A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizará, na próxima sexta-feira (11), a primeira edição do projeto Quitanda Virtual do Território dos Cocais. A quitanda acontecerá no município de Piracuruca e contará com quatro grupos de produção. O Projeto Quitanda Virtual consiste na venda de produtos da agricultura familiar, por meio de aplicativo de celular e tem como objetivo apoiar os agricultores e agricultoras familiares, fortalecer a venda de cestas agroecológicas e ofertar às famílias piauienses uma alimentação saudável e livre de agrotóxico.

A Quitanda Virtual do Território dos Cocais será realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Prefeitura Municipal de Piracuruca, Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável dos Cocais

A superintendente da Agricultura Familiar da SAF, Liz Elizabeth destacou que até o dia 22 de dezembro de 2020 serão realizadas mais quatro quitandas. “Estamos retomando o trabalho com as quitandas  virtuais. No dia 11 estaremos realizado no município de Piracuruca, dia 18 no município de Paulistana e dia 22 em Teresina e Oeiras. Essa é uma ação emergencial do governo do estado e  estou extremamente satisfeita pois estarmos levando um alimento de qualidade para a mesa dos piauienses”, declarou.

Os produtores relacionam os produtos aptos à comercialização e os consumidores escolhem os itens para sua cesta. A encomenda das cestas está sendo feita previamente via WhatsApp e serão confirmadas até esta quarta-feira (9).

A entrega dos produtos será realizara dia 11 de dezembro, na Praça do Camelódromo. No dia da entrega é necessário apresentação do comprovante de pagamento, seguindo os critérios de segurança (uso de máscara, distanciamento de 2 m, higienização com água e sabão ou álcool, entre outros).

No Território dos Cocais, as encomendas podem ser feitas através dos contatos: Cleide: (86) 9 9845-8217; Carminha: (86) 9 9919-5811; Rejane: (86) 9 9987- 4293 e Amarante : (86) 9 8119-9173.

Os grupos de produção do território receberão toda a estrutura necessária para a realização da Quitanda, como barracas, balanças, caixas transportadoras, seladora a vácuo e embalagens, além de kit Feirante composto de avental, touca e equipamentos de proteção: máscaras e luvas e por produtos de higienização como álcool gel, água sanitária e borrifadores.