A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou visitas durante a semana aos beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil. Participaram das visitas a diretora do Crédito Fundiário, Sheila Reis, e a coordenadora de prestação de contas, Aline Soares.

Ao longo da semana, foram visitadas 17 famílias produtoras rurais que são assistidas pelo programa, com o intuito de supervisionar a implantação do Subprojeto de Investimento Básico – SIB.

A ação tem como finalidade oportunizar acesso na compra de pequenos imóveis rurais para agricultores sem-terra, com a taxa de juros de 0,5% ao ano. Dessa forma, o pequeno agricultor consegue adquirir e pagar com maior facilidade o valor recebido.

O programa já beneficiou cerca de 500 famílias na modalidade coletivo/individual, somente no município de Pio IX. O valor que cada agricultor poderá ser contemplado tem um teto de 158mil reais.

Os recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil podem ser utilizados para a estruturação da propriedade ou na produção, contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Dessa forma cria mais oportunidade, além de fortalecer a agricultura familiar, melhorando a qualidade de vida, geração de renda e combatendo a insegurança alimentar.