A Secretaria de Educação do Piauí abriu as matrículas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial, ação do Projeto Seduc TEC que consiste na formação técnica de nível médio com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí, divididos em quatro eixos: turismo, tecnologia da informação, energias renováveis e agrotécnica. O início das aulas do curso está previsto para maio de 2023.

O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas está sendo disponibilizado inicialmente para alunos da 1ª série concomitante com Ensino Médio e terá formato híbrido, com carga horária de oito horas semanais por plataforma EaD (Educação à Distância) e duas horas presenciais. O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, professor Paulo Henrique Pinheiro, destaca que esse novo formato de curso faz parte da estratégia de implementação de um novo modelo de currículo pedagógico em toda a Rede Estadual de Educação.

Para divulgar o início das matrículas, o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Prof. Paulo Henrique Pinheiro, participou de três agendas nesta quarta-feira: uma no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narcizo da Rocha Filho, no município de Piripiri, a segunda no CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior, e a terceira na Unidade Escolar Mário Raulino e Cazuza Barbosa, em Altos.

Em Piripiri, o Superintendente Prof. Paulo Henrique aproveitou para verificar a reforma do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Cota Sampaio e visitou ainda o Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Hugo Napoleão, que oferta curso de agrotécnica em regime de alternância. Além de divulgar a expansão de cursos profissionais e técnicos, a visita oportunizou um encontro com gestores da 3ª Gerência Regional de Educação (GRE) para discutir as potencialidades da região para redesenho de oferta da Educação Profissional e Técnica (EPT).

“A ideia é que, com os materiais on-line e uma estrutura moderna e tecnológica, os estudantes finalizem o Ensino Médio mais preparados para o mundo do trabalho. A proposta é que os alunos tenham 10 horas a mais semanais de acréscimo na sua jornada de aulas, sendo duas horas presenciais e oito horas à distância, para que eles concluam o Ensino Médio com o certificado de técnicos de informática. Com isso, a Seduc dá um importante passo em direção ao cumprimento das metas do Programa de Governo do governador Rafael Fonteles, com o empenho do secretário Washington Bandeira na materialização dessa ação”, explica o superintendente.

O Projeto Seduc TEC é uma das três frentes do programa Acelera Seduc, ação do Governo do Estado para avançar a educação do Piauí, melhorando os índices educacionais.