A professora Elimar Barbosa do curso de Letras/ Português, campus de Oeiras, propôs o projeto “Navegando na poesia em canções: um encontro entre literatura e música popular brasileira, que mescla entretenimento e cultura”. As atividades estão sendo realizadas de forma remota com duração até novembro, com encontros on-line, através da plataforma Google Meet.

O projeto “Navegando na poesia em canções” corresponde a uma série de encontros on-line entre alunos do curso de Letras/Português da UESPI e de outras instituições parceiras. O desenvolvimento do projeto se dará em três etapas: a primeira já está acontecendo e encerra neste mês. Nesse momento os participantes contam com um circuito de conferências sobre literatura comparada, as relações entre literatura e música e uma oficina sobre literatura e ensino e a prática booktube (canal no Youtube para quem produz conteúdo relacionado a livros e literatura).

A segunda etapa será o momento de apreciação e análise de canções e a terceira a produção do booktube como produto final da ação extensionista para disseminação dos resultados entre a comunidade externa.

A professora e coordenadora do curso de Letras/ Português, Elimar Barbosa, organizadora das atividades, afirma que o projeto de poesias surgiu da necessidade de propor estratégias de disseminação do conhecimento e conteúdos significativos para a vida do estudante, no caso, específico do estudante do curso de Letras/Português.

“A partir dessa reflexão,  sabendo do avanço progressivo dos estudos nas universidades brasileiras sobre a interface entre literatura e música, este projeto utiliza recursos tecnológicos, objetivando promover discussões teórico-críticas, com análises práticas, sobre as possibilidades de investigação científica centrada nas relações entre música e poesia. O Público alvo são acadêmicos do curso de Letras/Português em primeiro momento; e no segundo momento, a comunidade em geral, com a publicação dos resultados em booktubers e/ou podcast a ser divulgados nas redes sociais”, explica.

Contribuição acadêmica

Nesse debate, os alunos já puderam contar com uma ampla e rica discussão sobre as relações entre literatura e música com especialistas na temática de outras cidades e estados. O Felipe Soares, que é estudante do primeiro período do curso de Letras/Português da UESPI, está participando das discussões que o projeto propõe. “O Projeto está sendo uma grande experiência de aprendizado muito gratificante pois contribuirá para minha carreira discente e somará muito para meu currículo acadêmico possibilitando pesquisas na área da música popular brasileira. Desde sua elaboração pela Professora Elimar Barros as atividades tem cumprindo o objetivo, propondo o nosso aprofundamento, na literatura e musicalidade brasileira. É algo extraordinário simplesmente e estou amando participar”, diz.

As mestrandas da Universidade Regional de Cariri (URCA) Evanice Batista e Ângela Façanha pontuam que a participação delas nas conferências tem sido muito importante  para fomentar os conhecimentos sobre música e cultura.

“A partir do projeto estou tendo a oportunidade de conhecer teóricos que pesquisam nesse ramo dos estudos literários. Além de estar fazendo um estudo de um objeto que tenho uma identificação fora da sala de aula: poesia e música”, fala Evanice Batista, mestranda e também egressa do curso de Letras/ Português da UESPI.

Ângela Façanha acrescenta que o encontro tem sido muito proveitoso para sua formação continuada. “Nas conferências tenho tido oportunidades de conhecer novas formas de abordagem da literatura, que não conheci durante o curso de graduação. Tendo em vista que, a grade curricular do curso não abrange essa relação que o curso de extensão está nos proporcionando. Como ainda tem me dado oportunidades de manter uma relação com o campus no qual me formei”, ressalta.

O próximo encontro do grupo acontece hoje (05), às 19 horas, com a discussão sobre: “Literatura e canção: as novas leituras de mundo e a prática booktube – II”, com Profa. Ma. Priscila da Conceição Viegas.

 

Apoio do projeto

O projeto conta, ainda, com a colaboração interna dos professores: Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres (UESPI/Teresina) e Prof. Dr. Fúlvio de Oliveira Saraiva (UESPI/Oeiras) e conta também com a colaboração externa dos seguintes estudiosos do tema: Prof. Me. Alfredo Werney Lima Torres (IFPI/Teresina); Prof. Ma. Maria Daíse de Oliveira Cardoso (SEMEC/Teresina); Profa. Ma. Priscila da Conceição Viegas (SEDUC/Maranhão).