Foi realizada, na manhã desta terça-feira (31), no Auditório Santa Dulce dos Pobres, na Sede da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), a solenidade de apresentação da Diretoria para Políticas Públicas de Promoção da Cidadania LGBTQIA+. O evento foi realizado pela SASC, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, e encerra a programação da Semana Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Na oportunidade, também foi apresentada a coordenadora de Prevenção e Enfrentamento a LGBIQA+Fobia, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Leona Osternes.

A secretária da SASC, Regina Sousa, deu boas-vindas a todos e ressaltou as conquistas da população LGBTQIA+. “Demos alguns passos, poderiam ser maiores, mas como dizia o poeta, ‘caminho se faz ao caminhar’. Parabenizo a toda a equipe, que é valente e aguerrida”, diz a secretária, que também afirmou que “as mulheres, população LGBTQIA+ e os negros são os que mais sofrem com a violência e a principal prevenção é a educação, por isso é fundamental tentarmos criar uma geração para não-violência”.

A superintendente de Direitos Humanos, Sônia Terra, apresentou os membros da Diretoria para Políticas Públicas de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ e ressaltou a importância da solenidade. “Para nós, esse é, sobretudo, um momento simbólico, pois representatividade importa e importa muito. Aqui trazemos à tona a visibilidade daqueles que, no decorrer da história, muitas vezes não adentraram espaços e não tiveram acesso a políticas públicas”, diz.

A diretora para Políticas Públicas de Promoção da Cidadania LGBTQIA+, Joseane Borges, lembrou a luta da população LGBTQIA+ por direitos e espaço. “Historicamente, o Piauí saiu na frente na legitimação dos direitos do público LGBTQIA+, fomos um dos primeiros estados a reconhecer o nome social e hoje ressaltamos a conquista de espaço institucional, que vem depois de muita luta, institucionalizada em 2004, mas que é ainda mais antiga. Estamos aqui para fazer todo dia o Piauí livre de toda discriminação e preconceito”, afirma.

Chico Lucas, secretário Estadual de Segurança Pública, falou sobre a recém-criada Diretoria de Defesa Social e afirmou que a pasta vai atuar na parte de articulação social da Secretaria de Segurança Pública. “A Diretoria de Defesa Social vai criar a Gerência de Articulação dos Grupos Vulneráveis. Lá nós vamos ter cinco coordenações trabalhando com os grupos vulneráveis, são eles: mulher, criança e adolescente, pessoas com deficiência, idoso e LGBTQIA+. Esta última coordenação fica sob o comando da nossa amiga Leona, que vai ser responsável pela implantação do protocolo de atendimento às vítimas de violência e intolerância e fazer esse trabalho na articulação dos movimentos sociais e forças de segurança, tanto na implantação do protocolo, como na capacitação dos policiais civis e militares”, explica.

Estiveram presentes no evento também os deputados estaduais Francisco Limma, Vinicius Nascimento e Fábio Novo; as secretárias de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes; da Mulher, Zenaide Lustosa; a vereadora Euzuila Calisto; os defensores públicos Igor Sampaio e Patrícia Monte, além de representantes de órgãos da sociedade civil.

A Semana Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais contou com eventos para debater a visibilidade trans e o enfrentamento à violência contra essa parcela da população, visando a promoção e defesa da cidadania da população de travestis e transexuais no estado do Piauí.

Fonte: Ascom Sasc