A consulta pública do documento preliminar para o Novo Ensino Médio, que iniciou no dia 30 de outubro, encerrará, nesta segunda-feira (30), para a Formação Geral Básica e o texto introdutório. Porém, os Itinerários Formativos, com suas respectivas trilhas de aprendizagem, ainda continuarão disponíveis para consulta até sexta-feira (4).

A ideia é oportunizar a participação de toda a comunidade escolar no processo de construção, já que se trata de uma ação participativa. “Essa é uma etapa importante e estendemos o prazo para os itinerários, pois são bem mais detalhados que a Formação Geral Básica. Queremos dar a oportunidade para que todos os interessados possam ler com calma e deixem suas contribuições”, explicou o coordenador estadual do ProBNCC no Piauí, Carlos Alberto Pereira.

Os dados já recebidos pela equipe estão sendo sistematizados para que todas as contribuições, com vistas à melhoria do texto, possam fazer parte da versão final do currículo. A meta é que até o fim da primeira quinzena de dezembro o documento seja enviado ao Conselho Estadual de Educação do Estado (CEE) para validação e homologação. Já em 2021, escolas pilotos começarão a trabalhar o novo formato.