O programa Busca Ativa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que busca identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

“O programa Busca Ativa serve para rastrear casos da Covid-19 que estejam assintomáticos ou não identificados ainda. Dessa forma, podemos isolar e rastrear os casos confirmados, fazendo com que se diminua o índice de transmissibilidade naquela cidade”, explica a gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão.

A ação é realizada por meio de uma parceria da Sesapi com os municípios que assinam um termo de adesão ao programa e passam a receber da secretaria, para uma equipe do Programa Saúde da Família, testes rápidos e equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Além de promover um melhor controle da doença no território, também permite a tomada de ações mais rápidas do Estado, pois com a identificação dos casos podemos realizar um trabalho de prevenção ainda mais efetiva. Pois se eu encontrar esse caso de forma mais rápida, eu diminuo as chances dele transmitir para outras pessoas, o que ajuda na redução dos casos nos municípios”, ressalta a gerente da Sesapi.

O trabalho ostensivo do Busca Ativa já está implantado em 173 municípios piauienses, que receberam 12.240 testes rápidos e 165.117 EPIs da Sesapi. As ações do programa nas cidades está ajudando no combate à pandemia da Covid-19 no Piauí.

Até o dia 25 de junho foram detectados 319 casos positivos da doença e 1.182 negativos, durante as buscas realizadas pelas equipes do programa. “O programa prioriza o tratamento desses pacientes, pois quanto mais cedo diagnosticados e acompanhados, maior são as chances de recuperação”, pontua Dília Falcão.