Uma série de oficinas de formação continuada de professores do programa Mais Aprendizagem foi iniciada nessa segunda-feira (25). A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino, por meio de oficinas, com formações destinadas aos professores.

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, por conta da pandemia, o programa sofreu uma reestilização para o formato via mediação tecnológica.

“Esta é uma estratégia para o professor pensar a sala de aula e por meio dos feedbacks serão feitas as adequações. Então, a oficina é feita para eles e com eles sobre o que eles vão utilizar no dia a dia, seja remotamente ou presencialmente, mas é desta forma que foram pensadas as oficinas do Mais Aprendizagem”, observa a diretora.

As formações buscam, por meio da estratégia de multiplicação e homologia de processos, replicarem o trabalho referenciado de professores das regionais de educação para os demais profissionais da rede por meio da mediação tecnológica.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, destaca que as oficinas serão realizadas toda semana com transmissão ao vivo e na sequência os professores poderão ter acesso a todo o material trabalhado pelos formadores no site do Canal Educação.

“Serão disponibilizados na página do Canal Educação os conteúdos específicos para formação do programa Mais Aprendizagem. Nesta aba, os professores irão encontrar material em PDF, slides trabalhados pelos formadores e o link da formação de cada semana que foi repassado ao vivo”, diz Viviane.

A coordenadora das formações, Márcia Damasceno, revela que o programa vem ainda mais reforçado e com uma bagagem do trabalho realizado em 2020.

“Na oficina de hoje trouxemos a trajetória da rede, uma escala de proficiência e material pedagógico. Realizamos orientações sobre os cadernos pedagógicos e o planejamento das aulas para a fase 1 do Programa de Reforço da Aprendizagem Juntos para Avançar. É importante fortalecer a prática do professor com parceria, sugestões, apontando caminhos e trabalhar as habilidades de sala de aula de acordo com o nível de proficiência do aluno. Continuamos em um cenário desafiador e os diagnósticos são vitais para planejarmos as oficinas, para que o professor planeje de acordo com os resultados dos objetivos de aprendizagem, desenvolvimento dos alunos e tenha como documento orientador as diretrizes da rede”, finaliza a coordenadora.

O programa Mais Aprendizagem teve início em 2017, por meio do projeto Mais Matemática, que consistia em uma das frentes de formação do programa Pacto pela Aprendizagem. No ano de 2018, a Seduc ampliou o alcance das formações com a criação do projeto Mais Português. A primeira formação teve um pico de acessos de 2,5 mil participantes.