No Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a comunidade da etnia Tabajara realizou a Feira da Agricultura e Artesanato do Território Indígena Tabajara, no município de Piripiri, a fim de apresentar a cultura, produtos e os saberes ancestrais que fazem parte da vida das 246 famílias que formam o território desse povo.

A feira foi realizada em parceria com o Governo do Estado, através das secretarias estaduais, escolas públicas de Parnaíba, Piripiri e o Instituto Federal do Piauí (Ifpi). A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Márcia Mendes, e o diretor de Articulação com Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças, puderam conhecer a produção de agricultura realizada pela comunidade, além do seu canto, dança e culinária indígena.

A comunidade da etnia Tabajara vive da agricultura e do artesanato, e para dar apoio às famílias que formam o território, a SAF viabilizou, este ano, a entrega de 300 kg de sementes de milho, 300 kg de sementes de feijão, 20 mil alevinos e mil mudas de caju. Essa entregas darão à comunidade maiores condições de crescimento da produção e a garantia de segurança alimentar e sustentabilidade econômica do território Tabajara, um povo originário que possui riqueza cultural e saberes ancestrais que contribuem para a preservação da nossa terra.