Representantes do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (NEEIQ/Seduc) estiveram nessa terça-feira (07) em São Raimundo Nonato, para articular a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Quilombola nas escolas da região. Atualmente, 119 quilombos compõem as comunidades do território quilombola Lagoas, que é o maior território quilombola da Caatinga e o terceiro maior do Brasil. No Piauí são mais de 250 comunidades quilombolas distribuídas em 46 municípios.

O técnico da NEEIQ/SUEB/Seduc, Dante Galvão, explica que o encontro se deu entre gestores estaduais e municipais de educação e representantes das comunidades. “Consideramos a consciência que as comunidades quilombolas têm de sua história e a necessidade de implantar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola com a participação de todos. Por isso estamos visitando as comunidades para uma implantação coletiva”, relata o técnico.

Os técnicos da Seduc e do Governo do Piauí estão visitando diversas comunidades quilombolas pelo Estado, também com vistas na implementação da Política Estadual de Educação Escolar Indígena e Quilombola no âmbito da educação básica do Piauí, como revela Tatiana Gonçalves de Oliveira, coordenadora do NEEIQ.

“É um grande desafio a implementação dessa política pública, mas acreditamos que com a criação do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Igualdade Racial possamos avançar na garantia dos direitos dos povos indígenas e quilombolas a uma educação específica, como prevê as diretrizes federais para essas modalidades de ensino”, complementa Tatiana Gonçalves.