O município de São Raimundo Nonato, no Território Serra da Capivara, recebeu mais de R$ 4,3 milhões em investimentos do Governo do Estado na área da Educação. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram as obras de reforma e ampliação da sede da 13ª Gerência Regional da Educação (GRE) e do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moderna.

Rafael Fonteles destacou o foco da gestão no crescimento dos índices educacionais do Piauí. “A educação é o passaporte para o futuro. Não existe, historicamente, um lugar, um estado ou país que tenha se desenvolvido socialmente e economicamente sem antes passar por uma revolução educacional. É por isso que temos investido fortemente na educação, de norte a sul do estado, com duas grandes metas: a primeira é trabalhar a modalidade de Tempo Integral com o Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico, principalmente focando em áreas promissoras, como Energias Renováveis, Turismo, Tecnologia e Inovação. A segunda é fazer o Piauí chegar ao primeiro lugar da educação de nível médio no Brasil por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou o governador.

Apenas na sede da 13ª GRE, que possui 13 municípios jurisdicionais e acompanha de perto o trabalho de 24 escolas, foram investidos aproximadamente R$ 600 mil. Com as intervenções, a gerência agora conta com 25 espaços, como dormitórios, banheiros, cozinha, depósitos, área de serviço, refeitório, recepção, salas para equipe multiprofissional, coordenação de gestão e inspeção, dentre outras. Já o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moderna foi totalmente climatizado, recebendo reforma na quadra poliesportiva, banheiros, refeitório, recuperação de telhado, pintura de todos os espaços renovados, reforma dos banheiros e refeitório, além de novos computadores e outros equipamentos.

Em sua fala, o secretário da Educação, Washington Bandeira, evidenciou a importância do modelo pedagógico que universaliza a modalidade de Tempo Integral nas escolas da Rede Estadual de Ensino. “Estamos investindo na infraestrutura das escolas para que a gente possa fazer essa transformação da educação de tempo parcial para integral, com oferta do Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Só este ano, foram entregues as reformas do Ceti Edith Nobre Castro e da Unidade Escolar José Leandro Deusdará. Hoje, temos a inauguração da sede da 13ª GRE e da estrutura do Ceti Moderna. Com esses investimentos, pretendemos levar o Piauí a um patamar de qualidade no segmento educacional e atingir o primeiro lugar no Ideb”, pontuou o gestor.

A diretora do Ceti Moderna, Paulicéia Ribeiro, destacou que a Unidade Escolar já é uma referência na região e deve alcançar mais resultados satisfatórios com as melhorias. “A climatização era um anseio muito grande da nossa comunidade, ainda mais sendo uma escola que atua na modalidade de Tempo Integral e por estar localizada numa região semiárida. Passar o dia todo na escola requer esse cuidado com a infraestrutura da unidade para oferecer mais conforto aos estudantes. Agradecemos ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Washington Bandeira pelos benefícios”, disse a diretora.

Mais investimentos

Ainda em São Raimundo Nonato, o secretário da Educação visitou a obra de reforma, ampliação e modernização da Unidade Escolar Maria de Castro Ribeiro. O investimento é de R$ 3,4 milhões e inclui seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, sala de mediação tecnológica, sala de atendimento educacional especializado, sala de jogos, armários, salas de descanso, refeitório completo com cozinha, auditório, estacionamento, bicicletário, bloco administrativo e quadra poliesportiva coberta. A inauguração está prevista para novembro de 2023.