Profissionais do Programa Busca Ativa, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizaram uma ação de acompanhamento de casos de coronavírus no lixão da cidade de Parnaíba. O objetivo é identificar casos da Covid-19 ainda não registrados, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.

“Estamos atentos aos casos de Covid em nosso estado e nos mantendo vigilantes o tempo inteiro. Por isso as equipes do Busca Ativa estão atuantes nos municípios e realizando trabalhos como estes do lixão de Parnaíba, onde buscamos levar orientações sobre a doença, rastrear e isolar os casos positivos”, destaca a coordenadora do programa, na Sesapi, Dília Falcão.

Em Parnaíba, 20 profissionais da Sesapi atuam na linha de frente do programa realizando o trabalho em diversos pontos da cidade. “Já realizamos ações na praia da Pedra do Sal, Lagoa do Portinho, dentre outros pontos do município. Com essas ações podemos promover um melhor controle da doença e permitir uma tomada de ações mais rápida, pois com a identificação dos casos podemos realizar um trabalho de prevenção efetivo”, ressalta a coordenadora.

O trabalho ostensivo do Programa Busca Ativa já está implantado em 218 municípios piauienses. As ações vêm ajudando no combate à pandemia do coronavírus no Piauí. No município de Parnaíba já foram registrados 7469 casos de coronavírus e 137 óbitos pela doença.