Visando garantir os direitos dos empresários que atuam no Polo Industrial de Picos, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em ação conjunta com o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), irá regularizar os lotes de terra que já estão sendo utilizados. A notícia foi divulgada em reunião com os gestores dos dois órgãos e o empresariado local na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Picos.

A medida irá garantir que os empresários poderão continuar investindo nas terras sem perder seus direitos e continuar trazendo melhorias para todo o estado através das indústrias existentes na região. A iniciativa será realizada após toda a documentação necessária ser entregue para a prefeitura da cidade e em seguida para o Interpi. Os beneficiários dessa primeira fase serão os empresários que já fazem uso das terras.

De acordo com o secretário Igor Neri, a novidade trará benefícios para o desenvolvimento industrial da região. “Com essa ação, ajudamos os empresários na busca de novos investimentos e financiamentos. Era uma burocracia que vínhamos há muito tempo tentando sanar e agora com essa parceria com o Interpi, já conseguimos estipular um prazo de 30 dias para voltar ao município e entregar os títulos de terra. É mais um passo que damos para o desenvolvimento de Picos e macrorregião, gerando emprego e renda” explicou.

A expectativa dos empresários para a regularização é grande. É o caso de Fassano Correia, da Obrassol, que já está instalado há três anos no Polo Industrial. “A notícia que recebemos foi excelente! Com essa documentação nesse período dificultoso que estamos passando, com certeza estariam instaladas mais empresas e com certeza o fluxo de mercadoria teria aumentado. Estamos otimistas e vamos nos mobilizar e torcer para que nossa região cresça” contou.

A segunda etapa do planejamento para a cidade será resolver a burocracia em torno de quem deseja instalar seus galpões no espaço. A SDE deve conversar em breve com os empresários interessados e solucionar a questão junto ao Governo do Estado.

Além disso, a SDE fará a pavimentação asfáltica do Polo. O projeto foi autorizado após solicitação do deputado estadual Nerinho. O processo já terá início no mês de agosto.