A secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, reuniu-se, nesta quarta-feira (3), com técnicos da diretoria de Recursos Hídricos e com o setor de transporte da Semar para alinhar a operação de monitoramento do nível das águas nos rios e barragens no estado, até que finde o período chuvoso corrente.

O rio Marathoan, em Barras, e o rio Parnaíba, na cidade de Luzilândia, apresentaram, nesta quarta (3), níveis acima da cota de alerta. O rio Longá, em Esperantina, também apresentou nível acima da cota de alerta, mas, devido ao menor volume precipitado nas últimas 24h, o rio já iniciou a diminuição no nível. Técnicos da Semar devem visitar a barragem de Piracuruca e os rios de Esperantina, Barras e Luzilândia nesta quinta-feira (4).


“Após essa vistoria serão dados os próximos encaminhamentos em relação à evolução das condições do rio, bem com o planejamento de ações de salvaguarda das populações ribeirinhas”, pontua Sádia Castro. A secretária afirma ainda que espera-se um impacto moderado para a população. “Estamos trabalhando em parceria com a Defesa Civil, CPRM e Dnocs. Trabalharemos as ações de proteção e defesa civil recomendadas e, também, caso necessário, deixaremos de sobreaviso as equipes municipais”, finaliza a gestora.