Medidas tomadas durante a pandemia de Covid-19

Administrativas

Governo estabelece medidas de emergência em Saúde Pública por conta do coronavírus (15.03) – O governador Wellington Dias expediu um decreto que estabelece medidas a serem tomadas em âmbito estadual, em função da pandemia do coronavírus. O documento cita entre as justificativas a declaração de emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de transmissão simultânea no mundo, além da necessidade de ações de combate à Covid-19, no âmbito estadual.

Governo divulga recomendações sobre a Covid-19 a servidores estaduais (15.03) – As recomendações de ações de higiene; evitar aglomerações, preferência à realização de reuniões virtuais; manter os ambientes bem ventilados, entre outras.

Governo antecipa férias e suspende aulas da rede estadual por 15 dias (16.03) – O chefe do executivo piauiense suspendeu as aulas da rede pública estadual de ensino e estabeleceu regras para realização de eventos com aglomeração de pessoas. Decreto 18.884 de 16 03 2020

Piauiense pode recorrer a serviços on-line para evitar aglomerações em órgãos públicos (17.03) – Várias secretarias e outros órgãos estaduais possuem canais de comunicação que facilitam a vida da população e evitam o atendimento presencial

Segurança vai investigar fake news sobre o Covid-19 (17.03) – O governador determinou que a Secretaria da Segurança investigue pessoas que iniciam boatos e que as divulgam nas redes sociais.

Seduc garante material online para que alunos continuem estudando em casa nas férias antecipadas (17.03) – A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibiliza material pedagógico on-line para os alunos estudarem durante a suspensão das aulas.

Governador envia projeto de lei para reduzir ICMS de álcool em gel e máscaras (18.03) – O projeto foi apresentado ao Conselho Nacional de Política Fazendária e enviado à Assembleia Legislativa do Piauí.

Sejus suspende visitas em presídios do Piauí (18.03) – As medidas previstas na portaria da Secretaria da Justiça poderão ser reavaliadas a qualquer momento.

Canal Educação inicia transmissão de aulas via mediação tecnológica (18.03) – Os estudantes da Rede Pública Estadual de Educação já podem acompanhar os conteúdos durante esse período de antecipação das férias escolares.

Serviços on-line garantem funcionamento normal da Jucepi (18.03)  – O sistema Piauí Digital funciona em tempo integral para o protocolo de processos.

Setur reforça medidas de suspensão de visitas nos parques do Piauí (18.03) – A suspensão iniciou nessa terça-feira (17) e está prevista para durar no período de uma semana.

Governador envia projeto de lei para reduzir ICMS de álcool em gel e máscaras (18.03)  – O projeto foi apresentado ao Conselho Nacional de Política Fazendária e enviado à Assembleia Legislativa do Piauí.

Alunos podem acompanhar aulas do Canal Educação pela TV Antares (19.03) – A emissora passa a transmitir as aulas a partir desta quinta-feira (19).

Governador decreta calamidade e suspensão de serviços para combater a Covid-19 (19.03) – O documento será enviado ainda hoje para a Assembleia Legislativa do Piauí

Descumprir determinações contra o Coronavírus podem configurar infrações gravíssimas (20.03) – As medidas passarão a valer a partir da meia noite deste sábado (21).

Monitoramento de veículos que cruzam a divisa será reforçado em decorrência do Coronavírus (20.03)

Wellington anuncia ações para maior controle nas divisas (22.03) – As medidas buscam evitar que se tenha uma proliferação maior dos casos de Covid-19.

Covid-19: Wellington reforça recomendações para prefeitos e população (22.03) – Quatro casos já foram confirmados no Piauí e Governo do Piauí trabalha ações de prevenção e estrutura para atendimentos.

Polícia Militar fiscaliza estabelecimentos e divisas do Piauí (22.03) – Em Teresina foram fechados 200 bares para evitar que aglomerações de pessoas possam propagar a Covid-19.

Em novo decreto, governador determina suspensão de serviços e comércio (23.03) – Serão mantidos apenas os serviços classificados como essenciais para a população.

Seduc divulga programação de aulas via Mediação Tecnológica (23.03) – A transmissão das aulas de Ensino Médio e Etapas EJA Médio acontece na semana de 23 a 28 de março.

Estado intensifica fiscalização nas divisas do Piauí no combate à Covid-19 (24.03) – O controle está sendo realizado pelas polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Sesapi, Divisa e Secretarias Municipais de Saúde.

Secult lança ações para minimizar impactos da Covid-19 na cultura (25.03) – Entre elas estão Festival Sossega o Facho em Casa; antecipação do edital do Boca da Noite, e distribuição de livros.

Governador prorroga decretos até 30 de abril para contenção do coronavírus (30.03) – Aulas, comércio devem continuar suspensos e controle nas divisas será intensificado.

Governo planeja atender afetados pela Covid-19 que não receberem benefícios federais (02.04) – O governo estadual estuda formas de alcançar as famílias que não se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal.

Coronavírus: Wellington determina que o máximo de pessoas deve ser testado (03.04)  – O Estado já conta com mais de sete mil testes, devem chegar ainda nesta sexta 10 mil testes e até a próxima quarta há a previsão para a chegada de mais 10 mil.

Serviços de transporte intermunicipal ficarão suspensos entre os dias 6 e 12 de abril (03.04) – Iniciativa visa garantir cumprimento de medidas de isolamento social determinadas pelo Estado

Governo do Estado disponibiliza 150 veículos para ações de combate à Covid-19 (06.04) – Veículos fazem parte da frota utilizada pelos órgãos da administração estadual.

PM reforça ações durante quarentena e autua mais de 500 estabelecimentos (06.04)

Policiais se deslocam para atuar em barreiras sanitárias na divisa entre Piauí e Ceará (06.04) – Os policiais irão atuar durante o período de 15 dias realizando barreiras sanitárias nas divisas do estado do Piauí com o estado do Ceará.

Governador cobra apoio da União e afirma que apenas 4% dos investimentos na saúde vieram do governo federal (06.04)

Vigilância Sanitária vai aplicar multas a quem descumprir medidas de isolamento social (07.04) – Para a imposição da pena de multa e a sua graduação, a autoridade sanitária levará em conta a gravidade da infração.

Governo do Estado beneficiará mais de 60 mil estudantes com repasse financeiro (07.04)

Polícia apreende vans que descumprem decreto de viagens intermunicipais (08.04)

Governador autoriza compra de medicamentos para tratamento da Covid-19 (08.04)

Governo do Estado inicia levantamento para beneficiar piauienses que não receberem auxílio federal (09.04) – Objetivo é de garantir renda básica para as famílias mais pobres

Veículos destinados à atuação no combate ao coronavírus são cedidos por órgãos estaduais (09.04)

Piauí faz monitoramento por GPS para intensificar isolamento social (10.04) – Trabalho é conduzido pela Secretaria de Segurança Pública e o Centro de Operações Policiais Militares

Piauí fica em 1º lugar do país em ranking de isolamento social (11.04)

Governo detalha plano de investimento para combate ao coronavírus (12.04)

Wellington visita hospitais de campanha em construção na capital (13.04) – Um irá funcionar no Ginásio Verdão e outro na Universidade Federal do Piauí.

Governo do Piauí lança Programa Merenda em Casa (13.04) – Foram investidos R$ 3,5 milhões e 51.608 famílias serão beneficiadas na primeira etapa do programa.

Governo lança aplicativo que garante atendimento e monitora casos de Covid-19 (14.04) – O aplicativo contará com 62 profissionais da saúde que estarão à disposição para realizar o atendimento on-line da população.

Wellington Dias anuncia corte do próprio salário e dos dirigentes dos órgãos do estado (14.04) – Foram oito medidas anunciadas para reduzir custos e manter equilíbrio nas contas do estado

Governador comemora a chegada de 80 respiradores e pede isolamento à população (17.04) – Decisão de juiz federal determinou entrega imediata de respiradores comprados pelo Piauí que estavam retidos em São Paulo.

Governador discute sobre testagem e pesquisa relacionada ao perfil da Covid-19 no Piauí (20.04) – A pesquisa permitirá definir o perfil de contaminação no estado, além do planejamento da necessidade de leitos

Defesa Civil esclarece pontos do decreto de calamidade pública no Piauí (20.04)

Wellington determina criação de núcleo de transparência sobre gastos com a Covid-19 (22.04) – Despesas com ações de combate ao coronavírus serão detalhadas nos portais do Governo e da Transparência

Governo decreta uso obrigatório de máscaras de proteção facial em espaços públicos (22.04) – O governador Wellington Dias assinou o decreto nº 18.947, de 22 de abril de 2020, que estabelece o uso obrigatório de máscaras.

Sem isolamento, Piauí chegaria a 100 mil casos de Covid-19 em junho, diz pesquisador da UFPI (23.04)

Piauí está entre os estados mais transparentes na divulgação de dados sobre a Covid-19 (25.04) – O estado obteve 79 pontos, índice considerado bom, pela organização da sociedade civil OKBR.

Governo realiza pesquisa e aplica testes rápidos para estimar casos de Covid-19 no estado (25.04) – A Sesapi e o Instituto Amostragem estão realizando a pesquisa em 15 municípios para diminuir a questão da subnotificação.

Movimentos sociais manifestam apoio às ações do governo no enfrentamento ao coronavírus (25.04) – Membros da Frente Brasil Popular passaram ao governador uma carta aberta que a entidade fez à sociedade piauiense.

Governador renova decretos de isolamento até dia 21 de maio (30.04)

Governo do Estado apresenta pesquisa sobre contaminação de Covid-19 no Piauí (30.04) – Pesquisa estima mais de 3 mil pessoas infectadas no estado. O Piauí é o primeiro estado brasileiro a divulgar uma pesquisa de verificação do grau de contaminação

Wellington Dias pede que municípios mantenham decretos de isolamento (02.05) – Governador alerta que abertura do comércio pode resultar em contaminação e colapso no sistema de saúde do Piauí

Governo fará nova pesquisa com testes rápidos do Covid-19 em 15 cidades (02.05) – O estudo será realizado na próxima sexta-feira (8) e seguirá ate o dia 11 de maio

Governo do Piauí cria página para combater notícias falsas (03.05) – CCom irá disponibilizar canais para a população tirar dúvidas e fazer denúncias de fakes

Governo do Estado fará nova pesquisa com testes rápidos da Covid-19 (04.05) – A pesquisa irá estimar os casos de Covid-19 no Piauí e poderá auxiliar na redução da subnotificação da doença.

Governador conversa com cientistas sobre Brigada Emergencial e situação da Covid no Piauí (04.05)

Governador se reúne com embaixadora do Canadá e pede apoio para compra de respiradores (04.05)

Governo apresenta novo site de transparência para Ministério Público e TCE (05.05) – A ferramenta reúne todas as informações sobre as ações de combate ao coronavírus no Piauí.

Grupo de trabalho irá unir especialistas locais e da FGV para estudos sobre a Covid-19 (06.05) – A equipe de saúde do estado formará um grupo de trabalho com a FGV para a realização de estudos sobre a situação da contaminação do vírus no estado e suas consequências

Governo implanta visitas virtuais em unidades de saúde, socioeducativas e penais do estado (07.05) – O objetivo da medida é aproximar as famílias utilizando a tecnologia como aliada.

Governador conversa com especialistas que reforçam necessidade de isolamento social (08.05) – Em transmissão ao vivo, governador, profissionais de saúde e estudiosos pedem reforço no isolamento social.

Piauí é o primeiro do país a regulamentar busca ativa com exames no combate à Covid-19 (11.05)

Apesar de decreto federal, Piauí mantém medidas de isolamento social (12.05) – A posição do Governo do Estado é baseada na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Dia do Piauí é antecipado e será comemorado nesta sexta (15) (12.05) – A medida é tomada em razão da grave crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.

Juiz determina apreensão de 41 ventiladores para que sejam entregues ao Piauí (13.03) – Os equipamentos são referentes à primeira parcela da compra realizada pelo Governo do Estado que não foram entregues.

Saiba o que abre e fecha com o novo decreto do Governo do Estado (14.05) – Novo decreto regula abertura de estabelecimentos e medidas restritivas de isolamento social

Welligton apresenta a deputados ações do Estado no enfrentamento à Covid-19 (14.05) – Dias ressaltou todos os esforços que vêm sendo feitos para equipar leitos clínicos e UTIs em todo o Piauí.

 

 

Piauí tem o menor número de casos de Covid-19 do Nordeste (15.05) – Medidas de isolamento adotadas desde março contribuíram para esse resultado.

Governador Wellington Dias explica que novas medidas são essenciais para controlar disseminação do Coronavírus (15.05)

Portaria estadual regula serviços essenciais e atividades de transporte no feriado (15.05)

Piauí alcança 4º lugar no ranking de isolamento com antecipação de feriado (16.05)

Nova pesquisa com testes rápidos para Covid-19 será realizada em 15 municípios a partir da próxima quarta (20) (17.05)

Medidas restritivas mais rígidas surtem efeito no Piauí (18.05) – No domingo (17), o Piauí ficou entre os cinco estados com melhor isolamento social do Brasil.
Governo do Piauí irá viabilizar pesquisas sobre usos de medicamentos contra a Covid-19 (18.05)

Governador propõe acompanhamento de pessoas do grupo de risco da Covid-19 (18.05)

Governador prorroga decreto de isolamento até 7 de junho (20.05) – A decisão foi tomada como base nas orientações do Comitê de Operações Emergenciais da Covid-19 (COE).

