O secretário da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Zé Santana, acompanhado de sua equipe técnica, esteve, nesta terça-feira (28), no Centro de Treinamento do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), visitando o local que vai abrigar famílias venezuelanas refugiadas que chegaram ao Piauí. No total, 60 pessoas que se encontravam no Centro Social do bairro Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, serão acomodados no novo espaço.

O espaço é amplo, passou por adequações e deve receber as famílias nesta quarta-feira (29). No Centro de Treinamento do Emater, os venezuelanos poderão evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus. O Centro foi cedido por meio de uma parceria assinada entre o secretário da Sasc, Zé Santana, e o presidente do Emater, Francisco Guedes, e será gerido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

“A Sasc já havia cedido o CSU do Piratinga e CSU do Buenos Aires para acomodar esta população. Agora, estamos ampliando esses espaços em parceria com o Emater e conseguimos fazer com que cerca de 60 venezuelanos possam estar abrigados aqui, num ambiente bem mais apropriado e que podem, inclusive, desempenhar algumas atividades, se assim o quiserem”, diz o secretário Zé Santana.

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, ressalta que a secretaria, preocupada com o andamento da pandemia, está tomando esta e outras medidas para prevenir a disseminação do coronavírus entre os venezuelanos. “Nos quartos, foram feitas adequações como a colocação de armadores e reorganização da parte de lavanderia. Essa articulação foi feita para que cada família tenha um espaço melhor e mais adequado, visto que no CSU Buenos Aires eles estavam em um número maior do que era previsto”, explica ela.

Visitaram as instalações do Centro de Treinamento do Emater, além do secretário Zé Santana, o diretor Administrativo Financeiro as Sasc, Benedito Filho; o assessor técnico da Sasc, Helder Santana; a superintendente de Direitos Humanos, Janaína Mapurunga; a gerente de Média complexidade da Diretoria de Proteção Social Especial, Izabela Meneses; a gerente de Educação em Direitos Humanos da Sasc, Irayldes Marques, e os representantes da Fundação Cajuína, Sueli Medeiros e Ronan de Sousa.