Depois de vários compromissos na Estônia, o governador Rafael Fonteles iniciou nesta quinta-feira, 6, a agenda em Portugal com um encontro com mais de 50 representantes de empresas, entidades do terceiro setor e instituições acadêmicas de vários países da Europa. No evento “Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde”, ele apresentou os diferenciais competitivos do Piauí para a produção de energia limpa para um público estimado em 100 pessoas. O objetivo é estabelecer parcerias e cooperação com instituições públicas e privadas.

Rafael Fonteles apresentou o programa estratégico para a promoção da cadeia do hidrogênio verde, destacando os investimentos que serão aplicados na qualificação, governança territorial e economia do mar e destacou o potencial do Piauí, dentro do cenário brasileiro, como importante produtor de energia limpa e sustentável, uma vez que detém reservas de água em abundância e é hoje um dos maiores produtores de energia eólica e solar do país.

Assinatura de memorando de entendimento com empresários

“Mostramos aos representantes de mais de 50 empresas e instituições de vários países europeus as potencialidades do Piauí e as oportunidades de investimentos na cadeia produtiva das energias renováveis e no hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro”, afirmou. Durante o evento, o governador destacou também as medidas adotadas na gestão para atrair novos investimentos, com a execução de obras de infraestrutura e a concessão de incentivos fiscais.

“Neste evento, assinamos um memorando de entendimento com várias empresas da Europa interessadas em investir no nosso Estado, e também com três universidades de Portugal. Estamos muito entusiasmados com as enormes perspectivas que se abrem para investimentos nessa área muito promissora da economia verde”, escreveu ele nas redes sociais.

Na agenda com empresários, Rafael Fonteles assinou o Memorando de Entendimentos (MoU’s) com os empreendedores Diogo Amatto, da Quinta Solar Energia; Fernando Otacílio Mairink, da MKSX; Eduardo Azevedo, da Solatio; e Hélio Motta, da All Energy; e Maurício Scovino, da Celeo Redes Brasil.

“Durante o evento, tivemos a honra de assinar memorandos de entendimento com empresas de destaque no setor, incluindo a Quinta Solar Energia, MKSZ, All Energy, Celeo Redes Brasil e a Solatio, a maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina, com mais de 120 projetos na Europa. Além disso, estabelecemos protocolos de cooperação internacional com as Universidades de Évora, Nova de Lisboa e do Algarve, para a implantação do projeto do Vale de Hidrogênio Verde”, afirmou o governador.

Escritório do Governo do Piauí é inaugurado em Portugal

Em Lisboa, o governador inaugurou um escritório do Governo do Piauí, com o propósito de avançar mais na internacionalização da economia do Estado. “É mais um passo importante para fortalecer as relações comerciais com a Europa e avançar na transformação digital, na transição energética e impulsionar o turismo do Piauí. Vamos juntos fazer do Piauí uma referência para o mundo”, disse.