Participando de forma ativa da Semana Presente, o secretário de Estado da Educação (Seduc-PI) iniciou a quinta-feira (09) visitando o Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Monsenhor Boson, localizado em Água Branca. Ele ouviu pais, estudantes, professores e gestores da escola e fez a entrega de 820 livros e 97 títulos para a biblioteca da escola.

O secretário assumiu  o compromisso de melhorar a infraestrutura da escola, que possui 393 estudantes matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral.

“Queremos começar com todo o entusiasmo, focando na estratégia de tornar a escola mais atrativa, de ter uma abordagem de ensino, uma abordagem pedagógica mais moderna, com base nas nossas metas e prioridades. Vamos fomentar até mesmo com premiações para gestores, professores e estudantes com equipamentos e recursos”, declara Washington Bandeira.

Marcela Neiva, gestora escolar do centro de tempo integral, classificou como importante ter o secretário presente nas atividades de chão da escola. “A presença do secretário Washington é importante pois ele pode conhecer a realidade do chão da escola e as principais dificuldades do cotidiano em relação à infraestrutura para que possamos cada vez mais avançar na educação”, disse.

A escola possui o Ideb de 4.0, um bom histórico de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio e neste ano letivo irá ampliar o trabalho focado no exame. “Temos trabalhado organizando formações de professores, propomos um foco para priorizar o suporte aos alunos no sábado e iremos seguir trabalhando para que este ano tenhamos mais aprovações no Enem”, completou.

A professora de língua portuguesa aproveitou a oportunidade do encontro. Ela destacou o ineditismo do secretário de parar e ouvir pais, professores e estudantes da escola.  “Estou há 23anos atuando na educação e vejo como importante este ato do chefe da execução vir até as escolas para ouvir pais e professores sobre as demandas e mostrar o trabalho feito na nossa escola. A realidade do chão da escola pública deve sempre ter este momento de disposição”, comentou.

Acompanhando a visita, a mãe do estudante Arthur, Roberta Nangela, possui um longo vínculo com a instituição ainda como estudante. “A comunidade é muito presente na escola e estamos agradecidos pela disponibilidade do secretário em vir até aqui ouvir o que temos a dizer. Foi importante conversar e reivindicar a ampliação da escola com refeitório, que é um lugar adequado para os nossos filhos terem sua alimentação, e a quadra, que é para eles terem o lazer. No mais, temos uma relação muito boa com a direção que nos permite estar bem presentes na escola”, destacou a mãe do estudante.

De Água Branca a equipe da Seduc partiu para o município de São Pedro do Piauí, onde visitou o CETI Manoel Soares e as obras na Unidade Escolar Landri Sales.