Governo do Piauí decreta medidas mais rígidas para o final de semana (21.05) – As ações têm por objetivo aumentar o índice de isolamento social em todo estado

Wellington participa de encontro com presidente e fica certa ajuda de R$ 60 bilhões a estados e municípios (21.05) – No encontro foi discutido também o acordo sobre a Lei Kandir, que pode gerar um repasse de até R$ 5,2 bilhões para estados e municípios.

Com ocupação crescente nas UTIs públicas, Piauí contrata leitos em hospitais particulares (21.05) – Estado tem 91 mortes entre 2852 confirmações do novo coronavírus

Wellington comemora decisão do STF em favor do Piauí para aquisição de respiradores (22.05) – A decisão liminar do STF suspende a decisão do Tribunal Regional Federal de Brasília que cassava a decisão da Justiça Federal Piauiense

Governador discute a implantação do Programa Busca Ativa com prefeitos do Piauí (23.05) – Programa tem por objetivo rastrear e identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Estado

Covid-19: Piauí avança na transparência durante a pandemia (23.05)

Lotéricas, atividades de infraestrutura de transportes e produção de energia na zona rural funcionam normalmente (23.05)

Governo fecha acordo para redução de 5% no repasse dos poderes (24.05) – Termo foi acertado entre Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e ainda Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas

Piauí alcança 52,9% de isolamento social na sexta (22) e fim de semana (25.05) – O Governo do Estado determinou medidas mais restritivas nos dias 22, 23 e 24.

Expansão dos leitos de UTI evitou colapso no sistema de saúde do Piauí (26.05) – No início da pandemia eram 148 leitos, e o Governo do Estado criou mais 98 e chegou a 246 leitos de terapia intensiva.

FGV auxilia Governo do Estado na avaliação sobre retomada da economia (27.05) – Até sábado (30), a fundação deve apresentar sugestão de protocolos de saúde e para a retomada das atividades econômicas.

Governo decreta novamente medidas mais rígidas para o fim de semana (30 e 31) (28.05)

Novas medidas devem ser tomadas para ajudar estados e municípios (28.05)

Governo lança Pacto pela Retomada Organizada das Atividades Econômicas (02.06)

Governo define medidas para retomada de atividades nos órgãos estaduais (04.06) – A Secretaria de Estado da Administração e Previdência elaborou um protocolo com recomendações aos gestores.

Wellington alinha projeção de leitos antes de decisão sobre retomada das atividades (05.06) – O Governo do Estado pretende alinhar o regramento com as prefeituras dos municípios para o retorno gradual das atividades.

53% das pessoas que responderam a Consulta Pública querem retomada de atividades não essenciais (05.06)

Comitê Emergencial apresenta parecer favorável a flexibilização (06.06) – Governador apresentará novos decretos e protocolos necessários na segunda (8)

Empresas precisarão se adequar para retomar atividades (07.06)

Wellington anuncia processo de retomada para três setores da economia (08.06) – Para que os serviços possam ser retomados, as empresas terão que se adequar: aderir ao Pro Piauí e serão fiscalizadas por um comitê técnico.

Comitê Pro Piauí define estratégias para retomada de atividades (09.06) – Está sendo preparado um cronograma de ações para os empresários, que cada empresa deverá adotar para começar as atividades.

Comitê Pro Piauí promove encontro com empresários da Construção Civil (09.06) – O comitê reuniu, nesta terça-feira (9), empresários da construção civil para a última discussão antes do fechamento do protocolo específico do setor.

Governador apresenta a prefeitos os parâmetros para flexibilização das atividades (10.06) – Além de informações sobre a retomada das atividades, Wellington apresentou dados da transmissão da Covid-19, projeção de casos e de óbitos e ocupação de leitos.

Governador trata com líderes da Igreja Católica sobre protocolo para retomada de atividades (11.06) – Mesmo não havendo data prevista para liberação das celebrações, o estabelecimento das regras agilizará o retorno, quando autorizado.

Confira os serviços que podem funcionar no fim de semana (12.06) – O Governo do Estado decretou medidas mais rígidas para o sábado (13) e domingo (14).

Estudos apontam aumento de casos de Covid-19 e governador decide não autorizar retomada de novos setores (15.06) – Wellington Dias irá reforçar medidas de isolamento e ampliação da rede de saúde

Taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Piauí cresce de 0.9 para 1.3 (15.06) – A última pesquisa apontava uma queda de 1.7 para 0.9, devido ao cumprimento das medidas.

Governador participa de audiência que debate regras para retomada de atividades (17.06)

Governo do Piauí estabelece atividades decorrentes de obras públicas como essenciais (18.06)

Governador avalia índice de propagação da Covid-19 no Piauí para flexibilização de atividades econômicas (19.06)

Governo decreta medidas mais rígidas para o fim de semana (19.06)

Governador assina decreto com protocolo de recomendações para atividades econômicas (19.06)

Governador discute retomada da economia com representantes do Sesi e Sebrae (23.06) – Wellington pretende prosseguir com o Pacto Pela Retomada Organizada (Pro Piauí).

Governador amplia restrições por dois fins de semana e anuncia retomada para 6 de julho (25.06) – Novo decreto também prevê aplicação de multa para quem não usar máscara em locais públicos

Confira os serviços que podem funcionar nesta sexta (26) e no fim de semana (26.06)

Governo do Estado busca saídas para a aquisição de medicamentos (26.06) – O mercado internacional é uma das opções para enfrentar a falta de analgésicos e sedativos

Desobediência ao uso obrigatório de máscara pode gerar multa (26.06) – As multas variam entre R$ 500 a R$ 10.000 em todo território piauiense.

Governo do Piauí elabora estratégias para aquisição de medicamentos (27.06) – A pandemia afetou diretamente a produção de analgésicos e sedativos

Governo do Estado e Prefeitura de Teresina planejam lançar decreto único (29.06)

Governador anuncia novas restrições para período de quinta (2) a domingo (5) (30.06) – O esforço, em conjunto com os municípios, antecede a retomada de parte das atividades econômicas na capital piauiense, prevista para o dia 6 de julho

Piauí aumenta nível de transparência sobre contratações emergenciais no enfrentamento à Covid-19 (30.06) – A avaliação do Estado pela Transparência Internacional saiu de “regular” e passou para “bom”, com 68,3 pontos.

Governo decreta medidas mais restritivas para os dias 2, 3, 4 e 5 de julho (1º.07) – Objetivo é fortalecer o isolamento social e as ações de enfrentamento à Covid-19.

Governo publica protocolos específicos para reabertura de quatro setores (02.07) – Indústria, cadeia automotiva, clínicas médicas e veterinárias poderão funcionar a partir de segunda-feira

Medidas do Governo colocam Piauí em segundo no país em isolamento social (03.07) – O índice de isolamento chegou a 43% em todo o estado. Teresina ficou em primeiro lugar entre as capitais

Confira detalhes do protocolo da cadeia produtiva da construção civil (03.07) – Setor foi autorizado a reabrir na segunda-feira, desde que siga os orientações do protocolo

Órgãos estaduais retornarão ao trabalho por etapas (04.07) – A retomada do trabalho presencial nos órgãos será feita por etapas, priorizando as pastas que exigem a presença do servidor no local de trabalho.

Piauí e Teresina atingem melhor nível de isolamento do país, mas governador faz alerta (05.07)

Confira detalhes do protocolo de laboratórios clínicos e postos de coleta (06.07)

Confira detalhes do protocolo da indústria de transformação de materiais de construção (06.07)

Confira detalhes do protocolo da indústria de transformação de máquinas e equipamentos (06.07)

Confira detalhes do protocolo do segmento de automóveis e oficinas (06.07)

Governo anuncia cronograma de retomada para atividades e isolamento segue até setembro (08.07) – Um novo decreto estabelece a flexibilização das medidas de isolamento e de restrição das atividades e reforça que todo o processo se dará de forma gradual e segmentada.

Barrar o coronavírus depende das atitudes da população, defende Wellington Dias (09.07)

Governo decreta medidas restritivas para o fim de semana (10.07)

Iniciativa do Piauí com Programa Busca Ativa é destaque em revista científica internacional (10.07) –  O estado é pioneiro no programa que procura possíveis contaminados pela Covid-19.

Decreto autoriza funcionamento de novos serviços a partir de segunda-feira (13) (11.07)

Governo decreta medidas restritivas para o fim de semana (17.07) – As medidas visam à contenção da Covid-19 no estado.

Governador sanciona lei que concede descontos de até 30% nas mensalidades escolares (17.07)

Novo decreto adéqua calendário da retomada das atividades econômicas (23.07)

Governador assina decreto que restringe atividades econômicas nos dias 25 e 26 (23.07)

Wellington anuncia investimentos permanentes na estrutura de saúde do estado (24.07) – O governo vai investir R$ 230 milhões em estrutura, equipamentos e tecnologia na rede hospitalar em todas as regiões do Piauí até 2022.

Reabertura organizada e gradual evitou crescimento da taxa de reprodução do coronavírus (27.07)

Igrejas de Teresina e interior do estado se adequam ao protocolos para receber fiéis (31.07)

 

Decreto regulamenta reabertura de shopping centers para segunda (03) (1º.08) – Só poderão retornar com as atividades os estabelecimentos que atenderem simultaneamente às condições do Protocolo Geral

Atendimento presencial nos órgãos estaduais retorna na segunda (10) (07.08) – A retomada deverá ocorrer em etapas, combinando revezamento no trabalho presencial e home office.

2021

Governo publica decreto com novas medidas restritivas válidas a partir desta segunda (15) (14.03) – Comércio, serviço público, setores de bares, restaurantes, espaços de lazer, atividades físicas, entre outros, terão de se adequar às exigências.

Governo vai antecipar feriado do Dia do Piauí para quinta (18) e decretar ponto facultativo na sexta (19)(15.03) – Mensagem em caráter de urgência foi enviada nesta segunda-feira (15) à Assembleia Legislativa que pode autorizar a alteração.

Governo determina fechamento de mercados e supermercados às 20h no Piauí (17.03) – A portaria conjunta é da Sesapi e Segov para que seja obedecido o toque de recolher das 21h.

Governador antecipa feriado do Dia do Piauí e decreta ponto facultativo na sexta (19) (17.03) – O Projeto de Lei que antecipa o feriado foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), e, em seguida, sancionado pelo governador.

Decreto permite funcionamento de locais religiosos com restrições até o dia 21 (18.03) – O governador Wellington Dias assinou decreto que autoriza o funcionamento de templos, igrejas, centros espíritas e terreiros, desde que resguardadas as medidas de restritivas para a contenção da Covid-19.

Governo do Estado prorroga decreto de medidas restritivas até 28 de março (22.03) – A decisão foi tomada de acordo com avaliação epidemiológica e as recomendações do COE.

Saúde

2020

Hospitais do interior estão sendo preparados para atender pacientes com coronavírus (15.03) – Secretário de Saúde, Florentino Neto visitou hospitais de Esperantina e Barras para analisar como os hospitais estão seguindo o plano de contingência à Covid-19.

Sesapi se reúne com membros de hospitais privados para articular ações contra o Coronavírus (16.03) – O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto se reuniu com representantes de hospitais do setor privado para debater o plano de contingência ao novo coronavírus e trabalhar a integração de ações entre as redes estadual e privada.

Sesapi suspende por 15 dias procedimentos ambulatoriais e hospitalares (16.03) – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) suspendeu por 15 dias, a partir desta segunda-feira (16), a realização de procedimentos eletivos ambulatoriais e hospitalares.

Diretor do HGV suspende consultas, estágios e restringe visitas a pacientes (16.03)

Hemopi agenda doação de sangue e mantém atendimentos de urgência (17.03) – O atendimento ambulatorial está suspenso por 15 dias, em consonância com o decreto do Governo do Estado.

Sesapi vai contratar empresas para locar equipamentos de UTI para o Piauí (18.03) – A locação vai seguir o mesmo modelo adotado pelo Ministério da Saúde, que vai beneficiar o Estado com 10 leitos.

Lacen garante capacidade para realização de testes da Covid-19 (18.03) – O laboratório é responsável pelo Painel Respiratório que comporta seis tipos de doenças.

HPM será Hospital Sentinela para o Coronavírus no Piauí (18.03) – A Unidade receberá leitos de UTI voltados para receber casos de Covid-19 e reforçará rede de atenção à doença.

HGV faz adaptações para ampliar UTIs e receber casos suspeitos de Covid-19 (18.03) – A meta da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Hospitalar é implantar 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva somente no HGV.

Piauí passa a fazer segunda testagem para coronavírus a partir desta quinta (19) (19.03) – O Ministério da Saúde está gradativamente dando condições aos Lacens, que são os laboratórios centrais dos estados, para que, também, possam realizar o segundo teste.

