As equipes da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e do Banco do Nordeste (BNB) se reuniram para tratar sobre a retomada do acordo de cooperação e as propostas de crédito financiadas pelo BNB que englobam projetos desenvolvidos através da Secretaria no estado.

De acordo com o secretário Fábio Abreu, além da execução de projetos, a parceria com a instituição financeira tem como objetivo aumentar o número de atendimentos do órgão, beneficiando produtores de todo o Piauí.

“Nossa secretaria, ainda enquanto Emater, já tinha contrato vigente com o Banco do Nordeste. Agora estamos alinhando a renovação desse contrato para que nossos técnicos e extensionistas possam elaborar e executar projetos para a concessão de crédito a agricultores familiares e também para os agropecuaristas. Nosso objetivo é manter esse diálogo com as instituições financeiras e garantir a expansão dessa linha de crédito, que é de grande importância para o homem do campo”, disse o secretário, que ainda esclareceu sobre a questão da renovação Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“Estamos organizando uma força-tarefa para regularizar essa situação, iremos inclusive realizar campanhas para atualização desses cadastros para que nossos produtores possam dar continuidade em seus finaciamentos. Estamos nos organizando e trabalhando em cima da ampliação de parcerias junto ao Banco do Nordeste e outras instituições”, explicou Fábio Abreu.

O superintendente do Banco do Nordeste, Diogo Martins, também falou sobre a importância do CAF e ressaltou o interesse do BNB em atuar na qualificação dos agricultores familiares.

“Foi uma discussão produtiva e acredito que iremos avançar muito nessa parceria com a SADA. Tratamos, entre outras coisas, de formas para ampliar e melhorar a assistência para o nosso agricultor familiar e ao nosso produtor. Queremos levar mais conhecimento para o campo, no que diz respeito à qualificação, buscando que ele invista em tecnologia, tenha mais produtividade e consequentemente uma renda maior. Também alertamos sobre a importância da retomada de emissões do CAF, que viabiliza o acesso às políticas públicas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar e condiciona o agricultor para o crédito”.

Participaram da reunião a diretora Administrativa e Financeira da Sada, Valeria Santos, o diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Geyson Moura, o diretor de Inovação, André Nogueira, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Geraldo Mota e o diretor da Adapi, João Rodrigues.