O Projeto Escritoras Pretagonistas e Indígenas Latino-Americanas do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto, tem como objetivo evidenciar e discutir sobre o trabalho de escritoras pretas e dar visibilidade as suas narrativas. A proposta será executada, no primeiro momento, como projeto de extensão e, em seguida, como projeto de pesquisa.

A proposta faz parte de uma ação do Grupo de Líderes Literários de Espanhol da Nossa Uespi composto por discentes do curso que realizam estudos e pesquisas literárias. O orientador do projeto é o professor Josinaldo Oliveira dos Santos, que também é Coordenador do Curso de Letras Espanhol da Uespi.

Ele explica que esse trabalho será divido em algumas etapas, como a produção de lives semanais, criação de um blog sobre as temáticas abordadas nesse contexto e o desenvolvimento de uma TV no Youtube. “O objetivo do trabalho é visibilizar as escritoras pretas para que outros pesquisadores, estudiosos, estudantes e a própria comunidade saibam quem são elas, o que elas escreveram, qual a importância e que temáticas elas trabalham”, relata o docente.

Contribuição para os discentes

Para o aluno, o projeto possibilita o engajamento virtual e amplia suas fontes de conhecimento por meio da leitura e debate sobre as obras das escritoras. A aluna Joana D’Arc Almeida participa da proposta e conta que existem muitas mulheres pretas com escritos excelentes, porém poucos lidos ou conhecidos e o projeto abrirá espaços para falar sobre essas mulheres. “Esse é um projeto ousado no sentido positivo. Ele mostrará trabalhos de diversas escritoras que se dedicam, principalmente, a ações de combate à invisibilidade, que falam de suas realidades e que apresentam suas vivências, escrevivências”, descreve. “Participar do Pretagonistas tem grande peso para minha formação acadêmica, é uma grande oportunidade de dialogar sobre esses escritos femininos negros e, como mulher, ter a oportunidade de representá-los dentro da academia”, complementa.

Programação

Neste sábado (11), às 16h, acontecerá a primeira live do projeto no canal TV Lilites Uespi. Na transmissão, será discutido a biografia e obras da escritora Lubi Prates. “É uma jovem escritora brasileira e vamos começar a discussão por uma obra dela, chamada Corpo Negro, aonde vamos tratar também a questão do antirracismo”, finalizou o professor Josinaldo Oliveira.