Sesapi lança edital para contratação de profissionais da saúde  (21.03)- Serão ofertadas 673 vagas para contratação imediata.

Fundação Hospitalar adota medidas preventivas no HGV e Hospital de Picos (21.03) – Medidas seguem determinações do Governo do Estado e Secretaria da Saúde.

Governo anuncia compra de 10 mil kits de exames e criação de 100 novas UTIs (22.03) – Os novos leitos de UTIs estarão distribuídos por todos os hospitais regionais do estado.

Sesapi entrega equipamentos de proteção para polícias atuarem no combate ao coronavírus (22.03 – A previsão é que nas próximas semanas sejam entregues mais Equipamentos de Proteção Individual.

HGV já montou oito novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus (23.03) – Serão implantadas 20 novos leitos de UTIs exclusivos para pacientes com Covid-19

Hospital São Marcos passa a integrar Rede de combate à Covid-19 no Piauí (24.03) – Hospital referência na capital integra esforço para tratar pacientes com a Covid-19.

Maternidade Evangelina Rosa faz triagem e orienta gestantes sobre a Covid-19 (24.03)

HGV implanta 40 novos leitos para receber casos de Covid-19 (25.03) – Na unidade também serão implantados 35 leitos de apoio (pós-UTI).

Exames descartam óbitos pelo Coronavírus em três cidades do Piauí (25.03) – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central do Piauí (Lacen), descartou, nesta quarta-feira (25), a suspeita de três óbitos.

Sesapi usa tecnologia para agilizar decisões sobre o enfrentamento à Covid-19 (25.03) – O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto tem incorporado à sua rotina de trabalho as webconferências.

Sesapi recebe equipamentos de proteção e distribui para hospitais (26.03) – Os EPIs são para o enfrentamento do Coronavírus.

Verdão se tornará hospital de campanha e atenderá pacientes com Covid-19 (27.03) – Ginásio Dirceu Arcoverde, o Verdão, será estruturado com cerca de 100 leitos clínicos para atender pacientes com Covid-19.

Fundação Hospitalar consegue liberação de mais de R$ 2 milhões para Hospital de Picos (30.03) – A portaria do Ministério da Saúde que autoriza os recursos foi publicada nesta segunda-feira (30).

Verdão começa a ser higienizado e desinfectado para receber leitos hospitalares – (31.03) O ginásio está sendo preparado para se tornar um hospital de campanha em Teresina.

Governo do Estado apresenta boletim epidemiológico detalhado (31.03) – Dados mostram que 66% dos infectados no estado têm menos de 60 anos.

Governo do Piauí repassa R$ 28 milhões do cofinanciamento para municípios (1º.04)

Fundação Hospitalar vai instalar dez leitos de UTI em Picos (02.04) – Hospital Regional Justino Luz também recebeu mais uma ambulância para transporte de pacientes

Hospital da PM começa a atuar no atendimento de pacientes com Covid-19 (02.04) – A unidade começará atuando como sentinela, contando com 40 leitos clínicos e 3 leitos de estabilização.

Governo do Estado vai instalar dez leitos de UTI em Picos (02.04) – Hospital Regional Justino Luz também recebeu mais uma ambulância para transporte de pacientes

HGV recebe primeiros pacientes com suspeita de Covid-19 (03.04) – O hospital disponibilizou 20 leitos de UTI e está preparando mais 20, num total de 40 leitos, para tratamento da Covid-19.

Governo distribui EPIs e ainda mantém estoque de material para enfrentar pandemia (03.04) – Foram distribuídos para os Hospitais Regionais do Estado 15.642 máscaras N95; 25.164 aventais cirúrgicos; 7.500 protetores faciais; 15 mil unidades de álcool em gel; 5 mil unidades de álcool etílico; 14 mil máscaras cirúrgicas; 105 mil luvas e 15 mil toucas.

Sesapi inicia distribuição de testes rápidos de coronavírus para hospitais da capital e interior (03.04) – O material já foi entregue para hospitais da capital e do interior.

Piauí é segundo lugar no Nordeste e sexto no Brasil em isolamento social (05.04)

 

Máscaras caseiras podem auxiliar na prevenção contra o coronavírus (06.04) – Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações.

Estado cria 156 novos leitos de UTI para atender pacientes com coronavírus (07.04) – Além dos 77 leitos de UTI já funcionando, outros 375 leitos clínicos estão prontos nos maiores municípios do Piauí

Hospitais Getúlio Vargas e Justino Luz recebem veículos para enfrentamento ao coronavírus (07.04) – Os veículos foram cedidos pela SeadPrev à Fepiserh, responsável pela administração dos hospitais

Governo desinfecta estabelecimentos em ações de combate ao coronavírus (07.04) – Nos últimos dias, Corpo de Bombeiros e Águas de Teresina higienizaram rodoviárias, hospitais públicos, mercados, entre outros locais que possuem aglomerações

Secretário de Saúde vistoria estrutura de hospital de campanha do Ginásio Verdão (09.04) – O hospital receberá 103 leitos, para atender pacientes de baixa complexidade, infectados pelo novo coronavírus

Hospital Justino Luz reforça sua estrutura de atendimento a pacientes com covid-19 (09.04) – Os novos equipamentos foram entregues nesta quinta-feira (09) pelo presidente da Fepiserh, Pablo Santos

Profissionais de saúde realizam treinamento para uso do aplicativo Monitora Covid (11.04) – O aplicativo é uma ferramenta de apoio ao combate à pandemia no Nordeste

Aplicativo oferecerá atendimento on-line com especialistas a pacientes com sintomas de Covid-19 (14.04) – Especialistas estarão disponíveis e é uma oportunidade para que as pessoas se consultarem de casa.

Hospital de Campanha do Verdão terá salas de videoconferência para visitas virtuais (16.04) –  A estrutura está sendo implantada pela PPP Piauí Conectado, por meio da rede Piauí Conect.

Vigilância Sanitária aprova EPIs antes de distribuição (18.04) – A Divisa também está controlando a qualidade das máscaras “Faceshield”.

Piauí recebe mais máscaras N95 e vai distribuir a trabalhadores da Saúde (18.04) – A Sesapi está aguardando mais uma remessa de 20 mil máscaras N-95 para os próximos dias.

HGV treina profissionais sobre segurança do paciente na área da Covid-19 (22.04) – O treinamento é uma medida preventiva e de orientação sobre o uso dos equipamentos de proteção individual.

Governo ofertará suporte psicoterapêutico a profissionais que atuam no enfrentamento ao coronavírus (23.04) – O atendimento será feito por 20 psicólogos em plataforma on-line que funcionará das 8h à meia-noite.

Secretário apresenta ações de enfrentamento à Covid-19 a representantes do Ministério Público (23.04)  – Na oportunidade, o gestor anunciou a criação de um portal da transparência específico para os recursos utilizados no enfrentamento da pandemia.

Plano Operacional mantém Maternidade Evangelina Rosa sem casos de Covid-19 (23.04) – A MDER iniciou cedo a testagem de seus servidores e afastou aqueles que estavam com sinais de gripe.

Estado garante equipamentos de proteção a toda rede de saúde do Piauí (25.04) – Desde o começo da pandemia, o governo vem trabalhando para garantir condições adequadas e seguras para os servidores da saúde.

Wellington discute estratégias para combate à Covid-19 com ex-ministros da Saúde (28.04)

Governador orienta população a ficar em casa e busca solução para obter respiradores (28.04) – Wellington Dias planeja obter 500 a 600 respiradores até o dia 15 de maio.

HGV e mais 11 hospitais receberão recursos do Programa Todos pela Saúde (28.04) – No Piauí, a iniciativa vai beneficiar cinco hospitais na capital e sete no interior previamente definidos pela Sesapi.

Governo garante proteção e segurança a profissionais no enfrentamento ao Coronavírus (29.04)

Parnaíba ganha leitos exclusivos para atender pacientes de Covid-19 (02.05) – São 53 leitos entre clínicos e de UTI, que funcionarão dentro do Hospital Dirceu Arcoverde

Hospital de Uruçuí terá mais leitos de estabilização para Covid-19 (04.05) – A unidade atende aos municípios do Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Hospitais Regionais vão receber auxílio da Enel Green Power para o combate à Covid-19 (04.05)

UPA de São Raimundo Nonato está atendendo pacientes com Covid (04.05) – A Sesapi tomou medidas para atender pacientes do Covid-19 de todo o Território da Serra da Capivara.

Piauí tem mais de 4.500 pessoas que assinaram termos de quarentena (05.05) – Mais de 4.500 pessoas que vieram de outros estados assinaram termo de quarentena quando chegaram ao Piauí

Hospital de Picos instala mais cinco UTIs e apresenta fluxo de atendimentos (05.05) – Hospital já conta com 5 leitos exclusivos para pacientes Covid e mais um respirador móvel para transporte de pacientes

Monitora Covid-19 já atendeu mais de 600 piauienses e evitou sobrecarga de hospitais (06.05)

Hospital de Bom Jesus vai ganhar UTIs para pacientes com Covid (06.05)

Piauí tem a segunda menor incidência de Covid-19 do Nordeste (06.05) – Taxa de letalidade da doença é quase a metade da região

Governo e Prefeitura de Picos reabrem CIEM como Ambulatório Covid (06.05)

Justiça dá prazo de 48h para empresas entregarem ventiladores comprados pelo Estado (06.05) – São 80 respiradores mecânicos para equipar leitos clínicos e de UTI para receber pacientes mais graves acometidos pela Covid 19.

Isolamento social é essencial para que Estado amplie sistema de atendimento antes do pico da Covid-19 (06.05)

Piauí criará brigadas para monitoramento de casos da Covid-19 (07.05) – O esforço visa reduzir as subnotificações e a gravidade do quadro dos pacientes, orientando o tratamento mais rápido.

Paciente vence coronavírus e é homenageado ao sair do HGV (07.05) – O vigilante passou 10 dias internado, sendo quatro dias, em estado grave, na UTI do hospital.

Hospital Deolindo Couto em Oeiras conta com rede avança no atendimento para Covid-19 (07.05)

Hospital Regional de Barras recebe melhorias para atender casos de Covid-19 (07.05)

Hospital de Picos treina equipes sobre intubação e ventilação mecânica (07.05)

Casal internado com Covid-19 tem alta do Hospital Tibério Nunes em Floriano (08.05) – O hospital possui 15 leitos clínicos e 10 leitos de UTI exclusivos para tratamento da doença.

Piauí Fomento e bancos oficiais oferecem crédito a empresas durante pandemia (08.05) – O Governo do Estado faz divulgação das ações financeiras disponíveis para empresários enfrentarem a crise econômica.

Governo amplia ações de proteção e segurança no Hospital de Picos (08.05)

Piauí reforça rede de atendimento a pacientes com Covid-19 no Vale do Guaribas (08.05) – O Estado montou leito de estabilização no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, em Paulistana.

Hospital de Campanha do Verdão inicia atendimentos na segunda quinzena de maio (08.05) – O hospital contará com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 de estabilização.

Covid-19: Duzentos pacientes já tiveram alta após tratamento no Piauí (08.05) –  Número é cinco vezes maior do que a quantidade de óbitos com a doença.

Laboratório do HGV já realizou mais de mil exames para Covid-19 (08.05) – Desses, foram 907 em servidores da Saúde e 155 em profissionais da Segurança Pública.

Governo define normas sanitárias para funcionamento de consultórios médicos (09.05) – As atividades são consideradas essenciais e poderão voltar a funcionar, desde que as normas sanitárias designadas nas portarias sejam obedecidas

Adultos estão entre os mais infectados pela Covid-19 no Piauí (09.05)

Primeira paciente da MDER que contraiu Covid-19 recebe alta (10.05)

Queda no isolamento aumenta em mais de 4 vezes a taxa da infecção da Covid-19 no Piauí (11.05) – O governador irá decretar lockdown (bloqueio total) se a ocupação de leitos ultrapassar 50%.

Casos de Covid-19 crescem no Piauí e especialista reforça importância do isolamento social (11.05)

Hospital de São João do Piauí reforça estrutura pra receber pacientes com Covid-19 (11.05)

Sistema de Saúde do Piauí já caminha para colapso, alerta Governo do Estado (12.05) – A média de ocupação nos leitos intensivos do Piauí por pacientes com Covid-19 está em 46,7%.

HGV atinge ocupação de 85% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 (12.05)

Hospital de Floriano realiza testagem em massa dos profissionais de saúde (12.05) – A testagem será feita em todos os setores do Hospital Tibério Nunes até esta quinta-feira (14).

Piauí cria comitê médico para estudar uso de medicamentos contra a Covid-19 (13.05) – Grupo de trabalho deve ser composto por médicos, pesquisadores e entidades médicas

Paciente de 81 anos com Covid-19 recebe alta após tratamento no Hospital Regional de Picos (13.05)

HGV recebe colaboração do Hospital Alemão Oswaldo Cruz nos casos da Covid-19 (15.05) – A iniciativa faz parte do Projeto Tele UTI do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS e é executado de forma colaborativa pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz.

