O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), está trabalhando no processo de instalação de uma estrutura temporária chamada de Hospital de Campanha. A estrutura será abrigada no Ginásio Dirceu Arcoverde (Verdão), em Teresina.

Esta semana foram realizadas diferentes ações no local e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esteve visitando o espaço com uma equipe de representantes da empresa responsável pela montagem e manutenção da estrutura física do hospital. Após a visita, os especialistas se reuniram na Sesapi para dar os encaminhamentos necessários para o início da montagem da estrutura.

O hospital adaptado receberá 103 leitos, para atender pacientes de baixa complexidade, infectados pelo novo Coronavírus. São 94 leitos clínicos e nove leitos de estabilização, que ajudarão a desafogar a rede hospitalar do Piauí. Para receber esse aparato o ginásio passou por um processo de desinfecção e higienização.

“Estamos trabalhando a limpeza e a desinfecção do local, essa etapa de higienização é fundamental para podermos instalar os equipamentos. E nos próximos dias será realizado os trabalhos de montagem da estrutura”, afirmou o secretário Florentino Neto.

De acordo com o Florentino, a unidade médica móvel é essencial no combate ao novo Coronavírus. “É uma pequena unidade médica móvel, que cuida temporariamente das vítimas no local antes que possam ser transportadas com segurança para instalações mais permanentes, como o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e o Hospital Getúlio Vargas, o que ajudará no controle dos pacientes e a prestar assistência de qualidade a todos”, afirma gestor.

O Governo do Piauí está trabalhando para que o hospital seja entregue até a primeira quinzena do mês de abril. “Nosso objetivo é ter mais locais de assistência, para aqueles que precisam de cuidados médicos, nesse momento de pandemia,” disse o secretário.