O professor do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Geraldo Luz, explica quais produtos podem ser utilizados para desinfectar materiais, possivelmente, contaminados com o novo coronavírus.

As recomendações envolvem os cuidados necessários ao ir ao supermercado, os materiais que oferecem uma maior sobrevida a Covid-19, máscaras, a utilização do celular em meio a pandemia, assim como a higiene necessária com as roupas.

Tendo como base as recomendações de isolamento social estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, o professor Geraldo Luz nos responde sobre os principais questionamentos de como higienizar produtos para evitar contaminação de Covid-19.

Ascom Uespi:  Professor, quais produtos de limpeza estão sendo utilizados para “quebrar” a camada lipídica que envolve o vírus?

Professor Geraldo Luz: Produtos de limpeza oxidantes, como o hipoclorito de sódio, comercializado como água sanitária em concentração de 2% a 2,5%, podem promover a oxidação da camada lipídica dos vírus encapsulados, como o Sars-CoV-2, levando a inativação destes microrganismos. A água sanitária diluída para 0,5% pode ser utilizada para desinfecção de pisos e superfícies, já a diluição de 0,05% pode ser utilizada para a limpeza das mãos (apenas na falta de álcool 70 em gel ou água e sabão).

Como esses produtos agem para evitar contágio?

Agentes detergentes, como sabão e detergente, e álcool (concentração superior a 70 %), são capazes de dissolver a camada lipídica da cápsula do vírus e, assim, provocar a sua inativação. Por esse motivo, água e sabão podem ser utilizados para higienização das superfícies, roupas e o corpo humano. O álcool 70 pode ser utilizado para higienização das mãos.

Quais cuidados devemos ter ao ir ao supermercado?

Quando for necessário ir ao supermercado, escolher um horário com baixo movimento; utilizar máscara; levar álcool 70 em gel para desinfecção das mãos; manter distância de 2m das pessoas; evitar cruzar com pessoas nos corredores; procurar não conversar; tocar apenas nos produtos que for comprar.

Como podemos desinfectar, de uma maneira segura, as compras e as sacolas ao chegar em casa?

Antes de armazenar as compras, todas as embalagens podem ser desinfectadas com solução aquosa de hipoclorito de sódio a 0,5 %. As frutas e verduras devem ser colocadas em solução 0,05 % de hipoclorito de sódio por cerca de 20 minutos.

Quais os materiais oferecem uma maior sobrevida ao Coronavírus em superfícies?

De acordo com um estudo publicado na Revista de Medicina da Nova Inglaterra, o vírus sobrevive três horas no ar, 4h no cobre, um dia no papelão, entre 2 a 3 dias no plástico ou no aço.

Como devo limpar o celular?

O celular pode ser desinfectado utilizando um pano umedecido com álcool 70. Importante passar o álcool em toda a superfície externa do aparelho, retirar a capa (se tiver) e higienizá-la também.

Como higienizar as roupas quando chego em casa?

Sempre que precisar sair de casa, ao voltar, higienizar os calçados com solução aquosa de hipoclorito de sódio a 0,5%, retirar cuidadosamente as roupas e a máscara (tecido) para serem lavadas (normalmente com sabão), tomar banho, lavando os cabelos.

Qual a importância de seguir essas medidas de segurança?

Nesse momento de pandemia, cuidar da higiene pessoal e dos familiares é cuidar de todos. O novo coronavírus tem elevada taxa de transmissão e as pessoas infectadas apresentam sintomas que ainda estão sendo estudados. Além disso, como ainda não há vacina ou um remédio com eficácia comprovada para todos os casos, o melhor a fazer é evitar a contaminação.