdios Cabarrala, Cronograma Enem, Sucessos Via Youtube, Simulados Enem, Aulas 2020, Cartão Informação/Pagina do Participante do Enem.

O estudante João Junqueira, do 3° ano do Ensino Médio do CETI José Pereira da Silva elogia a ideia do professor. “A iniciativa do professor João Denys foi ótima, tanto na orientação para o Enem como no projeto Cabarrala, que é a publicação de vídeos em formato de curta-metragem no Youtube”.

O Professor Zé funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para quem quiser montar o horário de estudo de acordo com a necessidade. Para ter acesso basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número: (86) 98847-6409.