A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), autorizou a liberação de recursos para investimentos sócio-produtivos dentro das unidades produtivas. A linha de crédito na modalidade Subprojeto de Investimentos Comunitários (SIC) irá beneficiar associações dos municípios de Parnaguá e Jacobina do Piauí.

Foram liberados R$ 695 mil para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Boa Esperança, localizada em Parnaguá, R$ 255.809,80 para a Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Várzea Grande, em Jacobina.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, ressaltou que, mesmo com a pandemia, os programas executados pela SAF continuam sendo realizados e parabenizou as associações pela conquista. “Apesar das dificuldades, a equipe do PNCF conseguiu dar andamento aos trabalhos e realizar a liberação desses valores. Com isso, os agricultores poderão melhorar suas estruturas de trabalho e aumentar suas produções. Essa é mais uma conquista dos agricultores e agricultoras piauienses através da Secretaria de Agricultura Familiar”, afirmou.

As associações somam um total de 30 famílias de agricultores familiares que terão acesso aos recursos do programa que podem ser utilizados para a aquisição de sistema de abastecimento de água, eletrificação rural, construção ou reforma de casas, projetos produtivos de ovinocaprinocultura, entre outros. Os agricultores terão direito a cinco anos de assistência técnica para implementação destes valores, bem como o acesso e implementação de novos créditos, a exemplo do Pronaf A.

Para a diretora do Crédito Fundiário da SAF, Sheila Reis, neste momento, este dinheiro será muito bem-vindo para as associações, pois os associados podem ampliar sua produção. “Espero que estes recursos sejam bem aproveitados e bem aplicados pelos agricultores e agricultoras, tendo em vista que, além de aumentar a produção, podem ampliar os sistemas de abastecimento de água, perfuração poços, o abastecimento de energia e, assim, trazer mais benefícios para suas famílias”, ressaltou a gestora.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é um programa do governo federal que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento com as taxas de juros mais baixas do mercado (0,5% ao ano) com 36 meses de carência e até 25 anos para pagamento.