Foto: Moura Alves

A gestora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos, Sádia Castro, acompanhou, na manhã desta quinta-feira (14), a vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas, em visita ao parque estadual Zoobotânico. Na oportunidade, a gestora estadual mostrou à parlamentar a rotina de manutenção dos animais e o andamento das mudanças propostas para a revitalização do parque.

foto: Moura Alves

O veterinário, Alexandre Clark, explicou à vereadora como são feitos os procedimentos de alimentação e o protocolo utilizado em caso de adoecimento dos animais.  “Diariamente, os animais são alimentados conforme a dieta estabelecida para cada espécie. Se algum animal adoecer, há um pronto-atendimento porque eles são observados rotineiramente. Se aparecer um caso grave, que é mais difícil de acontecer, a gente se utiliza da parceria com professores da Universidade Federal do Piauí para o atendimento”, detalha.

A vereadora elogiou o cuidado destinado aos animais do Zoobotânico. “Eu vi que a estrutura precisa melhorar, mas os animais estão bem cuidados, com alimentação adequada e atendimento veterinário. A instalação do batalhão da Polícia Militar aqui, também, trouxe mais segurança aos visitantes”, relatou Thanandra.

A secretária Sádia Castro afirmou que a presença da Polícia Militar ambiental já é realidade e que, inclusive, a obra de alojamento dos policiais está concluída.  “Concluímos a obra do alojamento dos policiais, do ambulatório dos animais e da sede da administração e de todos os banheiros do parque”, explica a gestora.

A previsão é que a revitalização do Zoobotânico seja concluída em março, mês em que está prevista a reabertura à comunidade. Conforme informa Sádia Castro, as obras estão bem adiantadas. “Estamos refazendo a ponte de madeira que fica na ilha dos macacos; reformando o recintos dos animais; reabrindo e sinalizando as trilhas; podando as árvores e vamos recapear as vias de acesso, para cumprir o cronograma e reabrir o parque a população em março”, relatou.

Foto: Moura Alves

Fonte: ASCOM SEMAR