O secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (13) com uma comissão formada por professores lotados no Centro de Línguas, nos Centros Educacionais ligados à secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e da Justiça (Sejus) e docentes afastados para mestrado e doutorado para comunicar as providências tomadas pelo Governo do Estado para que eles recebem o complemento do abono do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Os professores que prestam serviços educacionais a essas entidades também receberão o abono, após aprovação do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Piauí. O secretário afirma que a Seduc, a Secretaria de Fazenda e a Procuradoria Geral do Estado construíram em conjunto a logística de pagamento do abono Fundeb para os professores que ainda não receberam o beneficio. O pagamento será efetuado após a aprovação do projeto de lei enviado pelo governador Rafael Fonteles para a Assembleia Legislativa.

“O governador Rafael Fonteles já enviou mensagem à Assembleia Legislativa sobre o projeto de lei que estabelece o Piso Salarial do Magistério. Um professor com carga horária de 40 horas vai ganhar, no mínimo, R$ 4.420,55. Na mesma mensagem, fica estendido o pagamento do abono Fundeb aos profissionais do magistério, que estejam nessa função, trabalhando na Sasc, Sejus, Centro de Línguas e afastados para mestrado e doutorado, que ainda não receberam. Tudo isso em alinhamento com a Lei do Fundeb e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, revela Washington Bandeira.

Lelia Ibiapino, representante dos servidores afastados para mestrado e doutorado, ressaltou a iniciativa do secretário em receber os professores. “Pela primeira vez fomos convidados pelo secretário para uma reunião que vai tratar de uma reivindicação nossa. Gostei muito dessa iniciativa”, disse.

Na última sexta-feira (10), o Governo do Estado do Piauí fez o pagamento do complemento do abono do Fundeb aos profissionais da Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino. Foram contemplados 24 mil profissionais da educação, com mais de R$ 35 milhões investidos na valorização do magistério.