Corticoide e Hidroxicloroquina são utilizados na rede estadual desde que foram tratados primeiros casos de Covid-19 no Piauí (14.05)

Sesapi envia equipamentos para montagem de leitos em Parnaíba (14.05)

Sesapi investe em ações na atenção básica para o enfrentamento da Covid-19 (14.05)

Vigilância Sanitária orienta borracharias sobre medidas preventivas contra a Covid-19 (14.05)

Testes rápidos para Covid-19 só devem ser realizados por profissionais capacitados (15.05)

Maioria das vítimas de Covid no Piauí tinha cardiopatia (15.05)

Vigilâncias Sanitárias municipais fizeram mais de 8 mil notificações de quarentena no Piauí (16.05)

Maternidade Evangelina Rosa registra cura e alta de seis mulheres com Covid-19 (17.05) – MDER regista atualmente apenas um caso de paciente com a doença.

HGV usa tecnologia para contato de famílias com pacientes (18.05) – O hospital recebeu 14 tablets da ATI para o projeto, como parte do programa Piauí Conectado.

Parceria entre Sesapi e Hospital do Coração capacita profissionais do Piauí (18.05)

Hospital de Simplício Mendes tem primeira paciente curada da Covid-19 (19.05)

HGV vai testar todos os pacientes que derem entrada no hospital (19.05) – A medida vai funcionar 24 horas por dia e faz parte do novo fluxo de entrada dos pacientes regulados na unidade.

Vigilância Sanitária orienta sobre uso correto de máscaras caseiras (20.05)

Covid-19: Estado aumenta número de leitos clínicos e de UTI em Parnaíba (20.05)

Rede de saúde do Piauí já atendeu mais de 80 pacientes de outros estados (20.05) – Já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Ministério da Saúde habilita novos leitos de UTI no Piauí para atendimento de pacientes com Covid-19 (20.05)

Edital de seleção para Hospital de Campanha do Verdão oferece 230 vagas (21.05)

Programa Busca Ativa vai começar em 15 municípios do PI (21.05)

Governo elabora ações para melhorar atendimento da Saúde no Sul do estado (21.05) – Além de obras no hospital de Corrente, estuda-se a implantação de um hospital de campanha na cidade.

Hospital de Campanha do Verdão recebe visita de técnicos do Hospital do Coração (22.05) – Os profissionais ficaram impressionados com a estrutura do hospital.

Governo vai ampliar capacidade de equipamentos, medicamentos e testes no extremo sul do Piauí (22.05) – No encontro, por videoconferência, com prefeitos do extremo sul, governador se comprometeu a ampliar a estrutura de saúde nos municípios de Corrente, Curimatá e Bom Jesus

Hospital de Amarante recebe equipamentos para reforçar o combate à Covid-19 (23.05) – Ao final das obras do hospital, a unidade contará com 5 leitos clínicos voltados para os atendimentos de casos da doença.

Piauí é referência nacional na realização de perícias remotas (24.05)

Taxa de infecção da Covid-19 tem queda no Piauí (25.05) – A quarta rodada de pesquisas realizada pelo Instituto Amostragem revelou uma queda no índice de contaminação da Covid-19 no estado

Maternidade Evangelina Rosa passa por processo de sanitização total (25.05)

Tecnologia facilita comunicação de pacientes e profissionais no HGV (26.05) – O hospital recebeu tablets e notebooks e com eles realiza visitas virtuais e envia boletins médicos a familiares.

Hospital da PM recebe tomógrafo para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19 (26.05)

Hospital de Luzilândia realiza testagem em profissionais dos serviços essenciais (26.05)

Governo do Piauí recebe 20 respiradores nesta quarta (27) (27.05) – Por meio de mandado de busca e apreensão, o governo enviou avião para o resgate imediato dos equipamentos em São Paulo.

Piauí reforça rede de saúde com 21 novos leitos de UTI (28.05) – São 11 leitos no Hospital Natan Portella e outros 10 no HGV, montados com a chegada de 20 novos respiradores.

HGV recebe nove respiradores mecânicos e abre 10 novos leitos de UTI (28.05) – Os equipamentos vão ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com a Covid-19 em estado mais grave.

Sesapi mantém estoque de segurança de EPIs para profissionais (28.05)

Wellington entrega Hospital de Campanha do Verdão e amplia rede de atendimento (29.05) – O local disponibilizará 103 leitos. Desses, 90 são clínicos, que atendem casos mais leves da doença.

Hospital de Campanha do Verdão oferecerá visitas virtuais (29.05) – A medida visa oferecer segurança a todos, tanto aos familiares como aos pacientes e profissionais do hospital.

Piauí recebe nos próximos dias 100 respiradores comprados na Turquia (29.05) – Os equipamentos já chegaram ao Brasil e são fundamentais para ampliação de mais 100 leitos de UTIs.

HGV testa servidores para identificar a Covid-19 e adotar condutas adequadas (02.06) – Dos 1.798 testes realizados, 49 deram positivos para coronavírus, o que corresponde um percentual de 2,7%.

Sesapi realiza treinamento com fisioterapeutas para utilização dos novos respiradores (02.06)

Hospital de Campanha Estadual recebe primeiro paciente (02.06) – O paciente foi encaminhado do Hospital Geral do Buenos Aires ao HCE para tratamento do coronavírus

Vigilância Sanitária lança protocolo de recomendações para atividades econômicas durante a pandemia (02.06)

Hospital de Demerval Lobão cria 8 leitos para atendimento de casos da Covid-19 (03.06) – O novo espaço permitirá uma atenção adequada aos casos da doença que chegarem até a unidade e necessitem de assistência hospitalar.

Taxa de transmissão do coronavírus no Piauí cai de 1.7 para 0.9 (04.06)

Piauí recebe mais 21 respiradores para atender pacientes com Covid-19 (04.06) – Os equipamentos fazem parte de um lote de 80 aparelhos comprados pelo Governo do Estado.

Governo garante segurança e equipamentos para profissionais de saúde no enfrentamento à Covid-19 (04.06)

Programa Busca Ativa é pioneiro no país e monitora pessoas infectados no Piauí (04.06) – O Piauí é o primeiro estado a implementar o Busca Ativa Covid-19, que já está sendo realizado em 17 municípios.

HGV abre 10 leitos de UTI e 40 enfermarias para atender casos da Covid-19 (05.06) – A meta é que, até o fim deste mês, o hospital tenha 50 leitos de terapia intensiva para atendimento a pacientes em estado mais grave da doença.

Hospital de Campanha Estadual realiza primeira visita virtual (05.06) – A unidade dispõe de quatro cabines de transmissão remota preparadas pela Piauí Conectado para receber as famílias.

Fundação Hospitalar amplia leitos de UTI no HGV e Hospital de Picos (05.06) – Os dois hospitais receberam mais 10 UTIs, leitos clínicos e reforço nos fluxos e medidas de segurança.

Hospital Regional Tibério Nunes amplia número de UTIs com 10 novos ventiladores mecânicos (05.06) – Ao todo, a unidade passa a contar com 20 leitos de UTI para atendimento de pacientes da Covid-19.

Hospitais de Bom Jesus e São Raimundo Nonato recebem respiradores do Governo do Estado (05.06)

Hospital de Parnaíba amplia a capacidade de atendimento com mais 7 respiradores (05.06)

Governo aumenta em 120% o número de leitos de UTI para Covid-19 (07.06) – Leitos de estabilização tiveram crescimento de 173%

Barreira Sanitária é instalada na Nova Ceasa (08.06) – A medida foi aprovada pelos permissionários e clientes do mercado.

Pacientes do Hospital de Campanha Estadual podem receber visitas agendadas (09.06) – Visitas por meio de videochamadas causam conforto aos pacientes e seus familiares.

Iaspi implementará telemedicina para expandir atendimento aos segurados (09.06) – O assunto foi tratado em reunião por videoconferência do governador com representantes do CRM.

Hospital de Picos é referência na recuperação de pacientes com a Covid-19 (12.06) – O Justino Luz registrou, em maio, 27 altas de pacientes infectados pelo novo coronavírus e menos de 3% de óbitos.

Maternidade já atendeu 27 casos de Covid-19 e realizou 22 altas hospitalares (13.06) – A MDER tem se destacado no atendimento de alta complexidade às mães e bebês durante a pandemia

Governo do Estado amplia em 100% leitos de UTI no HGV durante pandemia (15.06) – A expectativa é de que o número de leitos de terapia intensiva chegue a 50 até o mês de julho.

Governo do Estado entrega 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar (16.06) – São leitos de terapia intensiva tipo II adulto, destinados exclusivamente a pacientes infectados com o novo coronavírus.

Idoso de 83 anos comemora alta do Hospital de Campanha Estadual (16.06) – O idoso e sua esposa, casados há 62 anos, deixaram a família preocupada após os dois contraírem o coronavírus

Paciente do Hospital de Campanha Estadual ganha aniversário surpresa (17.06) – O aniversariante se emocionou com a visita virtual de familiares e com o animado parabéns da equipe multiprofissional.

Respirador de baixo custo desenvolvido no Piauí espera registro da Anvisa (17.06) – O projeto tem o apoio da Fapepi e da Vigilância Sanitária estadual.

Sesapi capacita gestores municipais para o programa Busca Ativa Covid-19 (17.06)

Piauí recebe mais 20 respiradores para reforçar rede de terapia intensiva (18.06) – Estado já recebeu 61 de um total de 80 equipamentos adquiridos no início do ano.

Sesapi já distribuiu mais de 3 milhões de equipamentos de proteção individual (18.06) – Todos os hospitais da rede estadual de saúde que são abastecidos semanalmente, de acordo com a necessidade de cada instituição.

Governador discute compra de insumos para medicamentos usados em UTIs (18.06)

Hospital de Campanha Estadual é pioneiro no Brasil ao lançar site próprio (19.06) – A página mantém a população informada sobre os dados da unidade de saúde e funciona como um portal da transparência.

Sesapi recebe 20 respiradores do Ministério da Saúde (19.06)

Sesapi reforça equipes do programa Busca Ativa em municípios do litoral (21.06)

Hospital de Campanha Estadual realiza grupo de apoio com familiares de pacientes (21.06) O Grupo de Acolhimento para Familiares realizado no HCE proporciona apoio e conforto aos familiares dos pacientes internados.

Governo e Fundação Hospitalar reforçam estrutura no Hospital de Picos (21.06) – O número de leitos de UTI foram triplicados de 10 para 30 desde o início da pandemia, além da abertura de 35 leitos clínicos.

Piauí registra mais de 4 mil casos de Covid-19 em apenas uma semana (23.06)

Hospitais do Piauí recebem dez ventiladores de transporte da empresa Philips (24.06) – Os equipamentos serão destinados aos Hospitais de Picos e de Campanha do Estado para atender pacientes com Covid.

Hospital de Campanha Estadual recebe pacientes por meio de regulação estadual (24.06) – A unidade de saúde possui três semanas de funcionamento e recebe pacientes de todo o Piauí.

Governo divulga resultado de seleção para profissionais de saúde (25.06) – O seletivo é para contratação de profissionais para atuarem na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 no estado.

Programa Busca Ativa atende mais de 170 municípios do Piauí (25.06) – Até o dia 25 de junho foram detectados 319 casos positivos da doença e 1.182 negativos, durante as buscas realizadas pelas equipes do programa.

Ceir prepara estrutura com medidas de segurança e elabora plano de retorno gradual de serviços (26.06) – Ainda não há data definida para o retorno integral, porém uma série de adaptações na estrutura do centro já está sendo feita.

Hospital de Campanha Estadual realiza testagem de coronavírus em colaboradores (27.06) – A unidade de saúde pretende diagnosticar colaboradores que estejam contaminados

Barreira sanitária na BR 343 orienta motoristas no combate à Covid-19 (27.06)

Sesapi realiza barreira sanitária na saída sul de Teresina (28.06)

Vigilância Sanitária intensifica ações no litoral do Piauí neste final de semana (28.06)

Piauí fica em 1º lugar no índice isolamento social no Nordeste (29.06) – Medidas restritivas do Governo do Estado surtiram efeito no fim de semana

Sesapi prepara dez leitos de UTI em Bom Jesus (29.06)

Busca Ativa garante melhor controle e tratamento precoce de casos da Covid-19 (30.06) – Ação foi desenvolvida nesta terça (30) no espaço da Nova Ceasa

HGV amplia leitos de UTI e recebe vistoria do Denasus e MPE (30.06) – O hospital ampliou em mais de 100% os leitos de UTIs durante a pandemia, passando de 20 para 43 leitos.

Programa Busca Ativa promove testagem na Nova Ceasa nesta terça (30) (29.06) – A ação vem para fortalecer o trabalho de combate ao novo coronavírus no entreposto.

Visitas virtuais a pacientes do Hospital de Campanha podem ser feitas de casa (1º.07)

Após 44 dias internada, mulher de 60 anos recebe alta do Hospital de Picos (1º.07) – Outra paciente de 88 anos também venceu a doença e teve alta. Ela se comunicava com a família por videochamada.

