A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) inicia, a partir desta segunda-feira (30), um novo modelo de testagem para a Covid-19 em servidores estaduais. Trata-se do programa Busca Ativa Servidor, que tem como objetivo rastrear casos da doença em servidores assintomáticos que estejam em trabalho presencial, reduzindo assim os riscos de contaminação nos órgãos estaduais.

Diferente do programa de testagem realizado no posto médico da SeadPrev, o Busca Ativa Servidor vai levar os testes a todos os órgãos estaduais, evitando o deslocamento dos servidores até o Centro Administrativo.“Desde o mês de maio, a testagem é realizada no posto médico da SeadPrev. Agora estamos expandindo o programa. O Busca Ativa Servidor vai possibilitar o diagnóstico precoce da Covid-19, permitindo o acompanhamento e tratamento imediato. Serão cerca de 600 testes realizados semanalmente”, destacou o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva.

O Busca Ativa Servidor será executado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que  vai fornecer os equipamentos de proteção individual  para as equipes que vão atuar na aplicação dos testes e prestar assistência médica aos servidores positivados. “O programa Busca Ativa foi idealizado pelo governador Wellington Dias e vem sendo copiado por outros estados, porque é uma ferramenta importante no enfrentamento ao novo coronavírus. Agora, a SeadPrev avança mais um passo no cuidado com o bem-estar e a saúde do servidor, trazendo o Busca Ativa para o âmbito da administração estadual por meio do Busca Ativa Servidor.  A Sesapi  é parceira desse importante projeto, vamos fornecer os equipamentos de proteção individual, treinar o pessoal que vai aplicar os testes e dar as orientações a respeito do tratamento médico aos servidores positivados”, assegurou o secretário da Saúde, Florentino Veras.

Como vai funcionar

A SeadPrev vai entrar em contato com cada órgão para agendar o dia em que será feita a testagem e a quantidade de testes que devem ser aplicados. No dia e horário combinados, a equipe de profissionais da saúde vinculados ao Centro Integrado de Atendimento ao Servidor do Piauí (Ciaspi) e à Sesapi, responsáveis pela aplicação dos testes, vai até a repartição e faz a busca ativa. Servidores positivados serão afastados automaticamente e orientados a buscar atendimento médico por meio da rede credenciada para efetivação do tratamento especifico para Covid-19. Os servidores também poderão contar com atendimento psicológico, caso seja necessário.