O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em 9 de junho no Piauí. A data foi criada a partir da Lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e visa homenagear as pessoas com deficiência do Estado. O mesmo dia também é marcado pela criação da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

Para celebrar a data, a Seid e o Conede-PI realizaram, na manhã desta quarta-feira (09), uma reunião virtual com a participação de entidades que atendem as pessoas com deficiência, dos conselhos municipais, do Ministério Público do Piauí e da OAB-PI.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que essa é uma data muito importante para a luta das pessoas com deficiência no Piauí e para os avanços das políticas públicas voltadas para as mesmas. “Precisamos lembrar dessa data para fazer uma análise do que já avançamos e do que ainda precisamos avançar. Um dos principais avanços é a descentralização da política de saúde na área da pessoa com deficiência, proporcionando uma melhora na qualidade de vida”, diz o gestor.

Mauro Eduardo destaca ainda que, além dos novos projetos, a Seid continua trabalhando para dar continuidades aos serviços existentes na Secretaria. “Não foi possível realizar as atividades em comemoração à data como nos anos anteriores por conta da pandemia. Porém, mesmo com a situação em que o país e o mundo se encontram, não deixamos de promover ações em prol das pessoas com deficiência. Destaco a entrega de cestas básicas, de equipamentos e de veículos acessíveis para as entidades e conselhos municipais em todo o estado”, declara.