Sesapi reforça estrutura de atendimento na região Norte (02.07) – Região do litoral é a que mais tem apresentado crescimento da Covid-19, depois de Teresina

Taxa de transmissibilidade do coronavírus cai de 1,8 para 0,87 no Piauí (02.07) – Pesquisa mostra ainda que número de pessoas recuperadas está crescendo mais rápido mais do que o de infectadas

Vigilância Sanitária fiscaliza rodoviária de Parnaíba e orienta passageiros sobre a Covid-19 (02.07) – Equipe informou sobre importância das máscaras, do distanciamento social e do uso de álcool em gel

Sesapi reforça estrutura de atendimento na região Norte (02.07) – Região do litoral é a que mais tem apresentado crescimento da Covid-19, depois de Teresina

Programa Busca Ativa inicia ações em Luzilândia para identificar pessoas com Covid-19 (02.07) – As equipes vão até a residência das pessoas para aplicar os testes rápidos

Sesapi assina termo de retomada das obras do novo hospital de Picos nesta segunda (6) (04.07)

Piauí utiliza teste de qualidade para identificação do coronavírus (06.07) – Todos os produtos passam por controle de qualidade da Anvisa

HGV já recebeu 244 pacientes e é a maior referência para pacientes com Covid-19 no Piauí (06.07)

Barreira sanitária em Parnaíba orienta motoristas no combate à Covid-19 (06.07)

Pesquisa mostra distribuição espacial dos casos e óbitos por Covid-19 no Piauí (07.07) – No trabalho, destacam-se especialmente Teresina e Água Branca com os maiores riscos relativos para óbitos pela doença.

Programa Busca Ativa realiza testagem em feirantes e caminhoneiros na Nova Ceasa (07.07) – Durante a ação, os permissionários também recebem orientações de lavagem das mãos e uso correto das máscaras no dia a dia.

Hemopi realiza coleta de sangue na Ponte Estaiada durante três dias (07.07) – A unidade móvel do Hemopi estará disponível como posto de coleta nos dias 8, 9 e 10 de julho.

Ceir retoma atividades de forma gradual e com novas adequações na estrutura (08.07) – O atendimento corresponde apenas a 20% a 30% da capacidade do centro, seguindo as orientações do Governo do Estado e o Protocolo Ceir

Sesapi prorroga prazo de licenças sanitárias estaduais por seis meses para empresas (08.07) – A medida foi republicada por meio de nota técnica divulgada nesta quarta-feira (8).

Wellington assina termo de retomada das obras do novo hospital de Picos (09.07)

Programa Busca Ativa chega a 205 municípios e é referência no mundo (10.07) – A iniciativa foi destaque internacional no site Foreing Affairs.

HGV realiza mais 5 mil testes para detectar o novo coronavírus (10.07) – A testagem foi feita em profissionais de Saúde, Segurança Pública, pacientes e acompanhantes.

Piauí tem êxito com diagnóstico e tratamento precoce da Covid-19 (11.07) – O programa Busca Ativa, executado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com os municípios, está presente em 208 cidades piauienses.

Piauí reduz em 32% número de óbitos por Covid-19 (12.07) – O anúncio foi feito neste sábado (11), pelo governador Wellington Dias, que avaliou os números.

Picos: equipes médicas e estrutura são diferenciais no tratamento da Covid-19 (12.07) – Hospital Regional Justino Luz é referência para o tratamento da Covid-19 na macrorregião que abrande mais de 42 municípios e 600 mil habitantes.

Maternidade Evangelina Rosa ganha mais 14 leitos para tratamento de paciente com Covid-19 (14.07) – A maternidade passa a contar agora com 30 leitos de internação clínica e 10 de UTI para casos confirmados da doença.

Precocidade no diagnóstico e tratamento da Covid-19 salvam vidas no Piauí (14.07)

Risco epidemiológico da Covid-19 cai na maioria dos territórios do Piauí (15.07) – É o que aponta o relatório epidemiológico desenvolvido pelo pelo grupo de trabalho do Pro Piauí.

Farmacêuticos do HCE usam tecnologia para acompanhar tratamentos (15.07) – Todos os cuidados são tomados pela equipe multidisciplinar usando sistema planejado especificamente para o hospital.

Inquérito sorológico é estratégia de combate à Covid no Piauí (15.07)

HGV prepara estrutura do Ambulatório Integrado para retomada dos atendimentos (15.07) – Segundo a direção do hospital, o retorno dos atendimentos ambulatoriais será de forma gradual e segura.

Programa Busca Ativa atinge 95% dos municípios piauienses (16.07) – A iniciativa tem trazido resultados que ajudam a desafogar o sistema de saúde do estado.

Farmácia do Povo realiza segunda sanitização no prédio sede (16.07)

Visitas virtuais melhoram a autoestima dos pacientes da área covid do Hospital de Picos (16.07)

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos assegura atendimento e segurança a pacientes em Bom Jesus (17.07)

Vigilância Sanitária notifica supermercado em Luís Correia (17.07)

Vigilância Sanitária realiza fiscalização nas praias de Luís Correia e aplica multas (18.07) – A circulação de pessoas e abertura de bares e restaurantes nas praias do litoral ficaram proibidas, por meio de decretos estadual e municipal.

Piauí registra queda no número de óbitos por Covid-19 (20.07)

Hospital Regional de Campo Maior amplia área Covid-19 com novos leitos (20.07)

Piauí registra queda na ocupação de leitos para Covid-19 (22.07) – Os números mostram que uma redução de casos graves que necessitam de leitos para tratamentos de alta complexidade.

Teresina ganha centro de acolhimento para casos leves de Covid-19 (22.07)

Taxa de transmissibilidade do coronavírus cai de 0,87 para 0,74 no Piauí (23.07) – Os dados são do Inquérito Soroepidemiológico realizado entre 15 e 18 de julho e o índice é o menor registrado no estado.

Lacen entrega resultados de testes de forma mais ágil com internet da Piauí Conectado (23.07)

HGV registra queda no número de pacientes com Covid-19 (24.07) – Os dados mostram uma redução de casos graves que necessitam de serviços de alta complexidade.

Hospital de Campanha Estadual recebe serviço de telessaúde (25.07) – Os médicos intensivistas farão visitas por meio de um console, reforçando o acompanhamento do médico diarista e possibilitando a discussão de casos clínicos

Ceir prepara unidade para reabilitação de recuperados da Covid-19 (26.07)

Hospital Justino Luz alcança a marca de 100 pacientes recuperados da Covid-19 (27.07)

Laboratório do HGV aumenta em 30% a realização de exames por mês (28.07) – O crescimento é reflexo da ampliação do número de leitos de UTIs para atender os pacientes com a Covid-19.

Mais de 300 pacientes tiveram alta do Hospital de Campanha Estadual (29.07) – O hospital de retaguarda trata pacientes com Covid-19 regulados pelo sistema da Sesapi.

HEDA já notificou mais de 6.000 pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 (30.07)

Governo inicia na segunda (3) mais uma etapa do inquérito sorológico da Covid-19 (31.07) – Equipes compostas por pesquisadores e profissionais de saúde estarão em campo em 12 municípios, aplicando testes rápidos e coletando informações.

Governo triplicou número de UTIs no interior (31.07)

Reforço em hospitais do interior possibilitam tratamento de qualidade a pacientes Covid-19 (1º.08) – Hospitais de Picos e de Floriano tiveram estrutura ampliada e estão conseguindo atender à demanda

Parnaíba e Teresina vão ganhar unidade pós Covid-19 em centro de reabilitação (1º.08) – Objetivo é tratar pacientes que ficaram com sequelas mesmo após ficarem curados da doença

Fundação Hospitalar entrega ventiladores de transporte para cidades do interior (02.08) – As cidades de Bocaina, Jacobina, Ribeiro Gonçalves, Palmeirais e São Pedro do Piauí foram beneficiadas

Número de óbitos por Covid-19 cai pela quarta semana seguida no Piauí (03.08) – Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde revela tendência de queda há um mês.

Hospital de Campanha Estadual presta apoio psicológico a servidores da linha de frente (03.08) – A equipe de psicologia do HCE presta auxílio aos colaboradores, pacientes e familiares

Ações conjuntas da Sesapi e PM contribuem para bons resultados na saúde (03.08) – Barreiras sanitárias, HPM e testagem dos profissionais de Segurança Pública são alguns dos pontos da parceria.

Cai número de internações por Covid-19 em leitos clínicos, de UTI e estabilização (04.08) – Mesmo entrando na quinta semana de reabertura econômica, o Piauí consegue reduzir o avanço do novo coronavírus.

Lacen realiza testes mais sensíveis para detecção do novo coronavírus (04.08) – Resultado do novo tipo de testes sai em até 48 horas após chegada do material no laboratório

População indígena do Piauí recebe assistência durante a pandemia de coronavírus (04.08)

Hospital de Picos registra aumento na recuperação de pacientes com Covid-19 (04.08)

HGV já recebeu 400 pacientes na área Covid-19 e 115 já tiveram alta por cura (04.08) – Os dados são do Informe Epidemiológico do hospital no período de 1º de abril a 31 de julho.

Dia Nacional de Vigilância Sanitária marca ações de enfrentamento a pandemia no Piauí (05.08)

Com queda na ocupação, Governo aprova plano para desmobilização de leitos emergenciais (06.08)

2021

Piauí amplia número de leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19
Coronavírus (17.03) – Serão instalados, nesta semana, mais dez novos leitos de terapia intensiva no Hospital Getúlio Vargas.

Economia

2020

Agespisa suspende cortes de água por causa da pandemia do coronavírus (21.03) – A suspensão atinge os clientes inadimplentes por um prazo de trinta dias.

Governo abre linha de crédito para empresas que produzem insumos usados no combate à Covid-19 (24.03) – Crédito será concedido a empresas que trabalham na produção de equipamentos de combate ao Coronavírus, como máscaras, luvas, álcool em gel

PPPs são exemplo de bons serviços em tempos de Covid-19 (24.03) – Nova Ceasa, Piauí Conectado e Águas de Teresina facilitam a vida da população em tempos de pandemia.

Covid-19: Piauí Fomento adota medidas para movimentar economia (27.03) – Entre elas está a concessão de crédito para empresas que trabalham com artigos de enfrentamento ao coronavírus.

Governo suspende e prorroga prazos para ajudar contribuintes a superarem a crise econômica (03.04)

Governo prorroga pagamento do IPVA com 5% de desconto para 30 de junho (03.04) – A medida foi efetivada por meio de portaria editada pela Secretaria de Estado da Fazenda

Licitações de PPPs no Piauí são adiadas para maio (03.04) – Ao todo, são quatro projetos de PPP que somam R$ 205 milhões em previsão de investimentos da iniciativa privada

Governo toma medidas para área econômica e social durante o período de enfrentamento à Covid-19 (03.04) – Garantir o abastecimento de água, comida popular e abrigo para moradores de ruas foram algumas ações.

Wellington solicita que equipe tenha plano para voltar a alavancar a economia (08.04) – Dias pediu que os gestores continuem empenhados no combate ao coronavírus.

Plano de Ação para Enfrentamento à Covid-19 prevê utilização de créditos extraordinários (08.04)

Piauí recebe R$ 18 milhões para combate à covid-19 (11.04) – Valores serão redirecionados para o Fundo Estadual da Saúde

Governo aplica mais de R$ 3 milhões para geração de emprego e renda no meio rural (16.04) – O Progere II inicia a segunda etapa da implantação de Projetos de Investimentos Produtivos em três territórios do estado.

Governo e lojistas lançam site e aplicativo Piauí Delivery para estimular comércio (17.04)

Wellington trata com prefeitos sobre plano de retorno das atividades no estado (22.04) – Foi discutido um planejamento para os próximos meses, a fim de manter um entendimento com os diversos setores que compõem a sociedade piauiense.

Wellington Dias discute políticas de apoio às pequenas empresas durante a pandemia (28.04) – As propostas apresentadas direcionam ao impulsionamento da economia no estado

Secretaria da Agricultura Familiar garante atendimento on-line de programas e projetos (01.05)

Estado teve queda de 35% na primeira cota do FPE do mês de maio (07.05)

Piauí Delivery é opção para os piauienses no Dia das Mães (07.05)

Perdas do Estado no orçamento 2020 chegarão a R$ 1,4 bilhão (08.05) – Piauí reavalia receitas para enfrentar queda no orçamento

Pacientes com Covid-19 na MDER devem ter alta nos próximos dias (08.05)

Escritórios de advocacia e contabilidade são autorizados a funcionar com restrições e horários reduzidos (08.05) – Escritórios funcionarão em horário reduzido, observando as normas e orientações técnicas das organizações de saúde

Atendimento remoto agiliza solicitação de seguro-desemprego no Sine (11.05)

Estado e setor produtivo discutem impacto da pandemia no desenvolvimento do Território dos Cocais (15.05)

SAF libera crédito de R$ 950 mil para Unidades Produtivas do Crédito Fundiário (16.05) – Os recursos vão beneficiar 30 famílias de agricultores e agricultoras familiares em dois municípios.

