Reeducandos da Penitenciária Regional Irmão Guido finalizaram a reforma de mais um pavilhão. No total, três pavilhões já foram reestruturados utilizando, exclusivamente, mão de obra carcerária.

Segundo o gerente da unidade penal, Giancarlo Oliveira, cerca de 13 reeducandos participaram da reforma. A intenção é reestruturar toda a penitenciária. Para ele, o trabalho tem contribuído para a ressocialização dos internos. “Trabalhos como estes são bons para os reeducandos, porque eles acabam traçando um trajeto diferenciado. Antes de iniciar as reformas, eles passam por um treinamento. Então, eles ganham uma qualificação e aprendem um novo ofício, para que, também, possam utilizar quando estiverem fora do sistema prisional. É uma forma de ressocializar e reinserir na sociedade”, afirma.

Nelson Ribeiro é um dos reeducandos que trabalhou na reestruturação do pavilhão. Para ele, a unidade penal tem dado oportunidade para aprender um novo ofício. “Atividades como esta contribuem muito para a nossa mudança. Aqui na unidade nós temos a oportunidade de trabalhar e manter a nossa mente ocupada. Além de participar da reforma, também trabalho na unidade como soldador e marceneiro, e eram atividades com as quais nunca tive contato. Então, aqui tive a oportunidade de aprender e, com certeza, vou utilizar para encontrar um trabalho quando sair”, finaliza.