Secretária Sádia Castro – foto: Moura Alves/Ascom semar

A proteção ambiental da Cachoeira do Urubu-Rei, em Pedro II, foi pauta de reunião entre a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro; a promotora Ednólia Evangelista de Almeida, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí; o promotor da cidade de Pedro II, Avelar Amorim, e o secretário de Administração de Pedro II, José Marques Neto.

A Cachoeira do Urubu-Rei em Pedro II faz parte de uma grande área de preservação ambiental, chamada de APA da Ibiapaba. Nesse sentido, o Ministério Público de Pedro II e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos entendem que seja necessário a criação de uma área de proteção mais específica e com um rigor protetivo maior, recomendando assim, a criação de uma unidade de conservação em nível municipal.

A cachoeira fica especificamente na localidade Arara, distante 16 km da área urbana do município. São aproximadamente 76 metros de queda d’água que fazem dela a maior cachoeira do Piauí, além da sua beleza cênica singular.