A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a assessora especial do governo, Nayara Costa, participaram do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres realizado em São Luís, no Maranhão. A palestra de abertura foi realizada pela ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves.  Durante dois dias, foram discutidas agendas coletivas para o fortalecimento da defesa, da valorização e do protagonismo feminino.

O evento reuniu representantes municipais que atuam diretamente com políticas para as mulheres e é um desdobramento do Fórum Nacional realizado pelo Ministério das Mulheres em Brasília no início de abril, quando reuniu 250 representantes de todos os estados brasileiros. O encontro marcou a retomada do diálogo com estados e municípios no âmbito das políticas públicas para as mulheres.

Participaram também da abertura oficial, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, natural do Estado do Maranhão; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; a primeira-dama, Larissa Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale e a titular da Secretaria de Estado da Mulher, Abigail Cunha.

Na ocasião, o Governo do Maranhão anunciou uma série de políticas e ações para o enfrentamento à violência e a garantia dos direitos das mulheres. Foi assinado o decreto que institui o programa Viva Mulher Maranhense, lançado o III Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e anunciada a implantação de mais 17 unidades da Casa da Mulher maranhense.Também foram assinados três termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e outros órgãos estaduais.

A ministra Cida Gonçalves adiantou, que lançará o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, em uma ação conjunta dos ministérios das Mulheres e da Justiça e Segurança Pública, e o Governo Federal. O lançamento deve ocorrer em julho deste ano.