Um grupo de estudantes graduados em história desenvolve, desde o mês de junho deste ano, o Projeto História 360, que tem como objetivo fomentar, discutir, produzir e por em prática atividades e projetos na área das Ciências Humanas, dentro do contexto da historiografia, história oral e história e memória.

Sete egressos participam do projeto, sendo 5 oriundos da Universidade Federal do Piauí e duas participantes formadas pela Universidade Estadual do Piauí.  A egressa da Uespi, Milena Nunes, destaca que a história mostra que o momento como a pandemia, em que o mundo está vivendo agora, é sempre de muita reflexão e sensibilidade e, com isso, algumas inquietações são trazidas para do grupo. “Foi a partir disso que nasceu o História 360, um grupo de amantes da história que tem um sonho em comum: fazer a diferença”, contou Milena Nunes.

Milena concluiu o curso de História na Uespi em 2017

De acordo com Sebastião Júnior, integrante do grupo, desde junho os membros da equipe se encontram apenas virtualmente. “Neste ano, desenvolvemos dois artigos científicos tratando sobre o cotidiano dos ceramistas do Polo Cerâmico de Teresina, e em 2021 será repleto de grandes conquistas e alegrias, uma vez que estamos a caminho de concluir parceria com um professor da Universidade Federal do Piauí para elaboração de mais artigos científicos”, destacou.

Integrantes do Projeto História 360

Ele ainda ressalta que o principal objetivo no próximo ano será o desenvolvimento de um trabalho voltado às comemorações do cinquentenário da Universidade Federal do Piauí, com abordagens sobre História e Memória.

A egressa da Uespi, Sabrina Thays Bezerra, acrescenta que a intenção do projeto é desenvolver, assim que terminar esse período de pandemia, projetos e atividades voltadas a entrevistas de cunho oral, registros fotográficos, intervenções e palestras em escolas de ensino básico, bem como também as leituras coletivas e pesquisa e produção de artigos científicos para publicação.

Atua como professora da disciplina de História

Os integrantes concordam que encontraram no coletivo uma forma de manter ativo os estudos na área. “Compartilhamos temas que abordam a história como um todo de forma didática, trazendo para o público informações que atravessam o campo acadêmico e inclui a todos”, finalizou Sabrina, que é egressa da Uespi do ano de 2018.