O Secretario de Saúde, Florentino Neto apontou nesta segunda-feira(09) as necessidade de conscientização da população, mantendo e reforçando os cuidados e medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Além de apresentar os cuidados que cada cidadão deve tomar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem trabalhando em melhorias por toda a sua rede de saúde.

“Estamos adotando medidas que fortalecem a assistência aos pacientes que chegam à nossa rede, mas é importante ressaltar a necessidade que temos de cada um fazer sua parte. Estamos apresentando um aumento do número de casos e óbitos, então é essencial manter esses cuidados que já vêm sendo empregados desde o início da pandemia”, explica o secretário.

O governador Wellington Dias determinou atenção especial para todas as áreas do Estado que comecem a apresentar uma elevação no número de casos, dessa forma o COE vem analisando diariamente o desenvolvimento da pandemia dentro do Piauí, verificando, sempre que necessária, alguma ação mais pontual dentro do território.

“Temos o caso de São Raimundo Nonato que apresentou aumento dos casos recentemente, assim que essa realidade começou a se mostrar presente nós tomamos medidas, como o inicio do funcionamento de uma escala de médicos intensivistas de Teresina para ajudar a equipe da cidade, além do envio de seis ventiladores e sete monitores para reforçar o atendimento dos casos Covid-19 no município”, pontuou o secretário.

São Raimundo Nonato também recebeu uma torre de videolaparoscopia, aparelho que permite a realização de procedimentos cirúrgicos menos invasivos, onde o paciente tem um melhor tempo de recuperação após  o procedimento.

Essas foram algumas das medidas tomadas para reforçar a assistência da região. Outro ponto que será reforçado em todo o Estado é o Programa Busca Ativa,  que é de suma importância para a detecção precoce e tratamento mais efetivo de novos casos da Covid-19 no Piauí.

Fonte: Ascom Sesapi