A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Diretos Humanos, continua as atividades de doação dos sabonetes recebidos da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Na semana passada, a entrega dos itens ocorreu no município de Campo Largo do Piauí, nas comunidades quilombolas Vila Carolina, Vila São Francisco, Vila São João e Vila São Bernardo.

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaina Mapurunga, explica que as doações fazem parte do programa das Nações Unidas para o combate ao novo coronavírus e têm beneficiado comunidades de terreiros, comunidades quilombolas e comunidades indígenas no estado do Piauí.

O gerente de Enfrentamento à Intolerância Religiosa e Apoio às Comunidades Tradicionais da Sasc, Flávio Monteiro, destaca a importância do programa. “Neste momento de crise da saúde, por conta dessa pandemia da Covid-19, onde também a situação financeira da população foi afetada bruscamente, proporcionar às comunidades a condição do simples ato de higienização física com as orientações que passamos, contribui muito para o não avanço da doença”, diz Monteiro.

A gerente de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Trabalho Escravo do Piauí, Assunção Aguiar, complementa que mais que a entrega dos itens de higiene, as equipes também reforçam as orientações de combate ao coronavírus. “Vivemos em um momento muito difícil em todas as comunidades tradicionais, ribeirinhas e de terreiro. A ideia é que possamos passar entregando às famílias o sabonete, mas o que fica não é só o sabonete, é a oportunidade que nós temos de falar sobre os cuidados, como cuidar de nós e como cuidar da nossa família. Nós estamos em plena pandemia e precisamos fazer com que a gente possa passar por este momento e continuar vivos. A mensagem que a gente deixa nas comunidades é a importância de usar as máscaras, de lavar as mãos, mas também compreender que o melhor remédio para pandemia é o autocuidado”, diz aguiar.

As equipes da Sasc já realizaram entregas na região norte do estado e o próximo passo será a entrega dos sabonetes na região sul. Além de Campo Largo do Piauí, também receberam os itens comunidades da região de Esperantina e Piripiri, como Sussuarana, Vaqueijador e Marinheiro.