Com o intuito de analisar os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), da avaliação de fluência e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), a Secretaria da Educação (Seduc-PI) realizou um evento de forma híbrida que reuniu as equipes do PPAIC, gerentes regionais de Educação e dirigentes municipais de Educação nesta terça-feira (11), no Diferencial Eventos, em Teresina. A transmissão ao vivo ficou responsável pelo Canal Educação através do YouTube.

De acordo com a assessora do Regime de Colaboração da Seduc, Gabriela Oliveira, o evento possibilita avaliar o processo de ensino e aprendizagem e elencar mudanças necessárias em suas práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos estudantes. “O evento tem como objetivo conscientizar a Rede sobre a situação da alfabetização no Estado do Piauí. É com esse monitoramento da educação pública ofertada que temos os subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser aperfeiçoadas”, explica.

Cleverson Moreira, coordenador Estadual do PPAIC, defende que a cultura de avaliação de resultados seja ainda mais incorporada pelas equipes pedagógicas. “Receber as equipes regionais é uma satisfação. Trocar ideias, sentir a energia do trabalho na educação em várias regiões do Piauí é fundamental no processo educacional. É fundamental que essa cultura de avaliação seja compreendida, uma vez que, avaliar os resultados permite que possamos aprender mais e proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes”, comenta.

A análise dos resultados das avaliações SAEPI, avaliação de fluência e avaliação PPAIC possibilitam a criação de um painel da educação da rede estadual e municipais do Piauí, ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas para a área. O evento contou ainda com a presença do Palestrante José Anderson de Araújo, analista de resultados de aprendizagem do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) da Associação Bem Comum.