A Comissão Estadual de Enfrentamento às Situações de Violência Escolar, criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de minimizar situações relacionadas ao bullying e à violência, entre outros aspectos emocionais do estudante, está realizando uma campanha junto às Equipes Multiprofissionais para, via Home Office, promover o cuidado à comunidade escolar. A Comissão, nesse momento de isolamento social provocado pela Covid-19, quer estimular os atores escolares a manter a saúde física e mental.

Com o lema “Home Office – Vamos nos cuidar virtualmente”, os profissionais da Comissão estão em contato frequente com as Equipes Multiprofissionais, compostas por psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e advogados que estão em formação nas Gerências Regionais de Educação (GREs), e trabalham neste momento por meio de ações como escuta qualificada, orientações educacionais direcionadas aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, virtualmente.

A psicóloga da Comissão, Carolina Martins, destaca que a ação pode se desdobrar em diversas estratégias de assistência virtual, por meio de ligações, envio de informativos acerca do cuidado da saúde física e mental, dentre outras informações, sendo essencial à superação desse momento de prevenção ao Corona vírus.

“Nesse período de isolamento social, nosso trabalho não para. São muitas as situações de vulnerabilidades entre alunos, suas famílias e professores e esse período pode ser ainda mais complicado. Então, estamos em contato com as equipes para que estejam mais presentes na vida da comunidade escolar mobilizando ações de cuidado a saúde física, mental e bem estar nesse período crítico”, observa a psicóloga.

Outra ferramenta para o momento é o aplicativo “Juntos Numa Boa”, um canal atento aos casos de violência nas escolas. O objetivo do mesmo é registrar e acompanhar os alunos, de forma que seja possível trabalhar políticas de prevenção e combate aos problemas escolares, inclusive o que ora o mundo vive.

“O trabalho da Comissão Estadual de Enfrentamento às Situações de Violência Escolar segue normalmente pelo Home Office. Estamos atendendo às demandas na medida do possível e recebendo relatórios. Caso a comunidade escolar precise tratar de algum assunto, basta entrar em contato pelo e-mail ou Whatsapp dos profissionais”, finaliza Carolina Martins.

Orientações:

• Ligue e mande mensagem. Mostre que você pode ajudar, mesmo à distância.

• Converse com os gerentes e gestores escolares sobre o cuidado à comunidade escolar; elabore estratégias de assistência à distância.

• Compartilhe textos e materiais informativos, que ajudem a promover a saúde física e mental, e bem-estar para a comunidade escolar – cuidado com as fake news!

E-mail: climaescolar.seduc@gmail.com