A empresa Águas de Teresina está promovendo o projeto Pioneiros que tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões. A iniciativa visa a estimular o senso de responsabilidade, a criatividade, a inovação, o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do ensino médio da rede pública municipal de Teresina.

O Pioneiros está em sua terceira edição e busca valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens teresinenses a partir do contato direto com profissionais da Águas de Teresina. Entre as atividades, constam workshops e palestras online com gestores da empresa, além de visitas em instalações operacionais e atividades programadas em campo.

“Já tivemos excelentes resultados aqui na cidade. No ano passado, a aluna do Ensino Médio da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, Daniela Hanna, foi a grande vencedora na etapa nacional com o projeto ‘Mude os Hábitos, Mude o Mundo’. Nossa intenção é oferecer oportunidade a outros jovens teresinenses, para que possam desenvolver seus talentos e habilidades”, detalha a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo.

Como participar
Os estudantes interessados em participar do projeto devem se inscrever pelo site da concessionária aguasdeteresina.com.br até o dia 4 de agosto. No ato da inscrição, os jovens devem enviar uma carta de apresentação, descrevendo por qual motivo devem ser um dos estudantes selecionados para o Pioneiros. O aluno deverá residir no município onde está localizada a operação durante todo o período do projeto, inclusive na fase final de premiação nacional.

Resultado
O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Águas de Teresina e por meio de contato telefônico com os selecionados.

Como serão os encontros
Ao todo, serão doze encontros online com os gestores da Águas de Teresina. Nos workshops e palestras, serão abordados temas como: Liderança e Protagonismo, Visão Geral do Saneamento Básico, Dicas para Falar Bem em Público, Como Elaborar um Projeto, entre outros assuntos. Na oportunidade, os alunos poderão conhecer sobre diferentes profissões e carreiras de forma aplicada e vivenciar um pouco do o ambiente corporativo.

O projeto Pioneiros visa ainda contribuir para a redução da evasão escolar no ensino médio, já que a participação do aluno fica condicionada à frequência na sua instituição de ensino. Além de estimular a visão social do aluno na identificação e integração com os conhecimentos obtidos em seu processo de aprendizagem e desenvolver conceitos de cidadania e inclusão social por meio do saneamento básico e seus benefícios.

Fonte: Ascom Águas de Teresina