Equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE) se reuniu, nesta quinta-feira (11), com entidades locais para tratar do desenvolvimento de um plano de ações para alavancar a formação de mulheres em situação de vulnerabilidade e fomentar o empreendedorismo feminino no Piauí. A ideia é que seja criado um projeto a ser executado durante todo o mês de março.

Durante a reunião, foram discutidos os principais problemas que as empreendedoras encontram, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19. As ações do plano serão debatidas por todos os parceiros e serão definidas até a próxima semana.

Para o superintendente de Desenvolvimento Econômico da SDE, Landerson Carvalho, é importante que haja esse estreitamento da relação entre as entidades para que o projeto chegue a quem precisa. “Sabemos que estamos passando por uma crise, muitas pessoas que contavam com o auxílio emergencial agora estão passando por dificuldades e precisamos nos atentar para esses casos”, reforçou o gestor.

De acordo com a diretora de Articulação Interinstitucional e Ações Temáticas da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), Lidiane César, o foco é formar as mulheres de forma a permitir que elas ocupem espaços ainda pouco ocupados. “A função do empreendedorismo não é trazer as mulheres para seus locais costumeiros de trabalho, mas é formação econômica e financeira. Essas mulheres precisam saber distinguir os conhecimentos para que possam empreender e chegar em um patamar de justiça social, que é o que buscamos”, afirmou Lidiane.

Participaram do encontro representantes do Sebrae, da Associação Júnior Achievement do Piauí, da Associação de Jovens Empresários, da Associação Mulheres de Negócios e Move Piauí.