O governador Rafael Fonteles esteve reunido na Estônia, na noite deste domingo (02), com autoridades e investidores que atuam na cadeia produtiva do hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro. “Demonstramos que reunimos todas as condições de tornar o Piauí o maior produtor de hidrogênio verde da América do Sul. No nosso Estado, já temos pessoas interessadas em investir nessa matriz energética, mas ainda buscam qual a melhor e mais barata tecnologia”, disse Rafael.

“Queremos nos somar a essa experiência exitosa dos estonianos, levando para o Piauí as melhores tecnologias e atraindo investimentos que possibilitem que o Estado se desenvolva e contribua com a sustentabilidade do mundo, através de matrizes energéticas limpas”, ressaltou o governador.

Raafel Fonteles apresentando as potencialidades do Piauí para empresários da Estônia (Fotos: Oleg Hartsenko)

Durante o jantar do governador e demais integrantes da comitiva do Piauí com autoridades e investidores da Estônia, foi assinado um acordo de cooperação internacional entre o Vale do Hidrogênio Verde na Estônia e o Piauí. “Eles foram os primeiros do mundo, e esse acordo vai permitir que tenhamos uma troca de experiências e projetos que poderão transformar o Piauí no maior produtor de hidrogênio verde da América do Sul”, pontuou Rafael Fonteles.

O gestor disse que o Piauí tem todas as condições para isso, considerando que tem o maior parque de energia eólica e solar da América Latina, tem localização privilegiada no Matopiba, que reúne as regiões produtoras de grãos do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e infraestrutura de exportação com a ZPE do Piauí. “Esses fatores contribuem para que o Piauí possa ser um grande exportador do hidrogênio verde. Isso significa mais desenvolvimento sustentável para o Estado”, disse Rafael.

Governador assinou acordo de cooperação internacional entre o Vale do Hidrogênio Verde na Estônia e o Piauí

O embaixador do Brasil na Estônia, José Antônio Piras, declarou que foi uma honra receber em Tallinn o governador do Piauí, justamente num país que é considerado o mais digital da Europa e um dos que mais defendem a preservação ambiental e a produção de energia limpa. “A Estônia é um ótimo país para cooperar com o Brasil e o Piauí se transforma no principal parceiro da Estônia no Brasil”, ressalta José Antônio Piras.