O professor do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Floriano, Robison Pereira, lançou, na sexta-feira (29), o livro “Maranhão Crisálida?”.

A partir de um trabalho de coleta de dados em arquivos e bibliotecas públicas e particulares, enfocando um período importante da história política do estado do Maranhão, Robison Pereira realiza uma análise científica sobre a atuação de José Sarney e aliados desde que esse assumiu o governo em 1966. Pelas suas páginas circulam nomes como Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Norbert Elias, Emile Durkheim, Max Weber, autores consagrados das ciências sociais, além de analistas das relações políticas no Brasil, dentre eles Sérgio Buarque de Holanda e Vitor Nunes Leal.

A cerimônia restrita de lançamento contou com a presença do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, da diretora do campus da Uespi de Floriano, Ariete Bento, além de alunos e convidados.

Professor Robison com o prefeito Joel Rodrigues e assessores

De acordo com o autor da obra, Maranhão Crisálida revela que no denominado “Maranhão Novo”, a cultura política reinante parece ser uma eterna crisálida que, por mais nova que se mostre, é a velha repetição do passado que teima em não passar.

“O livro é importante, porque revela o germe da desigualdade social e econômica no Maranhão, alicerçada na entrega de terras públicas e grilagem de tantos outros territórios. Ou seja, a modernidade anunciada e aplicadas em ilhas de desenvolvimento, deslocou milhões de seres humanos a mais absoluta pobreza”, ressalta Robison Pereira.

Professor Robison com a diretora do campus Ariete Bento e aluno de História João Lucas

Para adquirir o livro, interessados podem entrar em contato com o professor por meio do WhatsApp (89) 99466-5959.