Governador discute retomada da economia com especialista Raul Velloso (19.05)

Linha de crédito especial apoia agricultura familiar no momento de pandemia (19.05) – A Secretaria da Agricultura Familiar auxilia os agricultores do estado que necessitem recorrer ao financiamento.

Sem burocracia, Piauí Fomento libera crédito para empresas em até 15 dias (20.05) – Empréstimos têm carência de um ano, com parcelas de até 48 meses

Trade aposta no turismo da Rota das Emoções após a pandemia (26.05) – O cenário de sol e praia, longe de aglomeração, será um dos pontos para a procura dos turistas pelo destino.

Governador discute protocolos de saúde para retomada das atividades econômicas (27.05) – Os protocolos higiênico-sanitários devem ser seguidos pelas empresas de diversos setores da economia

Pesquisa aponta impactos causados pela Covid-19 no Turismo do Piauí (04.06) – Os indicativos servirão para trabalhos futuros na Setur.

Piauí recebe R$ 208 milhões da primeira parcela do auxílio emergencial da Covid-19 (09.06)

Comitê Pro Piauí promove encontro com empresários da Construção Civil (09.06) – O comitê reuniu, nesta terça-feira (9), empresários da construção civil para a última discussão antes do fechamento do protocolo específico do setor.

Piauí Conectado promove geração de emprego no estado (16.06) – Cerca de 150 empregos foram gerados diretamente, atuando na empresa, e 300 criados de forma indireta.

Jucepi informa novas diretrizes e normas do registro público de empresas (16.06) – A iniciativa faz parte do processo de simplificação e desburocratização implementado pela Lei de Liberdade Econômica.

Campanha Abrace o Artesanato Piauiense facilita divulgação e venda de peças (18.06)

Produtos da agricultura familiar serão comercializados pelo Piauí Delivery (23.06) – A plataforma permite que os consumidores façam compras pela internet e recebam os produtos em casa.

Servidores estaduais terão até três meses de carência em empréstimo consignado (1º.07) – Interessados devem procurar uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Jovem do campo tem aumento na produção durante a pandemia (13.07)

Governador lança Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (21.07) – A medida tem como objetivo incentivar o pequeno empresário piauiense através da concessão de créditos.

Wellington Dias anuncia pagamento antecipado do 13º salário (07.08) – A medida injetará mais de R$ 200 milhões na economia já no próximo dia 21 de agosto

2021

Piauí Fomento disponibilizará R$ 100 milhões nos próximos dois anos para reduzir impactos da pandemia (15.03) – A agência vai liberar crédito para empreendedores informais em até 15 dias.

Governo do Estado disponibilizará auxílio financeiro para trabalhadores de bares e restaurantes(15.03) – A concessão do benefício será coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Governador anuncia R$ 9,6 milhões para municípios durante reunião com presidente da APPM(15.03) – O governador Wellington Dias anunciou, na tarde desta segunda-feira (15), em reunião com o presidente Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo César.

Wellington Dias defende apoio a agricultores familiares para aquecer economia (16.03) – O governador Wellington Dias se reuniu em ambiente virtual, nesta terça-feira (16), com representantes do movimento social do campo.

Piauí Fomento vai oferecer R$ 100 milhões em crédito para empresas e empreendedores informais (16.03) – Desse total, R$ 50 milhões serão liberados este ano e R$ 50 milhões em 2022 para reduzir os efeitos negativos da pandemia na economia.

Parcerias

Parceria entre Governo e BB permitirá concessão de novos créditos para a população (18.03)

Governadores defendem medidas emergenciais para enfrentamento ao coronavírus (20.03) – Objetivo é garantir o enfrentamento dos desafios sanitários e econômicos da pandemia.

Governo e entidades do comércio definem horário especial de funcionamento do centro de Teresina(20.03)

Governadores do Nordeste formalizam Comitê de Operações contra o Coronavírus (20.03) – A discussão se deu via videoconferência e debateu ainda desafios de ordem econômica e social

Wellington acerta com a União medidas para enfrentar a crise do coronavírus (23.03) – Reunião entre governadores de estados brasileiros e a presidência da República.

Governador se reúne com presidentes do TJ e Alepi e anuncia investimentos contra o coronavírus (23.03) – O objetivo da reunião foi discutir as medidas preventivas de combate ao novo coronavírus adotadas no Piauí e as medidas adotadas por cada órgão.

Governo firma parceria com setor privado para produção de EPIs (25.03) – Empresas se colocaram à disposição para produzirem Equipamentos de Proteção Individual, contribuindo com o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Governadores do Brasil criarão Câmara Técnica para combater o coronavírus (25.03)

Governadores do NE lamentam postura do presidente e mantêm medidas de combate à Covid-19 (25.03)

Governadores do Nordeste cobram seriedade do Governo Federal no combate ao Coronavírus (27.03) – Chefes de Estado reafirmam o compromisso com pareceres técnicos da OMS e dados científicos

Seduc cria comitê para definir regime especial de aulas (27.01)

Escola pública estadual abrigará pessoas em situação de rua em Teresina (27.01) – A U. E. Anicota Bulamarque abrigará em caráter temporário pessoas que estão em risco de contaminação

Governo intensifica monitoramento de municípios com casos confirmados de Covid-19 (28.01) – Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, os protocolos definidos orientam o isolamento domiciliar.

Governadores do Nordeste criam Comitê Cientifico para enfrentamento à Covid-19 (30.03) – O Piauí será representado pelo médico infectologista e diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha.

Comitê Científico do Consórcio Nordeste dá primeiras orientações para enfrentamento ao coronavírus (1º.04) – Os membros da entidade apresentaram a metodologia que irão usar para ajudar os nove governadores da região.

Nordeste irá adquirir testes rápidos para mapeamento de casos de Covid-19 (1º.04) – Governadores da região temem que números oficiais de infectados até o momento não correspondam com a realidade e possam prejudicar planejamento de ações

Wellington Dias quer apoio dos deputados para aumentar investimentos na Saúde (05.04)

Consórcio Nordeste vai comprar e distribuir um milhão de máscaras (06.04) – Estados nordestinos querem estimular produção de microempreendedores e proteger população de baixa renda.

Governo e Prefeitura firmam parceria para compra de 200 respiradores (08.04) – Os equipamentos irão atender a rede de UTIs e salas de estabilização da capital e interior do estado.

Fundação Hospitalar do Piauí recebe apoio da Apidep no combate à Covid-19 (09.04) – A diretoria da associação destinou R$ 20 mil em EPIs e insumos que serão doados à rede hospitalar atendida pela Fepiserh

Wellington e 16 governadores solicitam ao Senado aprovação do auxílio financeiro aos estados (16.04) – Projeto já aprovado na Câmara prevê compensar a perda da arrecadação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Governador discute reforço de ações de prevenção à Covid-19 com empresas de produção de energia (17.04) – As empresas trabalham com obras para a produção de energia eólica, solar e de transmissão e empregam milhares de pessoas

Comitê Científico do NE defende isolamento social e criação de brigada emergencial (17.04) – A continuação de restrições rodoviárias também foi uma das pautas aprovadas pelos membros do Comitê

Governo recebe notebooks e tablets da empresa Piauí Conectado para hospital de campanha (17.04) – O equipamento também será utilizado nas estratégias de combate à pandemia em outros locais, como presídios

Governador reúne prefeitos e debate ações contra a Covid-19 no interior do Piauí (18.04) – Wellington Dias quer reforçar rede de saúde no estado e pede que prefeitos ajudem em medidas de isolamento.

Wellington Dias e demais governadores do Nordeste se reúnem com ministro Nelson Teich (21.04) – O governador ressaltou que a integração entre todos os níveis de governo é necessária e defendeu o isolamento social como uma medida de proteção para evitar a rápida a disseminação do vírus.

Piauí receberá 10 leitos de UTI do Ministério da Saúde (24.04) – Os leitos irão garantir o atendimento a pacientes graves da Covid-19.

Em nova reunião, governadores do Nordeste apresentam demandas a ministro da Saúde (29.04)

Parceria garante organização de filas e distribuição de máscaras em agências da Caixa em Teresina (05.05) – Tendas já começaram a ser montadas e trabalho deve começar a ser executado a partir de quarta-feira (6), nas quatro agências mais movimentadas da capital

Suparc e empresas de PPPs montam estrutura e distribuem máscaras a clientes da Caixa Econômica (06.05) – Agências da Caixa recebem estrutura e distribuição de máscaras para proteção da população durante a pandemia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico coordena produção e distribuição de EPIs (08.05) – Foram distribuídos mais de 5 mil litros de álcool, 150 mil máscaras TNT, 3,5 mil aventais e 700 cestas básicas.

Piauí Conectado realização ação para auxiliar população nas filas da Caixa Econômica (10.05) – As agências também estarão equipadas com pontos de Wi-Fi Piauí Conect

Bancada federal do Piauí destina R$ 186 milhões para ações de saúde (12.05) – Recursos foram de emendas individuais e de bancada e serão usados no combate à Covid-19

Parceria garante testagem de servidores estaduais (20.05) – O agendamento será feito pela SeadPrev a partir da solicitação dos órgãos.

Comitê Científico do Nordeste se torna referência mundial no combate ao coronavírus (23.05) – O Comitê foi citado pelo físico Luiz Davidovich, em entrevista sobre o impacto de atitudes anticientíficas e cortes no orçamento do país

Estados do Nordeste entram na Justiça para reaver valores de compra de respiradores (02.06)

Governador explica plano de reabertura de atividades em reunião com deputados estaduais (08.06)

Governador apresenta a prefeitos os parâmetros para flexibilização das atividades (10.06) – Além de informações sobre a retomada das atividades, Wellington apresentou dados da transmissão da Covid-19, projeção de casos e de óbitos e ocupação de leitos.

Em carta ao Presidente, governadores do Nordeste repudiam estímulo à invasão de hospitais (13.06) – Na carta, os governadores também levantam suspeita sobre a lisura das operações da Polícia Federal, que tem atingido governos estaduais em meio à pandemia.

Governador mostra a prefeitos necessidade de busca ativa de infectados pelo coronavírus (16.06) – Wellington pediu que o prefeitos invistam na testagem da população e garantiu o aumento no número de testes para os municípios.

Governadores solicitam à União obtenção emergencial de medicamentos (27.06)

Secretários de Educação do Nordeste discutem volta às aulas presenciais (30.06) – A troca de informações tem como objetivo fortalecer o planejamento de acordo com as características e especificidades de cada rede.

Governador discute alternativas para amenizar recessão em 2020 (02.07) – Wellington Dias vai acelerar investimentos para melhorar a economia, que deve encolher até 9,6% por conta da pandemia

Governo lançará projeto para ajudar 25 mil piauienses que não receberam auxílio emergencial (03.07) – Ideia foi discutida hoje em videoconferência. Inicialmente, Governo doará cesta básica e kits de higiene

Estado e municípios cobram apoio do governo federal no enfrentamento à pandemia (14.07) – Os maiores desafios é a escassez de medicamentos e a dificuldade na contratação de profissionais.

2021

Dias participa de ato do Pacto pela Vida e destaca necessidade de medidas restritivas e sociais (15.03) – O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (15), do Ato Pacto pela Vida e pelo Brasil.

Ações administrativas de secretarias e demais órgãos

Secretaria orienta contribuintes a procurarem o “Fale com a Sefaz”(15.03)

Agespisa flexibiliza atividades para maiores de 60 anos (16.03)

Corpo de Bombeiros suspende atividades administrativas por 15 dias (16.03)

Seduc orienta servidores da educação sobre o Covid-19 (17.03) – O decreto orienta, entre outras recomendações, a reorganização do calendário letivo e antecipação do período das férias para garantir os 200 dias letivos na rede pública estadual de ensino.

SeadPrev publica portarias orientando medidas preventivas (17.03)

Médica esclarece dúvidas de feirantes sobre o coronavírus na Nova Ceasa (17.03)

Maternidade Evangelina Rosa se prepara para possíveis casos de Covid-19 e adota medidas de prevenção (18.03)

Iaspi adota medidas de prevenção ao coronavírus (18.03) – Portaria decreta redução de senhas de atendimento, suspensão de exames e cirurgias eletivas e trabalho em regime de rodízio.

DPE atenderá a população somente por telefone até o dia 31, como prevenção ao Novo Coronavírus (18.03)

Centro Integrado de Atenção ao Servidor terá atendimento especial nas próximas semanas  (18.03)

Seduc publica portaria com medidas contra a Covid-19 (18.03)

Concessionárias de PPP no Piauí reforçam combate ao novo Coronavírus (18.03)

Coordenadoria de Comunicação funcionará apenas com expediente interno (18.03)

Ceir suspende atendimento por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (18) (18.03)

Piauí Conectado aumenta capacidade de Wi-Fi gratuito para população acompanhar informações sobre o Coronavírus (18.03)

Farmácia do Povo adota medidas para agilizar atendimentos (19.03)

Detran recomenda serviços on-line para evitar aglomeração de pessoas (19.03)

Idepi publica portaria com medidas contra a Covid-19 (19.03)

Agespisa recomenda uso de serviços on-line durante pandemia do coronavírus (19.03)

Suparc suspende atendimentos e licitações para evitar aglomeração (20.03)

Iaspi e Sindhospi suspendem atendimentos eletivos (20.03) – A tendência é liberar e disponibilizar mais leitos de UTIs, leitos de enfermarias e apartamentos para a população.

