Criatividade na pandemia não falta para os professores da rede estadual da educação. Como tentativa de romper, pelo menos um pouco, os dias pesados do isolamento social, um professor do Centro Cultural de Línguas (CCL) Padre Raimundo apostou em fantasias para entreter e ensinar os estudantes durante as aulas remotas.

Com perucas, máscaras e roupas improvisadas, Eristóteles Pegado, que trabalha há oito anos como professor de inglês da rede estadual da educação, conseguiu despertar a atenção e a curiosidade dos alunos para o conteúdo da disciplina.

“Comecei a pensar em algo que pudesse chamar a atenção dos alunos. Então, juntei um pouco do teatro, da comédia e das metodologias em educação para fazer com que os estudantes se interessassem pelo conteúdo. Eles gostaram tanto que alguns já vieram me perguntar: Prof, qual será o próximo personagem? Isso me deixa cada dia mais motivado”, relata o docente.

Os vídeos são colocados na plataforma Google Sala de Aula semanalmente. “Os alunos assistem, fazem as atividades e eu me encontro com eles na plataforma jitsi por uma hora, para treinarmos a oralidade e para a correção das as atividades”, declara o professor.

As aulas são gravados com o professor fantasiado de diferentes personagens. “Já fiz dois personagens diferentes, o Ray Mudinho, a tia Corona e essa semana farei mais um personagem para eles, o McLockdown. Os alunos estão adorando a ideia. Eu uso um programa no computador para gravar as aulas, como se eu estivesse em sala de aula, porém com algumas limitações”, explica o professor.

Eristóteles falou ainda que não repete as fantasias. “Eles têm aquela expectativa para saber qual será o próximo figurino, dão risada e dão uma relaxada. Eu consegui criar um contato maior com eles e fazer com que se sintam acolhidos. Aumentou muito a participação”, finaliza o docente.