A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, por meio da Unidade Técnica de Crédito Fundiário, inaugurou duas unidades produtivas, nessas quinta (29) e sexta-feira (30). A primeira inauguração ocorreu na tarde de quinta e beneficiou a Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Sítio da Serra, no município de Pio IX. Já nessa sexta-feira (30) foi a vez da inauguração da unidade da Associação dos Agricultores Familiares dos Assentados na Fazenda Primavera, no município de Simplício Mendes.

As associações de produtores rurais foram beneficiados com assistência técnica, capacitação, casas de moradia, perfuração de poços tubulares, rede de distribuição de água, eletrificação rural e arranjos produtivos. As duas unidades produtivas receberam investimentos de R$ 2.743.500,00. Ao todo, 60 famílias de produtores e produtoras rurais foram beneficiadas.

Representando o Governo do Estado, por meio da SAF, a diretora de Crédito Fundiário, Neuma Café, conduziu as inaugurações com o descerramento da placa. Os eventos contaram com a presença dos deputados estaduais Francisco Limma e Francisco Costa, além de lideranças locais.

“As famílias das unidades produtivas estão de parabéns por receberem apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário, em parceria com o Governo do Piauí. É uma conquista que vai proporcionar um aumento significativo da produção e consequentemente o melhoria da qualidade de vida. A gente fica muito feliz de ver a produção acontecer e de poder contribuir para dar mais dignidade para as famílias assentadas”, comenta Neuma Café.

Uma das beneficiadas, Dona Aldenora Silva, do Assentamento Primavera, em Simplício Mendes, comenta sobre os avanços que foram conquistados até a inauguração da unidade produtiva. “Quando cheguei aqui não tinha luz, a vida era mais difícil. Hoje tem água, tem luz, tá tudo de bom. A gente pode produzir e viver com dignidade. É motivo de muita satisfação pra gente, pois há cinco anos esperávamos por esse momento”, agradece Aldenora.

O deputado estadual Francisco Limma pontuou que esse ação com os pequenos produtores e produtoras deve ser um interesse constante nas políticas públicas. “Essa ação representa o compromisso do Piauí e do nosso mandato com quem mais precisa. Assegura a terra, os equipamentos sociais como casa, cercas e energia elétrica. Isso dá estabilidade para as famílias assentadas. Isso é cuidado com quem mais necessita e com quem produz também”, afirma o parlamentar.

O deputado estadual Francisco Costa afirmou que a partir de agora é o momento das famílias buscarem união e planejamento de ações para avançarem ainda mais na produção e comercialização da produção. “Aqui nós temos uma área de terra para cada família, energia, água. Acima de tudo, se as famílias fizerem um planejamento e tiverem a capacidade de organização, poderão avançar muito mais. Estamos à disposição para contribuir”, assegura o deputado.