Uespi adota trabalho remoto e suspende do calendário acadêmico até o dia 30 de abril (20.03)

SeadPrev suspende funcionamento dos Espaços da Cidadania durante as próximas semanas (20.03)

Detran-PI suspende os atendimentos presenciais do órgão (20.03)

Semar adota home office para servidores (20.03)

Servidores podem utilizar ferramenta para compartilhamento de arquivos (23.03)

Atendente virtual da Sefaz tira dúvidas de contribuintes durante isolamento (23.03)

Seid suspende temporariamente serviços presenciais (23.03)

Teletrabalho garante continuidade dos serviços da Jucepi (23.03)

Piauí Conectado e ATI disponibilizam plataforma para servidores realizarem reuniões on-line (23.03)

Servidores da SeadPrev em home office contam com suporte de profissionais de TI (23.03)

Iaspi disponibiliza telefones para atendimento e orienta sobre a Covid-19 (23.03)

Uespi indica serviços on-line durante a suspensão de atividades presenciais (24.03)

ADH suspende atendimento presencial até o dia 3 de abril (24.03)

Defensoria atende público por telefone e aplicativos (25.03)

Seduc desenvolve ações sobre saúde física e mental na quarentena (23.03) – Os profissionais da Comissão estão em contato frequente com as Equipes Multiprofissionais, compostas por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e advogados

CGE disponibiliza número de WhatsApp para comunicação com a Ouvidoria do Estado (25.03) – O canal facilita o acesso uma vez que pode ser feito de qualquer lugar onde tenha internet.

Cievs atua em intervenções de saúde pública e presta informações à população sobre a Covid-19 (27.03) – O Cievs funciona 24h, sendo 12 horas em regime presencial e 12 horas em regime de plantão.

Secult lança edital do Festival “Sossega o Facho em Casa” e premia artistas piauienses (27.03)

Professores de Robótica produzem máscara para ajudar no combate à Covid-19 (27.03) – A máscara está sendo confeccionada em impressora 3D.

Uespi oferece atendimento psicológico on-line à sociedade (30.03) -Os interessados deverão entrar em contato por telefone e gerar um formulário para triagem.

Guia orienta professores a produzirem videoaulas (30.03) – O guia faz parte do conjunto de estratégias de aulas na Mediação Tecnológica orientando um reforço no ensino.

Seduc libera recursos para manutenção de escolas estaduais (1º.04) – A medida assegura as condições mínimas de funcionamento durante a vigência do decreto sobre a Covid-19.

Pessoas em situação de rua são abrigadas em escola (1º.04)  – Um total de 36 pessoas foram acolhidas na escola e devem ficar por pelo menos 60 dias.

Projeto de doação de livros distribui exemplares nas casas dos piauienses (02.04)

Águas de Teresina faz a desinfecção preventiva no Terminal Rodoviário de Teresina (02.04) – Mais de 30 mil litros de solução com água e hipoclorito de sódio foram utilizados para limpar e desinfectar ruas próximas a áreas públicas de grande movimentação em Teresina.

Artesãs de Ipiranga produzem máscaras e toucas para combate ao Coronavírus (02.04)

Polícia Militar deflagra Operação Barreira Sanitária em todo o Estado (03.04)

Estudantes de Engenharia Elétrica da Uespi realizam projetos de combate à Covid-19 (03.04) – O grupo está desenvolvendo a versão Beta de máscaras EPI para profissionais de saúde e também trabalhando em um projeto de respiradores para doação

Justiça atende Defensoria, manda religar e proíbe corte de energia de consumidores (05.04)

Defensoria Pública orienta sobre casos de violência doméstica durante a pandemia da Covid-19 (05.04)

 

Defensoria orienta para negociação das dívidas de alimentos durante pandemia (08.04)

Patrulhamento contra coronavírus ganha reforço de 342 militares (08.04)

Secretário de Turismo discute soluções para o setor e reforça campanha de operadoras (08.04) – A campanha traz o tema “Não cancele, adie” relacionada aos pacotes de viagens.

PM recebe viaturas para reforço nas ações de combate à Covid-19 (09.04) – Veículos foram cedidas pela Seadprev e por outras secretarias estaduais.

Projeto Arte na Praça produz máscaras para doação (09.04) – As produção das 1.500 máscaras personalizadas serão destinadas a instituições em Teresina e Rio de Janeiro.

Pré-Enem Seduc terá revisões no formato Live a partir do dia 19 de abril (09.04) – Para acompanhar as aulas, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibiliza todo o conteúdo de forma digitalizada.

Alunos da rede estadual terão aulas remotas a partir desta segunda (13) (13.04) – As escolas trabalharão até o dia 30 desta forma e os estudantes serão avaliados com nota e frequência.

Teletrabalho garante funcionamento do Estado mesmo com isolamento social (14.04)

Banco de Alimentos da Nova Ceasa distribui 500 kits de alimentos e higiene (14.04) – O trabalho do projeto Parceria e Solidariedade atenderá, durante três meses, famílias carentes de Teresina.

Seduc divulga informações sobre como receber o Auxílio Merenda Escolar (14.04) – O pagamento será feito por meio do aplicativo Carteira bB que pode ser usado em qualquer smartphone.

Live solidária com cantora Joanna arrecada alimentos, máscaras e doações de sangue (15.04) – Artista se apresentou pelo Projeto Seis e Meia em 2019.

Caminhões do Qualifica Piauí são adaptados para confecção de máscaras (16.04) – Cerca de 500 mil máscaras de TNT serão confeccionadas por mês, além de 80 máscaras de acetato por dia.

Seid orienta pessoas com deficiência que esperam pela concessão do BPC (16.04) – A secretaria orienta sobre os direitos e benefícios disponíveis para esse segmento da população.

Professores e alunos da Uespi oferecem atividades lúdicas para crianças durante quarentena (16.04) – Ação é promovida por meio da Brinquedoteca do Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior.

ADH irá distribuir alimentos e álcool em gel a famílias de mutuários (16.04) – Serão distribuídas cestas básicas aos mutuários dos conjuntos habitacionais da ADH.

Seduc realiza 1ª revisão Pré-Enem Live neste domingo (19) (16.04)

Escola estadual tem bons resultados com aulas não presenciais em Altos (17.04) – Os 300 alunos do Ensino Médio regular, na modalidade integral, já vinham utilizando tecnologias.

Emater auxilia pequenos agricultores a obter auxílio emergencial (17.04)

Polícia Civil disponibiliza rede social e tira dúvidas sobre a Delegacia Eletrônica (17.04)

SAF apresenta Programa Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 (19.04) – As propostas foram discutidas com representantes da Agricultura Familiar e enviadas às devidas instâncias.

Governo entrega cestas básicas a comunidades tradicionais do estado (20.04) – As ações emergenciais são realizadas pela Sasc e SAF e atendem famílias indígenas e quilombolas.

Secult distribui quatro toneladas de alimentos a artistas (20.04) – A entrega é feita em parceria com o Conselho Estadual de Cultura.

Alunos da U. E. Nossa Senhora da Paz adaptam-se a aulas remotas (20.04) – A escola iniciou a divulgação para a comunidade escolar explicando a situação totalmente nova para alunos atendidos.

SAF entrega de cestas básicas para comunidades tradicionais (22.04) – No total serão distribuídas mil cestas para os municípios

Sejus reforça alimentação e entrega produtos de higiene aos reeducandos (22.04) – Os internos recebem biscoito, suco, café, sabonete, água sanitária e outros produtos.

Polícia Militar registra mais de 9 mil ocorrências em período de quarentena (25.04) – As ações na capital e interior do estado no período de 35 dias compreendem barreiras sanitárias, fiscalizações e abordagens.

Visitas virtuais aproximam detentos e familiares no período de isolamento social (27.04) – A ferramenta já é uma realidade e estará disponível em todas as unidades penais do estado.

SAF entrega cestas básicas a comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas no interior (27.04)

Governo avalia aquisição de respirador de baixo custo produzido no Piauí (28.04)

Defensoria Pública permanece em atendimento remoto até dia 15 de maio (28.04)

Sasc abriga venezuelanos no Centro de Treinamento do Emater (28.04)

Nova Ceasa intensifica fiscalização quanto ao uso de máscaras (29.04) – Medida atende recomendação da Vigilância Sanitária de Teresina.

Escolas técnicas rurais implantam aulas não presenciais (29.04) – Além da modalidade de alternância, o estudante pode escolher entre outras três modalidades de oferta.

DPE faz campanha para confecção de máscaras destinadas às unidades prisionais (29.04)

Emater segue plano estratégico e presta assistência durante pandemia (30.04) – O instituto reforçou as recomendações de isolamento, especialmente aos agricultores familiares e servidores.

Sejus aumenta a produção de máscaras de proteção na Penitenciária Feminina (30.04) – As reeducandas já confeccionam cerca de 240 máscaras por dia

Merenda em Casa garante segurança alimentar a alunos em aulas remotas (30.04) – Aproximadamente 51 mil responsáveis e 60 mil estudantes estão cadastrados

Uespi prorroga trabalho remoto e suspensão de calendário acadêmico (30.04)

Justiça mantém contrato do hospital de campanha do Verdão (01.05) – Justiça recusou pedido do MP para suspender o contrato com a empresa que está construindo unidade de saúde para tratar pacientes da Covid-19

Seduc lança aplicativo para ampliar acesso a aulas remotas (02.05) – O aplicativo permite aos estudantes acessar conteúdos ao ano de ensino no qual o está matriculado

Entidades voltadas para pessoas com deficiência vão receber cestas básicas e máscaras (03.05) – A entrega vai acontecer nesta segunda (04), na sede da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid)

CGE e Seplan orientam órgãos para uso do crédito extraordinário para combate à Covid-19 (04.05) – A Seplan e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) publicaram a Portaria conjunta N.º 001/2020 com as informações necessárias para a correta aplicação dos recursos públicos.

Cerest de Parnaíba orienta trabalhadores em supermercados (06.05)

Seduc entrega kits higiênicos para jovens da Casa de Ester (06.05)

Semar prorroga licenças e outorgas que vencem no período da quarentena (07.05) – A prorrogação vai em conformidade com a determinação nacional da ANA e ocorre em todos os estados do país.

Estrutura protege e evita aglomeração de pessoas nas agências da Caixa (07.05) – Piauí Conectado disponibilizou 50 tendas e 500 metros de grades para organizar o fluxo de pessoas

Em Paulistana, professora adapta linguagem de internet para alcançar alunos (07.05) – Professora adotou a linguagem das redes sociais para ampliar as possibilidades de ensino.

Cojuv oferece serviço de atendimento psicológico a jovens via WhatsApp (07.05) – Para solicitar o serviço, é necessário estar na faixa etária de 15 a 29 anos.

Cerest de Picos reforça ações contra a Covid-19 em Acauã e Paulistana (08.05) – A ação foi provocada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Escola estadual amplia informação sobre Covid-19 a alunos da EJA (08.05) – Ação faz parte do perojeto “Somos Parte De Tudo” Ação Novo Coronavírus: Perspectivas voltados a alunos da EJA.

Penitenciária de Campo Maior inicia atendimentos médicos por videoconferência (08.05)

Egressos do curso de Computação da Uespi criam aplicativo para consumidores e lojistas em Parnaíba (08.05)

Residentes da Uespi realizam treinamento nos hospitais de campanha de Teresina (08.05) – Os residentes estão há cerca de dois meses realizando os treinamentos e já capacitaram cerca de 400 profissionais da rede hospitalar municipal.

Defensoria garante atendimento a pessoas em situação de rua durante pandemia (11.05) – Trabalho é desenvolvido pela Diretoria de Primeiro Atendimento da instituição.

Equipe é treinada para auxiliar nas filas da Caixa Econômica (11.05) – A equipe recebeu kit com equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientações sobre o trabalho nas agências

Piauí Conectado disponibiliza internet gratuita em frente a agências da Caixa a partir desta quarta (13) (12.05) – Rede de Wi-Fi será disponibilizada nas quatro principais agências da Caixa em Teresina.

Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência tem validade prorrogada (12.05) – As carteiras vencidas a partir de março de 2020 passam a valer até 31 de julho deste ano.

Idepi se prepara para retomada de obras após a pandemia (12.05) – Leonardo Sobral destaca a importância dos investimentos em saúde pública e ressalta que, tão logo passe a pandemia, o Estado poderá retomar seu crescimento econômico.

Seadprev inicia sanitização do Centro Administrativo do Estado (13.05) – Medida é mais uma ação de enfrentamento ao novo coronavírus.

Educação do Piauí vive nova realidade com aulas remotas (13.05) – As escolas tiveram total autonomia para planejar como implementar essas novas estratégias de ensino.

