A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) está tomando uma série de medidas de enfrentamento ao coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (23), estará suspenso o atendimento nos Espaços da Cidadania, Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (CIACs) e Salas da Cidadania em Teresina e no interior do estado. Também estão suspensas as reservas na Colônia de Férias do Servidor e as viagens a serviço da secretaria.

O horário de funcionamento do Centro Integrado de Atendimento ao Servidor (Ciaspi) sofrerá alteração, passando a ser de 7h30 a 13h30. Serão atendidos os serviços já agendados previamente e os agendamentos futuros deverão ser feitos pelo telefone (86) 3216-3772.

O secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, explica que a suspensão de alguns serviços e a redução da carga horária de outros têm como objetivo proteger os servidores estaduais e a sociedade em geral. “O Estado está trabalhando em força-tarefa para conter a expansão do coronavírus no Piauí. Precisamos fazer adequações para assegurar a prestação dos serviços à população, mas tendo o cuidado de tomar as medidas de prevenção”, reforça o gestor.

De acordo com Merlong, os servidores da Secretaria de Administração e Previdência trabalharão em sistema de revezamento e teletrabalho. “Estamos fazendo todo o esforço para garantir que aquilo que é essencial não seja paralisado, o que traria enormes prejuízos para a sociedade e para o servidor público, que precisa de serviços como pensão alimentícia, perícia médica, etc.”, enfatiza o secretário.

Trabalho remoto

Tendo que trabalhar de casa, os servidores estaduais poderão utilizar o Piauí Box, um software de compartilhamento de dados com funcionalidade semelhante ao Dropbox e ao OneDrive. O Piauí Box permite a troca de informações entre funcionários e secretarias através do armazenamento de arquivos no datacenter do Estado, com total segurança e confiabilidade na tramitação de dados.

“Além do Piauí Box, podemos fazer uso de teleconferência para reuniões e algumas tomadas de decisão. É a tecnologia aliada ao compromisso do servidor em manter suas atividades laborais mesmo estando recluso”, pontua Merlong Solano.