Devido ao retorno das atividades pedagógicas nas escolas da rede pública estadual de ensino do Piauí no ano letivo de 2020, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) creditou repasse financeiro para todas as escolas da rede estadual destinado à execução de desinfecção do ambiente escolar.

O repasse financeiro visa garantir a higienização das escolas da rede estadual, estabelecendo condições sanitárias adequadas no combate a pandemia de Covid-19 e assegura às escolas a aquisição de insumos necessários para o acolhimento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio (Regular, Integrado e VII etapa da EJA), conforme a Portaria Seduc-PI/GSE Nº 776/2020.

O técnico da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), Elzano Pimentel, informou que as escolas recebem orientações quanto à execução do repasse financeiro destinado à desinfecção dos ambientes. “Este recurso é uma ação própria da Secretaria destinada exclusivamente para a compra de materiais por todas as escolas da rede e o próximo repasse já estará vinculado ao Pactue. Os recursos são destinados às escolas segundo critério por dependências do espaço físico e estas recebem orientações para a execução com especificações de produtos a serem adquiridos conforme nota técnica da vigilância sanitária”, disse.

Os valores do repasse financeiro seguiram o critério referente ao número de dependências das escolas, variando entre quatro e 20 espaços físicos, recebendo R$ 221 e até acima de 46 dependências, com valores de R$ 355, contemplando ao final as 657 unidades da rede.

As orientações para desinfecção dos ambientes e superfícies preveem a aquisição de materiais como: Detergente neutro, desinfetante, água sanitária, álcool etílico, álcool em gel, sabão em barra, limpa vidros, sabonete líquido, pano multiuso e sacos plásticos.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, o protocolo de retorno das atividades será realizado com ações estratégicas e a volta dos alunos ao chão da escola é uma opcional. “A rede estadual continuará o ensino híbrido, envolvendo o uso sincronizado de atividades pedagógicas realizadas de forma presencial e não presencial. Os estudantes e suas respectivas famílias que não se sentirem seguros para o retorno às aulas presenciais, poderão continuar exclusivamente em regime de aulas não presenciais”, explicou o gestor.

No retorno das atividades pedagógicas presenciais às unidades escolares será organizado o acolhimento socioemocional dos estudantes e professores e uma avaliação diagnóstica que contemple as especificidades de cada componente curricular.