Os estudantes da rede estadual de ensino já dispõem de novos exemplares de livros da literatura nacional e piauiense para auxiliar na pesquisa dos trabalhos escolares ou para descobrir o mundo da leitura. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação das Escolas de Tempo Integral, iniciou a entrega de 77 mil exemplares para compor as bibliotecas das escolas que oferecem essa modalidade de ensino em todo o estado.

A renovação de acervos das bibliotecas faz parte da política de Estado que consiste ainda no investimento na estrutura física e aquisição de móveis novos para oferecer um espaço adequado e de fácil acesso a todos os estudantes das instituições.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o fortalecimento desses espaços resulta no incentivo à leitura no cotidiano da escola e no aumento da frequência às bibliotecas. “Como fonte extra de acesso à informação na escola, a modernização da biblioteca visa fortalecer a cultura da leitura. Ter um ambiente com o acervo de livros renovados nas escolas da rede pública é essencial para enriquecer o conhecimento dos estudantes. A partir da formação do hábito de leitura, com a frequência deles nas bibliotecas, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou o gestor.

Uma das escolas que teve o seu acervo de livros renovado foi o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, localizado no município de Altos, que passou por reforma e ampliação da infraestrutura. Modernizada, a nova biblioteca conta com espaço “acolhedor e propício para leitura”, define a diretora da escola Clemilda Almeida. “A entrega do novo acervo bibliográfico contribui para o projeto de leitura desenvolvido na escola e para que nossos alunos possam ler ainda mais. Temos livros atuais da literatura piauiense, brasileira e universal”, completa a gestora.

O Ceti Rama Boa desenvolve no espaço da biblioteca o projeto ‘Literatura Viva: Respirando Leituras’, idealizado pelos professores Ana Cristina e Gilbert. “O projeto veio para incentivar os alunos a lerem cada vez mais. Temos bibliotecários pela manhã e tarde que fazem toda a organização de empréstimo e incentivo à leitura. São eles que indicam as obras para os alunos, o que tem apresentado resultados mais significativos”, afirmou Clemilda Almeida.

Marcela Neiva, diretora do Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Boson, localizado em Água Branca, destaca a renovação da biblioteca com a entrega de 820 livros e 97 títulos para a escola. “Ficamos felizes com o novo acervo atualizado e entregue pelo secretário Washington Bandeira recentemente. A escola está organizando a biblioteca e já indicamos nos projetos desenvolvidos pelos professores o incentivo à leitura com o material de qualidade que temos a disposição”, pontua gestora.