A Secretaria das Mulheres do Piauí- Sempi em parceria com a Secretaria de Educação- Seduc realizaram nos dias 14 e 15 de abril, no Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva,  em Teresina, o Projeto “Ei Mermã, Vamos Nas Escolas”, com 50 profissionais entre professores e equipe multidisciplinar. O programa capacitará também os profissionais das 21 gerências regionais de educação do Piauí.

O projeto “Ei Mermã, Vamos Nas Escolas” foi executado pela equipe da Secretaria das Mulheres do Piauí, e visa promover de maneira interativa e em linguagem simples, o questionamento das normas sociais geradoras das desigualdades entre homens e mulheres e das violências que resultam dessas desigualdades. A abordagem foi participativa e lúdica, com os professores permitindo desenvolver reflexões e mudanças de comportamentos.

A secretária das mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou que o “Vamos nas Escolas” é um projeto voltado para o enfretamento da violência contra as meninas e mulheres, através de discussões sobre as relações de poder, masculinidade tóxica e racismo. “Temos esse projeto piloto que vai criar essa cultura de paz nas escolas para que tenhamos relações mais harmoniosas com respeito e igualdade. Teremos ainda três momentos com outras dimensões da ferramenta do Banco Mundial e permitirá uma análise voltada para as escolas”, frisou Zenaide.

Segundo a diretora Institucional e Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista, além do projeto piloto com todos os profissionais da escola, serão executados mais dois momentos para aprofundar a ferramenta. “A intenção é formar profissionais aptos a perceberem situações de violência no ambiente escolar, desconstruindo essa cultura”, destacou Ianara.

Para o professor Jailson Jaime, a iniciativa é positiva, pois além de discutir assuntos de grande relevância, cria ações para prevenir a violência contra a mulher desde a escola, assumindo o compromisso de multiplicadores dessa ferramenta.

A diretora da Escola Didácio Silva, Maria do Desterro, destacou que a escola recebeu a proposta de formação ao enfrentamento à violência contra as mulheres através de dinâmicas lúdicas e participativas que provocam reflexões de transformação para o ambiente escolar. A ferramenta trabalha também a integração com os pais e a sociedade através de discussão de assuntos, que levam a prevenção de qualquer tipo de violência. A Escola Didácio Silva conta hoje com quase 700 alunos e 54 profissionais da educação.