A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lança nesta terça-feira (25), o Projeto Conectados à Vida que vai realizar o atendimento psicoterapêutico on-line aos profissionais de saúde da gestão estadual que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Por meio da plataforma www.conectadosavida.com.br os profissionais de saúde terão acesso a salas de atendimento virtual de maneira gratuita e sigilosa.

Os psicólogos foram treinados para atendimento à distância dos colegas. Para que isso aconteça, basta o profissional de saúde da gestão estadual acessar a plataforma, clicar no link “profissional Sesapi”, colocar login, senha e CPF. A partir daí, ele será direcionado para uma sala de atendimento virtual. A psicóloga Manuella Castro já está apta para esse atendimento dos colegas. “A plataforma foi pensada para garantir o sigilo e a ética melhorando a qualidade de vida dos profissionais de saúde que estão nessa batalha contra a Covid-19. Precisamos cuidar uns dos outros”, diz Manuella.

Para a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro esta estratégia de atendimento é importante e urgente porque os profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid estão lidando diariamente com muito estresse, ansiedade e medo. “Esse turbilhão de sentimentos afeta diretamente a saúde mental dos profissionais que precisam estar bem para cuidar dos pacientes nesse momento delicado”, afirma Virginia.

O secretário Florentino Neto explica que esta é uma das formas de valorizar e cuidar dos nossos profissionais que tanto têm se dedicado aos piauienses nesse momento de pandemia. “Os nossos profissionais de saúde também precisam de cuidados para que possam desempenhar suas funções de forma mais tranquila e equilibrada. A saúde mental é imprescindível para que eles possam ter mais qualidade de vida”, enfatiza o secretário.