Nesta sexta-feira (10), o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, e equipe técnica da Sada se reuniram com o diretor-presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento), Feliphe Araújo, para tratar sobre parcerias e discutir a retomada do termo de cooperação entre as pastas.

O objetivo é dar prosseguimento em ações de desenvolvimento rural com foco nos pequenos produtores e agricultores familiares. Entre os pontos tratados, está a concessão de financiamento de crédito rural.

“A Sada, ainda enquanto Emater, já tinha uma parceria junto ao Piauí Fomento. Nesse encontro, nós tratamos sobre estratégias para retomar e melhorar essa colaboração, já que agora como secretaria ampliamos a nossa prestação de serviços. Além da assistência, nossa meta é capacitar os pequenos produtores e agricultores familiares, principalmente no que diz respeito à captação de recursos e meios de financiamento, já que o principal instrumento para que os agricultores tenham melhores condições de produção é o acesso ao crédito”,
disse o secretário.

Feliphe Araújo, diretor da Piauí Fomento, além de destacar a importância do encontro, se mostrou solícito em atender as propostas apresentadas pela equipe da Sada. “Muito importante a reunião que tivemos. A Piauí Fomento se coloca à disposição para ajudar na concessão de crédito aos agricultores e produtores rurais, visando melhorar a economia e colaborar para o desenvolvimento das regiões de todo o Piauí”.

O engenheiro agrônomo da Secretaria, Francílio Araújo, explica a dinâmica da parceria. “Os técnicos da Sada irão elaborar projetos junto aos agricultores familiares e repassarão as propostas para a equipe da Piauí Fomento. São projetos de desenvolvimento e financiamento de crédito que englobam diversas frentes, como por exemplo, a criação caprinos, bovinos, além de atividades agrícolas diversas. De forma resumida, as propostas visam a manutenção do trabalho do homem do campo, garantindo produção com qualidade e estimulando a comercialização”.

Sobre a Sada

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) foi criada no mês de dezembro, por meio da reforma administrativa do Estado, e engloba os serviços prestados pela extinta Emater e pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).