Professores da Uespi promovem seminário sobre serviço público pós-pandemia (13.05) – Os interessados em participar do debate sobre como fica o serviço público no mundo pós-pandemia de Covid-19, devem acessar o Webinar, através da plataforma Google Meet.

Equipe da Piauí Conectado atende população em agências da Caixa (13.05) – Além de receber informações sobre o auxílio emergencial, o público também tem acesso à internet gratuita.

Baseados em estudos no Piauí, pesquisadores da Uespi lançam manifesto a favor do Isolamento Social (14.05) – O manisfesto foi feito com base em pesquisas acadêmicas sobre o Coronavírus no Piauí, afim de fazer recomendações para o combate à disseminação do vírus para os órgãos competentes e alertar a população em geral.

Comunidades terapêuticas adotam medidas de prevenção à Covid-19 (14.05) – Até o momento não foi registrado nenhum caso de contaminação pelo novo coronavírus nas unidades do Piauí.

DPE realiza visitas virtuais às Unidades Prisionais (14.05) – Atendimento prosseguirá sendo realizado, beneficiando outras unidades prisionais

Entidades discutem impacto da pandemia nas políticas de juventude (14.05) – Entre os temas abordados no debate, estavam a realização das conferências de juventude.

Sejus intensifica atenção à saúde prisional na Cadeia Pública de Altos (15.05) – Foram feitas as limpezas na caixa d’água e tubulação da unidade e oferecido atendimento com médico nefrologista.

Polícia Militar reforça ações para garantir cumprimento de novas medidas (15.05) – As novas medidas restritivas e de isolamento social fazem parte do decreto nº 18.978.

Secretarias realizaram mais de 1.500 reuniões em plataforma da Piauí Conectado (16.05) – Ao todo, são 161 salas, onde acontecem em média 43 reuniões virtuais por dia.

Projeto Parceria e Solidariedade distribui 600 kits para famílias carentes (16.05) – É o segundo mês que a ação acontece e 42 comunidades serão contempladas com os kits.

Secretaria da Agricultura Familiar discute Auxilio Emergencial e Crédito Rural (16.05) – O encontro realizado pela SAF reuniu representantes de 16 polos Sindicais, diretores e assessores da Fetag.

Escola da EJA de Angical doa máscaras a alunos (18.05) – A equipe de gestão entregou 150 máscaras para os estudantes, além dos cadernos de atividades.

Liceu Parnaibano realiza 1º Torneio Virtual de Matemática (18.05) – O objetivo é estimular o estudo da Matemática, influenciar na melhoria do ensino e detectar jovens talentos.

Sasc distribui cestas básicas e máscaras para abrigos de idosos em Teresina (18.05) – Secretaria realiza entrega conforme solicitação das instituições.

Piauí Conectado oferta cursos gratuitos na área de tecnologia (19.05) – Ação faz parte do projeto social da empresa em levar alfabetização tecnológica e inclusão digital à população.

Museu do Piauí disponibiliza jornal e documentário de forma gratuita e digital (20.05)

Núcleo do Idoso da Defensoria realiza atendimentos por telefone (21.05) – Instituição orienta aos idosos que permaneçam em casa evitando o risco de contágio pela Covid-19.

Defensoria continua com atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar (21.05)

Internet gratuita melhora vendas de permissionários da Nova Ceasa (21.05) – A Piauí Conectado implantou um ponto de acesso no entreposto para facilitar o acesso de comerciantes e clientes.

Uespi cria comitê para enfrentamento da crise ocasionada pela Covid-19 (21.05) – Objetivo do grupo é minimizar os impactos da pandemia nas atividades da instituição.

Seduc realiza atendimento virtual para demandas administrativas (25.05) – Estão sendo atendidas tanto as demandas do público externo como interno.

Seduc traça estratégia para cuidado socioemocional de alunos (25.05) – Esse cuidado já era uma pauta prioritária da Seduc antes da pandemia.

Polícia Militar registra mais de 2 mil ocorrências no fim de semana (26.05) – As ações têm sido intensificadas nos fins de semana em que decretos deixam mais rígido o isolamento.

Site ajuda a desvendar e combater notícias falsas (26.05)

Polícia Militar promove testagem em massa do efetivo para Covid-19 (28.05)

Governo transmite apresentação de quadrilhas juninas por meio de live (02.06) – A primeira apresentação será da quadrilha Luar do São João nesta quinta-feira (4), às 18h.

Uespi divulga edital com bolsas de Auxílio Moradia Emergencial para todos os campi (02.06)

Jucepi registra crescimento na abertura de empresas em maio (04.06) – O tempo médio para abertura de empresas que ficou em 1 dia e 18 horas.

Seduc envia recursos para escolas imprimirem material de alunos (04.06) –  São R$ 1.490.886,00 a mais para a inclusão de alunos no regime emergencial de aulas remotas.

Seduc lança projeto em prol da saúde física e mental (05.06) – As ações serão inseridas na programação das aulas remotas transmitidas pelo Canal Educação.

Restaurante Popular do Dirceu será reaberto na segunda-feira (8) (05.06) – Restaurante tem capacidade de atendimento de 400 pessoas por dia

Seduc lança Projeto Estudar Pode Ser Leve (08.06) – O objetivo é contribuir com a saúde física e mental de estudantes, familiares, professores, gestores e demais profissionais da rede.

Rede estadual de ensino já conta com 100% das escolas com aulas remotas (11.06) – A Seduc disponibiliza plataformas virtuais, em um modelo de ensino a distância, e entrega material pedagógico impresso para alunos que não têm acesso à internet.

Defensoria Pública prorroga atendimento remoto até 5 de julho (12.06)

Estudantes auxiliam professores para ampliar aulas remotas no interior do estado (12.06) – Escola elaborou estratégias para alunos seguindo o cronograma de seis aulas diárias e envio de atividades impressas.

Núcleo de Altas Habilidades cria concursos com temas sobre pandemia (12.06) – Os concursos terão como público-alvo alunos das escolas públicas estaduais do 6º ao 9°ano do Ensino Fundamental.

Jovens de outros estados e países estudam com o Pré-Enem Seduc (15.06) – Estudantes de toda parte participam do Pré-Enem Seduc Live como forma de adquirir conhecimento

Comunidades indígenas do Piauí recebem doação de cestas (15.06) – Cestas básicas serão entregues nos dias 16 e 17 nas cidades de Piripiri e Lagoa do São Francisco

Entrega de cestas básicas em comunidades indígenas

Agespisa aplica teste para Covid-19 em servidores da sede da empresa (17.06) – A decisão atende aos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina

Inscrições para curso Educação Empreendedora encerram dia 18 (17.06) – O público-alvo serão os professores vinculados às escolas de tempo integral e as escolas de educação técnica profissional em Teresina.

DPE e MP-PI realizam monitoramento de abrigos de idosos no período de pandemia (17.06)

Seduc adapta ensino para alunos com necessidades especiais (17.06) – A Seduc montou um plano estratégico para atender esse público.

Defensoria realiza primeira mediação por videoconferência e obtém resultado positivo (18.06)

Comunidades indígenas de Piripiri e Lagoa do São Francisco recebem cestas (19.06)

CGE realiza primeira oitiva por videoconferência em processo disciplinar (19.06)

Polícia Militar fiscaliza cumprimento de decreto no fim de semana em todo o Piauí (20.06)

Pesquisadores da Uespi alertam sociedade sobre a interiorização da pandemia (23.06) – Estudos mostram crescimento da incidência da Covid-19 em municípios da Planície Litorânea.

Observatório da Uespi e Cepro analisam impactos da pandemia no Piauí (24.06) – No encontro foi apresentado o Pacto pela Retomada Organizada (Pro Piauí).

Ceir entrega mais de mil equipamentos de reabilitação durante pandemia (24.06) – Foram entregues itens que já solicitados e estavam na fila de espera.

Agespisa conclui testagem para Covid-19 nos servidores de Teresina (24.06) – Foram feitos cerca de 250 testes, o que corresponde a quase metade dos funcionários da capital.

Secretarias do Estado recebem mais de 100 mil máscaras doadas por iniciativas da ONU (24.06) – A Sesapi recebeu a maior parte das doações e vai utilizar os equipamentos no Programa Busca Ativa.

Iaspi agiliza implantação de sistema para teleconsultas (25.06) – O instituto está implantando uma plataforma digital, que é o recurso tecnológico necessário para garantir o atendimento seguro ao paciente e ao profissional.

Rodoviária de Teresina adota medidas para evitar contágio por Covid-19 (25.06) – São atitudes que prezam tanto pela saúde dos viajantes como das pessoas que trabalham no local.

Escolas da EJA garantem entrega de atividades impressas a alunos (25.06)

SeadPrev adota novo horário para atendimento presencial (29.06) – O acesso ao prédio da secretaria passa a ser das 8 às 12 horas, de segunda a quinta-feira.

Filho homenageia funcionários do Hospital de Campanha em alta da mãe (29.06) –  Francisco Cleiton levou um bolo com a representação da equipe multidisciplinar para comemorar a alta da mãe junto aos colaboradores

Ceja Maria Mercedes realiza gincana on-line entre alunos nesta terça (30) (29.06) – A gincana finaliza o projeto “Coronavírus”, que visou evidenciar as consequências da pandemia do Novo Coronavírus.

Apitoxina produzida com apoio do Governo do Estado será utilizada em pesquisa contra coronavírus (29.06)

Serviço de Psicologia da Uespi já atendeu a mais de 160 pessoas on-line (29.06)

Alunos e professores de Educação Física da Uespi produzem conteúdo digital com exercícios (29.06)

Escola de educação de jovens e adultos inova com gincana on-line (1º.07) – A atividade é o resultado do projeto “Coronavírus”, que visa evidenciar as consequências da pandemia por meio da informação.

Ações do Educar Piauí já começam na próxima semana (02.07) – Um mega pacote estrutural vai beneficiar melhoria na estrutura das escolas estaduais

Semar divulga procedimentos de atividades remotas e presenciais (06.07)

PGE divulga ações durante a pandemia e a publicação de informativo (06.07)

Educação: 86% dos estudantes da rede estadual têm acesso às aulas remotas (07.07) – Um total de 195.790 alunos tiveram acesso aos conteúdos por meio de aulas on-line ou atividades impressas.

Em teletrabalho, Defensoria Pública atende assistidos de todo o Piauí (07.07)

 

SeadPrev lança cartilha com informações de prevenção voltadas a servidores (08.07) – A cartilha será distribuída exclusivamente em formato digital, pois uma das metas é reduzir a circulação de papel.

Educação do Piauí prepara protocolos para retorno das aulas presenciais (09.07) – A previsão é para o dia 22 de setembro o reinício das atividades escolares nas redes públicas e privada.

Projeto Música Eficiente garante continuidade de atividades com aulas virtuais (09.07) – A Piauí Conectado disponibilizou ao projeto uma estrutura tecnológica para que as aulas sejam realizadas com qualidade.

Defensoria Pública elabora e discute plano de retomada das atividades presenciais (14.07)

Seadprev realiza segunda etapa da sanitização do Centro Administrativo (16.07)

Projeto com estudantes da Uespi oferece aulas gratuitas preparatórias para o Enem (16.07)

Seduc e MP se reúnem para discutir retorno das aulas presenciais e Educar Piauí (21.07)

Suparc e Piauí Conectado doam 2.500 máscaras a entregadores em Teresina (28.07) – A entrega das máscaras acontece nas tendas montadas na agência da Caixa na Avenida Presidente Kennedy das 9h30 às 13h.

Iaspi orienta sobre como ter acesso à teleconsulta (30.07) – Segurado tem passo a passo simplificado

Seduc prepara equipes para retomada das aulas remotas (30.07)

Núcleo de Turismo da Uespi realiza pesquisa sobre perdas econômicas na pandemia (30.07) – Ao todo, mais de 120 pessoas participaram do relatório.

Nova Ceasa reforça sanitização de áreas do mercado (31.07)

Defensoria atende todos os internos do CEM por videoconferência (03.08) – A meta é prosseguir com as videoconferências também junto às internas do CEF e no Ceip.

Retorno das aulas é discutido por gestores da educação e TCE (03.08) -No seminário, os secretários apresentaram como estão se preparando para a retomada do ensino presencial.

Agespisa retoma de forma gradual atividades presenciais a partir de segunda (10) (04.03) – O plano de retomada obedece a todas as regras sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado do Piauí e pelos municípios.

Defensoria Pública altera retomada gradual dos atendimentos presenciais para o dia 24 de agosto (04.08)

Polícia Militar participa de barreiras sanitárias em municípios de divisa (04.08) – PM tem atuado em parceria com Vigilância Sanitária no combate à Covid-19

Rede estadual retoma aulas remotas com mudanças nesta quarta (5) (05.08) – As aulas, que são exclusivamente on-line por meio do YouTube do Canal Educação, obedecem às recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

Espaços da Cidadania atenderão por agendamento em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano (08.08) – Medida visa eliminar filas e reduzir o tempo de espera nos locais.